Questões Militares Sobre códigos de ética de 1947-1975 e de 1986 em serviço social

Foram encontradas 11 questões

Q2090286 Serviço Social
O primeiro Código de Ética Profissional do Assistente Social elaborado/promulgado em 1947 é sucinto; foi influenciado pela visão europeia, impregnado de valores cristãos, sem mediação do Estado.
(Oliveira; Chaves, 2017. Pág. 148.)
O Código de Ética Profissional, na trajetória do Serviço Social brasileiro, sua primeira versão, em 1947, possui, EXCETO: 
Alternativas
Q802421 Serviço Social
Segundo Barroco (2010), a elaboração teórica da ética profissional do Serviço Social tradicional fica basicamente restrita aos Códigos de Ética. Com base nessa afirmação, assinale a opção que apresenta os pressupostos que fundamentaram os Códigos de Ética Profissional, no Brasil, de 1948 a 1975.
Alternativas
Q802406 Serviço Social
Em relação às concepções filosóficas, vigentes no Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1975, é correto afirmar que foram superadas com a reformulação do código de 1986, os valores
Alternativas
Q802402 Serviço Social
Segundo Barroco (2010), o Serviço Social vincula-se às demandas sócio-históricas que incidem sobre o enfrentamento das sequelas da "questão social", no contexto do capitalismo monopolista. Essa consideração permite visualizar tendências éticas históricas no Serviço Social, dentre elas o conservadorismo moral. Em relação ao processo de reprodução das relações sociais na origem da profissão, assinale a opção que apresenta uma das mediações ético-morais vinculada a esse processo.
Alternativas
Q802395 Serviço Social
Em relação à reelaboração do Código de Ética Profissional de 1986, segundo Barroco (2010), é correto afirmar que buscou
Alternativas
Q780440 Serviço Social

Nas décadas de 1980 e 1990, a questão ética se põe como tema emergente no debate profissional. Sobre este debate, analise as afirmativas a seguir.

I. O Código de Ética de 1993 não trata da dimensão prático-operativa da profissão, mas privilegia o eixo da defesa e a universalização dos direitos sociais de mecanismos democráticos de regulação social.

II. A formulação do Código de Ética de 1986 ocorre por uma exigência imanente à categoria, expressando os avanços teóricos deste período.

III. O Código de Ética de 1993 se opõe ao liberalismo, ao humanismo cristão tradicional e ao marxismo anti-humanista.

IV. A revisão do Código de Ética em 1993 parte da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social: os valores são determinações da prática social, resultantes da atividade criadora tipificada no processo de trabalho.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q737554 Serviço Social
Segundo Marilda Iamaraoto em seu artigo "O debate contemporâneo do Serviço Social e a ética profissional", contido na obra "Serviço Social e Ética: convite a uma nova práxis", de Dilséa Bonetti et al (2007), cabe afirmar que:
Alternativas
Q657811 Serviço Social

Leia o texto a seguir.

A filosofia, a ética e a política são arcabouços essenciais para a construção histórica do Serviço Social. Os fundamentos filosóficos são reproduzidos nos princípios éticos que regeram os códigos de ética profissional no Brasil ao longo do tempo.

Com base na obra de Barroco (2010), analise as afirmações abaixo. 

I - Os pressupostos neotomistas e positivistas fundamentaram o Código de Ética Profissional de 1948.

II - O Código de 1965 rompe com a visão tradicional, adota supostos liberais e altera a base filosófica do Serviço Social.

III- o Código de Ética de 1975, como produto histórico, já é expressão do movimento de intenção de ruptura, o qual se faz presente no Serviço Social brasileiro, desde os anos de 1970.

IV - O Código de Ética de 1986 foi a expressão formal da ruptura ética com o tradicionalismo do Serviço Social.

Assinale a opção correta. 

Alternativas
Q651620 Serviço Social
A ética profissional em Serviço Social é uma dimensão específica, determinada por condições sociohistóricas determinadas. Sobre ética profissional é correto afirmar que: I. A ética profissional se objetiva como ação moral, através da escolha no “foro íntimo” do profissional. II. Se objetiva como normatização de deveres e valores, estabelecido através de um Código de Ética. III. A ética profissional orientada por um código de ética, democraticamente consensuado, impede os processos alienadores, garantindo engajamento e mudança. IV. No Serviço Social, o Código de 1986, sofre influência clara de uma tendência neokantiana, sendo necessário reformulá-lo em 1993.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Alternativas
Q634847 Serviço Social

Acerca do Código de ética de 1986, segundo o pensamento de Barroco, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, coloque entre parênteses a letra “V ”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.

( ) As fragilidades do Código de Ética de 1986 são superadas com a construção do código de 1993, demonstrando o avanço teórico iniciado na década anterior.

( ) Na introdução do Código de 1986 contem importante pressuposto que aponta a necessidade de mudança, estabelecendo uma vinculação as lutas da classe trabalhadora.

( ) Aponta-se para a necessidade de rompimento com a visão acrítica, definindo a nova ética como resultado da inserção da categoria nas lutas da classe trabalhadora.

A opção que apresenta a sequência correta é:

Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q297436 Serviço Social
O Código de Ética Profissional, de 1986, no plano da reflexão e da normatização ética, foi uma expressão de conquistas e ganhos,através de dois procedimentos. Dentre as alternativas abaixo assinale aquela que representa os procedimentos adotados na construção deste Código.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: C
5: E
6: D
7: D
8: B
9: A
10: A
11: C