Questões Militares Sobre matricialidade sociofamiliar em serviço social

Foram encontradas 28 questões

Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HFA
Q1207379 Serviço Social
Quanto às interpretações que têm alimentado o debate contemporâneo acerca da relação entre Estado e família, julgue o item subseqüente.

A tendência é olhar a família em uma perspectiva de perda de funções, de autonomia e da própria capacidade de ação, e o Estado cada vez mais regulador da vida privada.
Alternativas
Q1002750 Serviço Social
“O debate contemporâneo em torno da matricialidade sociofamiliar na política social reaviva a discussão sobre a família, que por muito tempo ficou relegado a segundo plano no campo do Serviço Social brasileiro” (MIOTO, R. apud DUARTE e ALENCAR, 2011, p. 3, adaptado). Desse modo, conforme a autora citada, no âmbito do Serviço Social demanda-se avançar na discussão sobre família, sobretudo, por sua importância especial no campo da política de assistência social porque:
Alternativas
Q1002705 Serviço Social

Ao realizar um estudo social para viabilizar a inclusão de uma família num determinado Programa de Geração de Renda, uma assistente social avaliou um grupo familiar conforme a seguinte situação:


- A família é composta pela mãe e dois filhos menores de idade, frutos do relacionamento que mantivera com seu ex-companheiro, pelo período de quatro anos;

- Após separar-se da mãe dos seus filhos, o ex-companheiro constituíra outra família, ficou desempregado por algum tempo e não prestava qualquer tipo de auxílio aos filhos menores;

- A mãe das crianças era a única responsável pelo sustento da casa e toda a renda familiar era proveniente do seu trabalho informal;

- Para conseguir trabalhar, a mãe deixava os filhos menores sob os cuidados de uma irmã, que morava no mesmo bairro que ela;

- Depois de algum tempo, a mãe mudou-se com os filhos para a casa de um irmão, em decorrência da dificuldade encontrada para arcar com os custos do aluguel do imóvel em que vivia com os filhos.


Em seu estudo sobre a moral dos pobres, Sarti (2009) aponta algumas características que fazem parte do quotidiano das famílias pobres. Com base na obra dessa autora e na situação do grupo familiar apresentado, assinale a opção que apresenta o conceito representativo desse grupo familiar.

Alternativas
Q994708 Serviço Social
Mioto (2013) ressalta que as ações socioeducativas com indivíduos, grupos e famílias no âmbito dos processos socioassistenciais ganham materialidade e legitimidade à medida que se inscrevem de forma articulada nos processos de trabalho compartilhados nas diferentes instituições, serviços ou programas. Para a autora, a proposição da orientação e do acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias como ações socioeducativas que se desenvolvem no âmbito dos processos socioassistenciais
Alternativas
Q994701 Serviço Social
A articulação dos temas família e Estado, para a proteção social no Brasil, segundo a legislação e os programas sociais vigentes, tem como diretriz das políticas sociais a matricialidade sócio-familiar e o reconhecimento do direito fundamental dos indivíduos à convivência familiar e comunitária. Segundo Campos e Mioto (2013), as famílias se diferenciam nos tipos: a família do provedor masculino, o “familismo” e a família no Estado do Bem-Estar Social de
Alternativas
Q994691 Serviço Social

Na PNAS (2004) e na NOB (2005), a Proteção Social Básica está referida a ações preventivas, que reforçam a convivência, a socialização, o acolhimento e a inserção, e possuem um caráter mais genérico e voltado prioritariamente para a família, visando desenvolver potencialidades, aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, destinando-se a populações em situação de vulnerabilidade social. Os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social (2011) ressalta que as competências específicas dos/as assistentes sociais, no âmbito da política de Assistência Social, abrangem diversas dimensões interventivas, complementares e indissociáveis, dentre elas uma dimensão que engloba as abordagens individuais, familiares ou grupais na perspectiva de atendimento às necessidades básicas e acesso aos direitos, bens e equipamentos públicos.

Sobre a dimensão citada no texto, preencha corretamente as lacunas.


Essa dimensão não deve se orientar pelo atendimento ____________ a indivíduos e famílias (próprio da Psicologia), mas, sim, à potencialização da ____________ social, com vistas à ____________ do acesso dos indivíduos e da coletividade aos direitos sociais.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Q911970 Serviço Social

Uma militar procurou a assistente social da Organização onde trabalha para solicitar auxílio quanto à seguinte situação: é divorciada, tem dois filhos menores de 12 anos, é natural da cidade de Natal, local onde o pai das crianças reside. Conta, atualmente, como rede de apoio, apenas com uma vizinha que fica com seus filhos para que possa trabalhar. A vizinha encontra-se doente e a militar gostaria de solicitar alguns dias para ficar com seus filhos enquanto essa se recupera.

Assinale a opção correta, com base no estudo de Gelinski e Moser (2015), acerca do arranjo familiar apresentado na situação dessa militar.

Alternativas
Q899695 Serviço Social
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo.
Na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), é preponderante retomar que as novas feições da família estão intrínsecas e dialeticamente condicionadas às transformações societárias contemporâneas.
Às transformações são:
( ) Econômicas e Sociais. ( ) De hábitos e de Costumes. ( ) Políticas e econômica partidária. , ( ) Decorrentes do avanço da ciência. ( ) Decorrentes do avanço da tecnologia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas
Q899694 Serviço Social
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), a família, independente dos formatos ou modelos que assume é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, delimitando, continuamente os deslocamentos entre o público e o privado, bem como geradora de modalidades comunitárias de vida (2004, pg. 25). Todavia
I. a família é considerada um espaço contraditório. II. a dinâmica cotidiana de convivência é marcada por conflitos. III. nas sociedades capitalistas, a família é fundamental no âmbito da proteção social. IV. a dinâmica cotidiana de convivência é marcada geralmente, também por desigualdades.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q870364 Serviço Social
Com relação ao estudo de Lyra (In Acosta e Vitale, 2008), sobre a interlocução entre cuidado, gênero e família, é correto afirmar que
Alternativas
Q737546 Serviço Social
Maria do Carmo Brant de Carvalho, abordando "Famílias e Políticas Públicas", no livro "Família, Redes, Laços e Políticas Públicas", organizado por Acosta e Vitale (2008), identifica semelhanças entre a família e as funções das políticas sociais no que se refere
Alternativas
Q737539 Serviço Social
Sobre as reflexões produzidas por Maria do Carmo B. de Carvalho (2008) em seu artigo "Famílias e Políticas Públicas", é correto afirmar que:
Alternativas
Q737536 Serviço Social

Considerando a produção teórica de Mirela de Carvalho e outros, a respeito do índice de Desenvolvimento de "Famílias (IDF), constante no livro "Família, Redes, Laços e Políticas Públicas", organizado por Acosta e Vitale, analise as afirmativas abaixo.


I - A idéia de construir um indicador escalar que sintetize todas as dimensões relevantes da pobreza é recente, dando-se a partir do ano de 2001 com a implantação do Bolsa-Família.

II - A escolha dos indicadores que deverão compor o índice sintético, e de seus respectivos pesos, não é uma questão técnica ou estatística, mas reflete preferências sociais.

III- Além de outras, o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) apresenta três limitações importantes: desagregabilidade, peso dos indicadores e agregabilidade.

IV - O índice de Desenvolvimento de Famílias (IDF é composto somente por três dimensões: acesso ao conhecimento, disponibilidade de recursos e condições habitacionais.

V - As condições habitacionais representam uma das principais dimensões das condições de vida de uma família, devido à sua íntima relação com as condições de saúde. 


Assinale a opção correta.
Alternativas
Q737531 Serviço Social
De acordo com Guimarães e Almeida, em seu artigo "Reflexões sobre o trabalho social com famílias", presente no livro "Família, Redes, Laços e Políticas Públicas", organizado por Acosta e Vitale (2008), é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q674436 Serviço Social

Em relação ao tratamento e visão da família apresentados na NOB/SUAS, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A família é vista como núcleo básico de sustentação afetiva, biológica e relacional.

II. A família é o núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social.

III. Considera o cidadão e a família como objeto de intervenção, e não como sujeito protagonista da rede de ações e serviços.

IV. A defesa do direito à convivência familiar na proteção de assistência social explora o conceito de família como unidade econômica, como referência de cálculo de rendimento per capita.

V. É entendida como núcleo afetivo, vinculada por laços consanguíneos, de aliança ou afinidade, onde os vínculos circunscrevem obrigações recíprocas e mútuas, organizadas em torno de relações de geração e de gênero.

Alternativas
Q674435 Serviço Social

Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Considera-se __________________ aquela que vive em áreas caracterizadas como de vulnerabilidade, definidas a partir de indicadores estabelecidos pelo órgão federal, pactuados e deliberados.

Alternativas
Q674433 Serviço Social
Quanto ao princípio de matricialidade sociofamiliar, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q658993 Serviço Social
A Família está no centro das políticas de proteção social. Hoje, as demandas de proteção social são postas não apenas por “pobres” ou “desempregados”, mas por uma maioria de cidadãos. Essas demandas ganham novas peculiaridades e são colocados novos desafios, como
Alternativas
Q657817 Serviço Social
Historicamente, a família vem se constituindo em sujeito privilegiado do trabalho dos assistentes sociais, a exemplo dos profissionais de serviço social que atuam no espaço sócio-ocupacional da Marinha. Sendo assim, de acordo com Sarti (2012), qual deverá ser a conduta de uma assistente social militar, por ocasião da realização de um trabalho com a família de uma cabo que se encontra em processo de separação, mãe de três filhos, frutos de relacionamentos diferentes, os quais residem com seus respectivos país?
Alternativas
Q657799 Serviço Social
Segundo Alencar (in: Duarte e Alencar, 2012), a família, como realidade histórica, cujas funções e papéis se relacionam a processos sociais, econômicos e culturais, ocupa um papel central na
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: B
5: C
6: D
7: E
8: C
9: D
10: D
11: B
12: A
13: A
14: B
15: D
16: C
17: A
18: A
19: B
20: D