Questões Militares Sobre instrumentalidade do serviço social em serviço social

Foram encontradas 15 questões

Q2194692 Serviço Social
Sobre a dimensão investigativa da profissão do Serviço Social, pode-se afirmar que “A necessidade de atuarmos sobre a realidade é o que nos conduz ao conhecimento.” 
GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. (Org.). Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS/CEAD UnB, 2009, p.4.
Sobre a supracitada dimensão investigativa, marque a opção correta.

Alternativas
Q911977 Serviço Social

Analise as afirmativas abaixo, de acordo com as reflexões sobre teoria e prática apresentadas por Santos (2011).


I- A prática precede a teoria, o que significa que existe uma relativa autonomia entre teoria e prática e, nessa autonomia, a prática antecede a teoria porque é mais dinâmica.

II- A prática é constitutiva e constituinte das determinações do objeto, cria produtos que fazem parte do mundo real, sem confundir-se com a teoria, entretanto pode ser o espaço de sua elaboração.

Ill- A prática é caracterizada por ser uma ação direcionada a um objeto com a finalidade de transformá-lo em algo inicialmente previsto, mesmo que não se tenha consciência dessa finalidade.

IV- A passagem da teoria à prática é inerente à passagem da teleologia à causalidade posta, ocupando a teleologia um papel determinante.

V- A prática profissional é confundida com a práxis social, tendo em vista que esta contém aquela, e com a prática política por apresentar cunho político.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Q899714 Serviço Social
Segundo Guerra (1999), o trabalho, enquanto objetivação fundante do ser social contém em si
Alternativas
Q899713 Serviço Social
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo.
Guerra (1999) ressalta que ao adotar a categoria práxis na análise da instrumentalidade do Serviço Social, vê-se que a
( ) práxis tem na atividade seu traço vital. ( ) instrumentalidade coloca-se à práxis como conduto de passagem. ( ) práxis produz, porta e expressa, uma determinada racionalidade, já que o pensamento encontra-se substantiva e organicamente vocacionado para a ação. ( ) práxis se coloca como campo privilegiado no qual as articulações, os nexos, as contradições entre instrumentalidade e racionalidade, teorias e práticas que se movimentam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas
Q802404 Serviço Social

Analise as afirmativas abaixo.

Com base nas considerações de Iamamoto (2012) , o assistente social possui como instrumento básico de trabalho a linguagem. Logo, as suas atividades encontram-se intimamente associadas à sua formação:

I - teórico-metodológica.

II - sócio-política.

III- ético-política.

IV - técnico-profissional.

V - técnico-metodológica.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Q737543 Serviço Social
Conforme Yolanda Guerra (2007), pela sua natureza contraditória, a instrumentalidade do Serviço Social tanto
Alternativas
Q715254 Serviço Social

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas da frase.

A autora Yolanda Guerra, na obra A Instrumentalidade do Serviço Social, afirma que “a práxis se coloca como campo no qual as articulações, nexos e relações entre_________________ - objetiva e subjetiva – e ______________ se estabelecem”.

Alternativas
Q706949 Serviço Social
É no desenvolvimento das forças produtivas em sua relação com as lutas de classes e como esse processo rebate na modernização das instituições jurídico-políticas em que estão inseridos os assistentes sociais que se materializam tendências teórico-políticas que consubstanciam os projetos profissionais em disputa. É correto afirmar que esse processo no âmbito da racionalidade formal-abstrata exige
Alternativas
Q706947 Serviço Social
A atuação do serviço social se dá nas manifestações da questão social, no bojo das disputas empreendidas pelas classes sociais, em como se expressam na vida dos sujeitos sociais. Nesse processo, o profissional constrói um conjunto de respostas às requisições que lhes são dirigidas, legitimando um determinado projeto societário e de profissão. Nessa perspectiva, a instrumentalidade do serviço social refere-se à(ao)
Alternativas
Q706936 Serviço Social
O debate sobre a relação teoria e prática avançou consideravelmente na década de 1980, entretanto, ainda persiste em alguns segmentos da categoria profissional dos assistentes sociais o dilema de que “na prática a teoria é outra”. Neste sentido é correto afirmar, a partir da perspectiva histórico-crítica, que
Alternativas
Q695086 Serviço Social
Segundo Guerra - A instrumentalidade do Serviço Social (2010), os processos sociais possuem uma racionalidade objetiva, um núcleo fundante por meio do qual torna-se possível a razão aprender tanto sua legalidade tendencial quanto suas possibilidades internas. Assim, há uma causalidade posta na realidade que obedece ao movimento do universo material regido por um princípio caracterizado pela relação de continuidade e ruptura entre matéria e movimento, produzindo e reproduzindo a história. O princípio destacado pelas características supracitadas corresponde ao princípio do(a)
Alternativas
Q695085 Serviço Social
Segundo Guerra (2010) - “A instrumentalidade do Serviço Social”, ao submeter o processo de trabalho a um determinado objetivo, sem alterar tecnicamente a produção, o capitalista tem que se utilizar do recurso de prolongar a jornada de trabalho que é a forma pela qual a subsunção do trabalhador ao capital se expressa. Sendo assim, a denominação do objetivo invocado anteriormente corresponde a
Alternativas
Q657783 Serviço Social
A grande maioria das críticas dirigidas pela categoria profissional pós-reconceituação gira em torno de um único sentido: o de que este movimento caminhou na direção do aprofundamento teórico-metodológico em detrimento da prática profissional, o que redundou numa dicotomia entre teoria e prática. Sendo assim, segundo Guerra (2011), assinale a opção correta.
Alternativas
Q550757 Serviço Social
Segundo Yolanda Guerra, o pensamento que se recusa a aceitar a unidade teoria/prática é
Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q297456 Serviço Social
Estudos pautados na teoria social critica, na filosofia e na ética a partir da ontologia do ser social, estabelecem observações sobre a instrumentalidade profissional do Serviço Social. Sobre a instrumentalidade, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: B
5: B
6: B
7: A
8: B
9: B
10: B
11: D
12: A
13: D
14: B
15: D