Questões Militares Sobre surgimento e institucionalização do serviço social em serviço social

Foram encontradas 133 questões

Q2194716 Serviço Social
O Estatuto de profissional liberal que o assistente social goza, e lhe é garantido por normativos legais e éticos, lhe garante certa autonomia, ou seja, uma autonomia relativa. Entretanto, há um tensionamento nessa autonomia, pela compra e venda da força de trabalho especializada que é vendida aos diferentes empregadores, como o Estado, empresas privadas, Organizações não Governamentais (ONG’s), entre outros. Sobre essa autonomia relativa no trabalho do assistente social, analise as assertivas abaixo.

I. O significado social do trabalho profissional do assistente social depende das relações que ele estabelece com os sujeitos sociais que o contratam, os quais personificam funções diferenciadas na sociedade.
II. As relações assalariadas estabelecidas entre o assistente social e o empregador não interferem decisivamente no exercício profissional, já que este tem autonomia estabelecida pelo seu código de ética profissional.
III. A possibilidade de imprimir uma direção social ao exercício profissional do assistente social - moldando o seu conteúdo e o modo de operá-lo - decorre da relativa autonomia de que ele dispõe, resguardada pela legislação profissional e passível de reclamação judicial.

Estão corretas as assertivas
Alternativas
Q2194687 Serviço Social
Sobre a postura frente ao Serviço Social na contemporaneidade, a partir de uma perspectiva crítica, analise as assertivas abaixo.

I. Romper com uma visão endógena e focalista da profissão, para que se possa compreendê-la para além de seus próprios muros internos. II. Extrapolar o Serviço Social para melhor apreendê-lo na história da sociedade em que ele é parte e expressão. III. Compreender que a profissionalização do Serviço Social surge de uma tecnificação da filantropia. IV. Perceber a profissão como uma evolução das formas de ajuda.

Estão corretas apenas as assertivas
Alternativas
Q2090327 Serviço Social
[...] acreditamos que a história síntese da ação dos homens há que portar as mediações necessárias para desencadear, no conjunto da profissão a necessidade de alçar novas formas de inferir no processo, sem nos qualificarmos teórica e praticamente para este momento, sem nos inserirmos nas lutas sociais, corro risco de perder o trem da história.
(Yolanda Guerra, 2007. Pág. 206.)
Analisando historicamente o referencial teórico-metodológico do Serviço Social, assinale afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2090319 Serviço Social
A constituição do Serviço Social na sociedade brasileira está vinculada à emergência de um novo tipo de sociedade, denominada moderna, ou seja, a sociedade capitalista que inaugura e legitima uma modalidade de conhecimento “erudito” – o conhecimento científico. “A primeira escola de Serviço Social surgiu em ________, em São Paulo, e era ligada à(ao) _______________, criado(a) por iniciativa de um grupo de jovens moças, que, após um curso e visitas a entidades beneficentes, resolveram criar para propagar as ações de caridade ligadas a ___________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior
Alternativas
Q2090317 Serviço Social
A Era Vargas é conhecida por suas mudanças no cenário social, econômico e político e foi nesse período que o Serviço Social no Brasil se consolidou. Sobre o cenário do surgimento do Serviço Social e sua relação com a Era Vargas, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2090316 Serviço Social
O contexto da Ditadura Militar irá influenciar profundamente o trabalho e a formação do assistente social. Na medida em que os direitos civis e políticos são cerceados, os direitos sociais passam a receber atenção. José Paulo Netto, na obra “Ditadura e serviço Social”, analisa o processo de modernização da profissão e as contradições no seio do movimento. Sobre as contradições e o papel de diferentes atores, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Multinacional. 2. Filantropia privada. 3. Estado.
( ) Atender às demandas de uma área que expandiu diante do aprofundamento da questão social. ( ) Responder à questão social de forma coercitiva, tecnocrática, meritocrática conforme demanda econômica do capital. ( ) Apropriar-se do aparato burocrático e possibilidade de intervir diretamente na relação capital/trabalho. ( ) Atender às demandas decorrentes do processo de crescimento da população urbana.
A sequência está correta em 
Alternativas
Q2090315 Serviço Social
De 1936, quando da criação da primeira Escola de Serviço Social na PUC de São Paulo, a 2016, data em que a profissão completa oitenta anos no Brasil, uma história aguerrida, de lutas, de rupturas e construções, marca a trajetória do Serviço Social brasileiro.
(Oliveira e Chaves, 2017. Pág. 144.)
Sobre o contexto do Serviço Social na América Latina observamos que, a partir do processo de industrialização, a sequência de transformações societárias vivenciadas na América Latina provocou mudanças no processo teórico-metodológico da profissão que buscou procedimentos mais técnicos embasados no:
Alternativas
Q2090311 Serviço Social
A trajetória do Serviço Social como profissão no Brasil é profundamente marcada pela dinâmica entre as classes sociais fundamentais e o Estado. As relações estabelecidas historicamente entre os sujeitos políticos que protagonizam na esfera da produção as contradições da relação entre capital e trabalho também engendram a esfera da reprodução social e assumem diferentes expressões socioinstitucionais a partir das ações desenvolvidas pelo Estado.
(Almeida e Alencar, 2011. Pág. 59.)
Analisando o contexto pós-golpe de 1964 e a trajetória do Serviço Social, vislumbramos um processo de renovação do Serviço Social. A respeito desse processo, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2090310 Serviço Social
Em 1942, a Era Vargas possibilitou estreitar relações com os Estados Unidos, em nome de interesses econômicos e políticos, cujo principal objetivo era fortalecer o capitalismo na América Latina e combater o comunismo. Sobre a relação entre o Governo de Getúlio Vargas e os Estados Unidos e os impactos no Serviço Social, analise as afirmativas a seguir.
I. O Serviço Social, inserido neste contexto social, sofre forte rebatimento da ideologia da época e passa a buscar no modelo de profissão norte-americano uma nova referência filosófica, o suporte teórico e científico necessário para responder às demandas postas ao exercício profissional. II. O ideário dominante requeria uma crescente intervenção técnica (organizada e planejada) e fazia que o Serviço Social desencadeasse uma busca de recursos técnicos para superar ações espontâneas e filantrópicas. III. As exigências de tecnificação do Serviço Social são atendidas, mantendo-se a mesma razão instrumental: busca-se uma maior qualificação dos procedimentos interventivos, utilizando-se, inclusive, fundamentos advindos da Antropologia. IV. Esse é um período importante para consolidação da profissão, pois ela se estabelece de forma significativa no âmago das instituições públicas e privadas e as escolas de formação profissional multiplicam-se.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2090302 Serviço Social
Ao lado da retração do Estado no campo das políticas sociais, a partir da perspectiva do projeto neoliberal, no Brasil nos anos 1990, ocorreu ampliação do campo da prestação de serviços sociais pela sociedade civil.
(Lima, 2009, Pág. 141.)
Levando em consideração determinadas ações por parte de organizações e pessoas que dedicam tempo e recursos em atividades e/ou projetos, ressalta-se que as práticas voltadas ao bem-estar da comunidade e/ou segmentos específicos, mas que carregam o caráter da doação de recursos privados utilizados para atendimento de fins públicos, entendem-se por meio de:
Alternativas
Q2090300 Serviço Social
“Os reflexos provocados pela agenda neoliberal, desde o final do século passado, intensificam o problema da desigualdade socioeconômica do país, requisitando a necessidade de respostas estatais e governamentais. No início do século XX, presencia-se, no cenário brasileiro, uma corrente (e fenômeno político) recente e localizada, indissociável das particularidades da economia e da política brasileira, que conciliou aspectos do neoliberalismo com aspectos do “velho” desenvolvimentismo, expressando brevemente a melhoria de alguns indicadores sociais.” As informações se referem a: 
Alternativas
Q2090299 Serviço Social
Considere que a Política de Segurança Pública é um campo de inserção do Serviço Social, no qual a profissão se insere no quadro da prestação de serviços sociais pelo Estado. Sobre a discussão sócio-histórica da polícia brasileira, bem como os desafios na defesa do projeto ético-político da categoria do Serviço Social, deve-se ponderar, no que se refere às fases do Brasil, a herança da realidade social e econômica da época marcada por uma sociedade conservadora de base escravista. Diante do exposto, assinale, a seguir, o período que remonta à fundação das polícias no país. 
Alternativas
Q2090292 Serviço Social
[...] o planejamento é a ferramenta para pensar e agir dentro de uma sistemática analítica própria, estudando as situações, prevendo seus limites e suas possibilidades, propondo objetivos, definindo estratégias.”
(Baptista, 2007. Pág. 14. Adaptado.)
Sabe-se da importância do planejamento enquanto processo permanente e metódico para o desenvolvimento da práxis profissional. Deve-se considerar as dimensões técnico-operativa, teórico-metodológica e ético-política no trabalho, pois tal racionalidade do agir profissional supõe uma sequência de atos decisórios, ordenados em momentos decisivos. Considere os supostos conhecimentos que ordenam esses momentos decisivos:
I. Teóricos. II. Científicos. III. Vulgares. IV. Técnicos.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2090288 Serviço Social
[...] a reorientação da profissão, para atender às novas configurações do desenvolvimento capitalista, exige a qualificação e sistematização de seu espaço sócio-ocupacional, tendo em vista atender às requisições de um Estado que começa a implementar políticas no campo social.
(Yasbek, 2009. Pág. 5.)

Sobre o suporte teórico‐metodológico necessário à qualificação técnica da prática e à sua modernização, o Serviço Social, inicialmente, aproxima-se da perspectiva:
Alternativas
Q2090287 Serviço Social
[...] o conjunto CFAS/CRAS (atual conjunto CFESS/CRESS), até o final dos anos 1970 [...] era dirigido por setores tecnicistas e/ou conservadores.
(Abramides, 2016. Pág. 468.)
Considerando que a década de 1970 apresentou um divisor de águas, um momento evidenciado como expressão pública e coletiva do processo de ruptura com o conservadorismo se refere a: 
Alternativas
Q2090285 Serviço Social
A profissionalização do Serviço Social não se relaciona decisivamente à “evolução da ajuda”, à “racionalização da filantropia” nem à “organização da caridade”; vincula-se à dinâmica da ordem monopólica.
(Netto, 2009. Pág. 74.)
Referente às fases do sistema capitalista, pode-se afirmar que a emergência profissional do Serviço Social é, em termos histórico-universais, uma variável do: 
Alternativas
Q2090284 Serviço Social
A categoria “questão social” deve ser compreendida a partir das contradições existentes entre capital e trabalho no modo de produção capitalista e a formação da classe trabalhadora como sujeito histórico autônomo.
(Castelo, Ribeiro, Rocamora, 2020. Pág. 16.)
Nesta perspectiva teórico-metodológica, o fundamento da “questão social” está expresso na: 
Alternativas
Q2090282 Serviço Social
O fato de o Serviço Social constituir-se em uma profissão traz inerente uma exigência de ação na sociedade, o que não exclui a possibilidade e a necessidade de dedicar-se a investigações e pesquisas. O Serviço Social é, oficialmente, reconhecido como área de conhecimento pelas agências públicas oficiais de fomento à pesquisa e inovação tecnológica. Dessa forma, é possível constatar que o Serviço Social é uma: 
Alternativas
Q2090281 Serviço Social
Podemos afirmar que o Movimento de Reconceituação, que está inscrito e vinculado às contingências históricas da época, e que se fortaleceu no interior da categoria profissional e produziu um salto qualitativo do Serviço Social na América Latina, marcando a década de 1960, iniciou o processo de renovação da profissão e buscou romper com: 
Alternativas
Q2090279 Serviço Social
Considere que a política social, está relacionada a diferentes movimentos e influências teóricas, ideológicas e/ou doutrinárias. A ideia de pregar a intervenção do Estado na economia para assegurar altos níveis de atividade econômica, e também assegurar, de certa forma, o Estado-Nação com a sua soberania e suas instituições políticas, legais e financeiras, advém de:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: E
6: E
7: D
8: C
9: D
10: A
11: C
12: E
13: C
14: A
15: D
16: D
17: B
18: E
19: A
20: C