Questões Militares Sobre segurança pública
Foram encontradas 217 questões
I. Construção de estabelecimentos penais especiais para mulheres II. Construção de estabelecimentos penais especiais para jovens entre 16 e 24 anos III. Construção de módulos de saúde, educação e informática em estabelecimentos penais. IV. Manutenção da Força Nacional de Segurança em quartéis da Polícia Militar V. Construção dos Centros de Reabilitação do Agressor – Lei Maria da Penha
Após analisar as assertivas acima, marque a alternativa correta:
I. Reforma do Código de Processo Penal II. Estruturação das Ouvidorias e Corregedorias de Polícia III. Campanha de desarmamento e controle de armas e munições IV. Desenvolvimento da política estadual de enfrentamento ao tráfico de pessoas V. Projeto controle de fronteiras da Polícia Rodoviária Federal
Dentre as assertivas acima acerca de ações estruturais voltadas ao enfrentamento à corrupção policial e ao crime organizado, algumas estão certas e outras erradas. Assim sendo, marque a alternativa correta:
I. Assertividade de informações e de dados. II. Infiltração de agentes. III. Eliminação de garantias processuais dos investigados. IV. Construção interdisciplinar de estratégias. V. Sigilo das investigações.
Estão corretos apenas os itens:.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta:
O texto acima refere-se a um dos 10 Princípios da Polícia Comunitária, a saber o:
“Uma pesquisa inédita sobre a expansão de organizações criminosas no Rio de janeiro revela que milícia e tráfico estão presentes em 96 dos 163 bairros da cidade. Nessas áreas subjugadas vivem cerca de 3,76 milhões de pessoas, do total de 6.747.815 habitantes — segundo estima o IBGE”.
Fonte: 19/10/2020 <https://g1.globo.com/rj/rio-dejaneiro/noticia/2020/10/19/rio-tem-37-milhoes-de-habitantes-em-areasdominadas-pelo-crime-organizado-milicia-controla-57percent-da-area-dacidade-diz-estudo.ghtml>
Considerando o texto acima, é possível inferir que um dos problemas da sociedade atual é o crime organizado e o seu domínio sobre a população. Um dos maiores desafios ao policiamento comunitário é justamente:
“- Parado! Polícia! - Coloque a mochila no chão! - Mãos na cabeça! - Vire-se para a parede! - Afaste as pernas e coloque as mãos na parede!”
O trecho exemplifica uma técnica bastante usual no policiamento ostensivo nas ruas de um bairro, chamada:
“O caráter impessoal e imparcial da ação Policial Militar revela a natureza eminentemente profissional da atuação, em qualquer ocorrência, e requer que seja revestida de urbanidade, energia serena, brevidade compatível e, sobretudo, isenção, tolerância e bom senso”.
O texto se refere a um dos requisitos básicos para o policiamento ostensivo, qual seja:
A partir da percepção de problemas comuns e da sensação de insegurança de moradores de uma área, relacionada a crimes como arrombamentos de casas e veículos, foram desenvolvidos programas de parceria entre a comunidade e a polícia. Várias experiências foram inspiradas no modelo “Neighbourhood Watch” (Vigilância de bairro), bastante difundido nos Estados Unidos. Programas similares adotam nomes como “Block Watch” (Vigilância de quarteirão); “Apartment Watch” (Vigilância de apartamento); “Home Watch” (Vigilância de casa) e “Community Watch” (Vigilância comunitária), variando apenas em algumas características. O que todos têm em comum é:
O trecho acima refere-se ao Princípio de Polícia Ostensiva da: