Questões Militares
Sobre assessoria e consultoria em serviço social em serviço social
Foram encontradas 8 questões
I. O assessor assistente social é aquele que intervém; a equipe que ele assessora deve acatar as suas proposições. II. Constitui competência do assistente social prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade. III. A recorrência ao tema assessoria/consultoria não é recente; surgindo já nas instituições assistenciais católicas, na fase do movimento de reação católica.
Está correto o que se afirma apenas em
Matos (2009) destaca o campo da assessoria e consultoria em Serviço Social como um reconhecimento da capacidade intelectiva do Assistente Social. O profissional possui conhecimentos a serem disponibilizados, em geral, sobre políticas sociais e na área de mobilização social.
A assessoria/consultoria, também, é uma importante possibilidade de
O que distingue a supervisão da assessoria/consultoria é:
Consultoria é mais pontual que assessoria.
PORQUE
A assessoria remete à idéia de assistir.
Sobre estas duas afirmativas é correto afirmar que
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre assessoria e consultoria no serviço social, de acordo com Bravo (2010).
( ) A assessoria é espaço contraditório passível de conflitos de interesses e também de consensos.
( ) O profissional tem autonomia ampla e garantida através do seu saber teórico-metodólogico e habilidades técnicas-operacionais.
( ) Em quase todos os trabalhos de assessoria, a ruptura ao tradicionalismo acontece através da pesquisa-ação.
( ) Assessoria compõem os três sentidos de mediação propostos por Freire (2003): pesquisa, educação e assessoria.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Analise as afirmativas abaixo.
Duas assistentes sociais de uma organização militar da Marinha identificaram, por meio da realização de uma pesquisa, uma alta incidência de militares que apresentavam problemas no trabalho, associados ao uso abusivo de álcool, razão pela qual decidiram implementar um projeto de intervenção do serviço social, voltado à prevenção em dependência química. Entretanto, as profissionais não possuem conhecimento suficiente sobre esse assunto e decidem contratar um assessor. Sendo assim, com base nas contribuições do estudo organizado por Bravo e Matos (2010), sobre o perfil do assessor na situação apresentada, é correto afirmar que:
I - pode ser um profissional de uma área distinta do serviço social, contudo deve ser alguém estudioso sobre a questão, permanentemente atualizado e com capacidade de apresentar claramente as suas proposições.
II - deve ser um profissional da área de serviço social, capaz de propor caminhos e estratégias à atuação das assistentes sociais sobre à questão, sem perder de vista a adaptação do projeto interventivo aos interesses da instituição.
III- deve buscar assumir uma postura de neutralidade na condução do seu trabalho, ainda que no decorrer da assessoria se expressem sua visão de profissão e de mundo.
IV - deve tratar a assessoria prestada às profissionais da Marinha como um espaço de interlocução e aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido pelo serviço social institucional, com vistas à garantia de direitos.
V - deve ser o responsável por verificar a amplitude do trabalho a ser desenvolvido e dar um diagnóstico a respeito deste, atestando sua real necessidade.
Assinale a opção correta.