Questões Militares Sobre pensamento social em serviço social

Foram encontradas 21 questões

Q1002734 Serviço Social
Segundo Graeber (2016, p. 492), “estamos há muito tempo atrasados para um tipo de jubileu ao estilo bíblico: um jubileu que afetaria tanto a divida internacional quanto a dívida do consumidor". Qual o argumento que o autor utiliza para fazer tal afirmação?
Alternativas
Q1002716 Serviço Social
Coelho (2016) afirma que a prática profissional imediata está circunscrita à fenomenalidade dos processos sociais, que apreende apenas a realidade na sua aparência, deixa-se prender apenas à multiplicidade das necessidades emergenciais cotidianas. Nessas condições, a prática profissional do assistente social restringe-se somente ao atendimento das demandas explicitadas pelos usuários, às rotinas e aos procedimentos estabelecidos no fluxograma institucional, amortece os conflitos e individualiza as sequelas da questão social. Trata-se de uma prática espontânea e reiterativa. De acordo com a autora, é correto afirmar que a superação da imediaticidade se dá:
Alternativas
Q912007 Serviço Social

De acordo com Coelho (2013), a imediaticidade é apreendida como uma categoria reflexiva que designa um certo nível de recepção do mundo exterior pela consciência. Estudá-la na prática profissional do assistente social implica discernir as formas como a consciência conhece a realidade, em um movimento dialético sobre seu saber e sobre seu objeto.


Tendo a reflexão da autora como referência, assinale a opção correta sobre a imediaticidade.

Alternativas
Q911996 Serviço Social
Segundo Boschetti e Behring (2011), o período que vai do século XiX até a terceira década do século XX é marcado pelo predomínio do liberalismo. Tomando como parâmetro o estudo das autoras sobre essa corrente de pensamento, marque a opção correta.
Alternativas
Q911995 Serviço Social
Na obra “Serviço Social, política social e trabalho: desafios e perspectivas para o século XXI" (2010), Silene Freire (In: FREIRE, 2010) traz reflexões sobre a sociedade civil. Qual das opções abaixo melhor retrata a notoriedade da sociedade civil no Brasil?
Alternativas
Q911960 Serviço Social
De acordo com Barroco (2010), sobre a condição ontológico-social ineliminável do trabalho na (re)produção do ser social, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q870371 Serviço Social

"O trabalhador se torna tanto mais pobre quanto mais riqueza produz, quanto mais a sua produção aumenta o poder e extensão. O trabalhador se torna uma mercadoria tão mais barata quanto mais mercadoria cria.” (Marx, 2004).


De acordo com Lara (in Mota e Amaral, 2015), que concepção de trabalhador o trecho acima apresenta?

Alternativas
Q821795 Serviço Social

Faleiros (2009) apresenta um estudo sobre o fortalecimento do poder popular e análise da conjuntura sóciopolítica-institucional como instrumento de transformação da prática profissional.

Nesse contexto, onde é manifestada essa transformação teórica e política?

Alternativas
Q737575 Serviço Social
Maria Lucia Barroco (2007), na obra "Ética e Serviço Social - fundamentos ontológicos", ao analisar criticamente o ethos profissional, assevera que, no bojo das condições históricas do movimento de reconceituação, o eixo condutor da construção de uma nova moralidade não se explicita pela oposição aos padrões culturais e morais repressivos que perpassam a vida cotidiana, mas por meio
Alternativas
Q737541 Serviço Social
Em sua produção "Estratégias em Serviço Social", Vicente de Paula Faleiros (2006) faz críticas a algumas tendências presentes no Serviço Social, entre as quais cita
Alternativas
Q715290 Serviço Social

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F), considerando-se as contribuições da autora Iamamoto na obra Relações Sociais e Serviço Social no Brasil.

( ) Capital e trabalho assalariado se criam mutuamente no mesmo processo. Assim é que o processo de produção capitalista é um processo de relações sociais entre classes.

( ) O salário é o preço da força de trabalho, em que se traduz o capital variável do capitalismo.

( ) No processo social de produção, o trabalhador não só produz mercadorias, mas capital.

( ) A alienação se manifesta no próprio ato da produção, no trabalho.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de letras, de cima para baixo.

Alternativas
Q715263 Serviço Social

De acordo com o autor do livro Saber Profissional e Poder Institucional, Vicente de Paula Faleiros, julgue se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações abaixo.

( ) A dicotomização em realidade não corresponde ao pensamento dialético.

( ) A visão dialética supõe a unidade dos contrários em movimento permanente e não em oposição rígida e supõe a análise da totalidade através de mediações complexas.

( ) As mediações são construções de categorias que permitem sua simples interpretação abstrata isolada.

( ) A transformação social é um processo de mediações complexas e não de oposições rígidas.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de letras, de cima para baixo.

Alternativas
Q715256 Serviço Social
O trabalho alienado não representa, portanto, a satisfação, mas é simplesmente um meio para satisfazer necessidades estranhas a ele. A que tipo de trabalho a afirmação se refere, de acordo com a obra Relações Sociais e Serviço Social no Brasil, de Iamamoto?
Alternativas
Q689746 Serviço Social

De acordo com Baptista (2000), no que tange ao estudo de situação, analise as afirmativas abaixo.

I. Faz-se por aproximações, a partir das quais é possível refletir, compreender, explicar e expressar juízos frente aos dados da realidade que são apreendidos.

II. Parte-se de um esboço, de uma imagem organizada, do objeto que vai sendo regressivamente substituída por apreensões cada vez mais complexas.

III. Realiza-se por digressões sucessivas ao objeto: a progressão é feita em patamares, abrindo, a cada passo, novas perspectivas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q670755 Serviço Social
A discussão sobre as proposições existentes entre teoria e prática, principalmente apoiada nos fundamentos teóricos da concepção marxista de práxis, defende que, no processo de passagem da teleologia à causalidade posta, é marcante a presença de dois elementos indissociáveis
Alternativas
Q658982 Serviço Social
O serviço social, numa perspectiva fenomenológica, é materializado na Metodologia Dialógica, cuja fundamentação filosófica está apoiada em duas correntes do pensamento contemporâneo, quais sejam:
Alternativas
Q651638 Serviço Social
É inegável o avanço realizado nas últimas três décadas, quando a profissão foi capaz de superar o ranço conservador na visão existente da relação entre a profissão e a sociedade (Marilda Iamamoto, 1992). No campo teórico metodológico avançamos na superação da apreensão vulgar da teoria social de Marx, aprofundando o método Dialético, que no dizer de Lukács é o que temos de mais essencial no conhecimento do real. Sobre o método dialético materialista é correto afirmar: I. Na mediação a categoria de particularidade responde pelo nível de síntese da compreensão do movimento do objeto, logo é o lugar onde se encontra o “campo de mediações”. É o que Marx determinou como síntese de múltiplas determinações. II. A mediação é fundamental no método dialético, porque é a responsável por articulações e passagens entre as instâncias da realidade. Sem capturar seu movimento a realidade aparece à razão como imediata e “verdadeira”, iludindo o sujeito. III. A categoria de totalidade representa o resultado da soma das partes, consideradas como interdependentes. IV. A visão dialética nasce em Kant, que Marx supera, e propõe a apreensão da realidade como construção da razão humana.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Alternativas
Q651616 Serviço Social
O conceito de instituição, fundamental para o Serviço Social, considerando o grau de institucionalização dominante na prática profissional, varia conforme a orientação teórica. Sobre esse conceito é correto afirmar: I. Na visão positivista/funcionalista representam as instâncias de ordenamento social, garantem por seu papel normativo a correção das desordens. II. Na concepção marxista clássica as instituições estatais são espaços de transformação, no qual a classe trabalhadora impõe seu projeto. III. Na concepção fenomenológica significa espaço contraditório, onde os projetos das distintas classes se enfrentam, propiciando a conquista da hegemonia pela melhor organizada. IV. No marxismo gramsciano as instituições no Estado ampliado expressam a expansão da democracia burguesa, como a pluralidade partidária, o que levará pela via longa ao socialismo. V. Na visão liberal burguesa as instituição estatais devem manter-se distantes da intervenção no âmbito mercantil, já que essa dimensão organizadora da sociedade possui leis naturais autorreguláveis. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Alternativas
Q550798 Serviço Social

Segundo Marx, o modo de produção capitalista, ao mesmo tempo que aumenta o controle do homem sobre a natureza, intensifica o processo de alienação, na medida em que o trabalhador não detém o controle sobre o seu trabalho e sobre o produto deste.

Assim , na produção capitalista a relação entre as pessoas aparece como relação entre

Alternativas
Q550753 Serviço Social
A perspectiva de naturalização da sociedade que tende a causar impotência nos sujeitos em face dos rumos do desenvolvimento social encontra-se presente
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: E
5: B
6: C
7: C
8: B
9: A
10: E
11: D
12: B
13: D
14: C
15: D
16: A
17: C
18: D
19: B
20: B