Questões Militares
Sobre surgimento e institucionalização do serviço social em serviço social
Foram encontradas 133 questões
I. O significado social do trabalho profissional do assistente social depende das relações que ele estabelece com os sujeitos sociais que o contratam, os quais personificam funções diferenciadas na sociedade.
II. As relações assalariadas estabelecidas entre o assistente social e o empregador não interferem decisivamente no exercício profissional, já que este tem autonomia estabelecida pelo seu código de ética profissional.
III. A possibilidade de imprimir uma direção social ao exercício profissional do assistente social - moldando o seu conteúdo e o modo de operá-lo - decorre da relativa autonomia de que ele dispõe, resguardada pela legislação profissional e passível de reclamação judicial.
Estão corretas as assertivas
I. Romper com uma visão endógena e focalista da profissão, para que se possa compreendê-la para além de seus próprios muros internos. II. Extrapolar o Serviço Social para melhor apreendê-lo na história da sociedade em que ele é parte e expressão. III. Compreender que a profissionalização do Serviço Social surge de uma tecnificação da filantropia. IV. Perceber a profissão como uma evolução das formas de ajuda.
Estão corretas apenas as assertivas
(Yolanda Guerra, 2007. Pág. 206.)
Analisando historicamente o referencial teórico-metodológico do Serviço Social, assinale afirmativa INCORRETA.
1. Multinacional. 2. Filantropia privada. 3. Estado.
( ) Atender às demandas de uma área que expandiu diante do aprofundamento da questão social. ( ) Responder à questão social de forma coercitiva, tecnocrática, meritocrática conforme demanda econômica do capital. ( ) Apropriar-se do aparato burocrático e possibilidade de intervir diretamente na relação capital/trabalho. ( ) Atender às demandas decorrentes do processo de crescimento da população urbana.
A sequência está correta em
(Oliveira e Chaves, 2017. Pág. 144.)
Sobre o contexto do Serviço Social na América Latina observamos que, a partir do processo de industrialização, a sequência de transformações societárias vivenciadas na América Latina provocou mudanças no processo teórico-metodológico da profissão que buscou procedimentos mais técnicos embasados no:
(Almeida e Alencar, 2011. Pág. 59.)
Analisando o contexto pós-golpe de 1964 e a trajetória do Serviço Social, vislumbramos um processo de renovação do Serviço Social. A respeito desse processo, assinale a afirmativa INCORRETA.
I. O Serviço Social, inserido neste contexto social, sofre forte rebatimento da ideologia da época e passa a buscar no modelo de profissão norte-americano uma nova referência filosófica, o suporte teórico e científico necessário para responder às demandas postas ao exercício profissional. II. O ideário dominante requeria uma crescente intervenção técnica (organizada e planejada) e fazia que o Serviço Social desencadeasse uma busca de recursos técnicos para superar ações espontâneas e filantrópicas. III. As exigências de tecnificação do Serviço Social são atendidas, mantendo-se a mesma razão instrumental: busca-se uma maior qualificação dos procedimentos interventivos, utilizando-se, inclusive, fundamentos advindos da Antropologia. IV. Esse é um período importante para consolidação da profissão, pois ela se estabelece de forma significativa no âmago das instituições públicas e privadas e as escolas de formação profissional multiplicam-se.
Está correto o que se afirma em
(Lima, 2009, Pág. 141.)
Levando em consideração determinadas ações por parte de organizações e pessoas que dedicam tempo e recursos em atividades e/ou projetos, ressalta-se que as práticas voltadas ao bem-estar da comunidade e/ou segmentos específicos, mas que carregam o caráter da doação de recursos privados utilizados para atendimento de fins públicos, entendem-se por meio de:
(Baptista, 2007. Pág. 14. Adaptado.)
Sabe-se da importância do planejamento enquanto processo permanente e metódico para o desenvolvimento da práxis profissional. Deve-se considerar as dimensões técnico-operativa, teórico-metodológica e ético-política no trabalho, pois tal racionalidade do agir profissional supõe uma sequência de atos decisórios, ordenados em momentos decisivos. Considere os supostos conhecimentos que ordenam esses momentos decisivos:
I. Teóricos. II. Científicos. III. Vulgares. IV. Técnicos.
Está correto o que se afirma apenas em
(Yasbek, 2009. Pág. 5.)
Sobre o suporte teórico‐metodológico necessário à qualificação técnica da prática e à sua modernização, o Serviço Social, inicialmente, aproxima-se da perspectiva:
(Abramides, 2016. Pág. 468.)
Considerando que a década de 1970 apresentou um divisor de águas, um momento evidenciado como expressão pública e coletiva do processo de ruptura com o conservadorismo se refere a:
(Netto, 2009. Pág. 74.)
Referente às fases do sistema capitalista, pode-se afirmar que a emergência profissional do Serviço Social é, em termos histórico-universais, uma variável do:
(Castelo, Ribeiro, Rocamora, 2020. Pág. 16.)
Nesta perspectiva teórico-metodológica, o fundamento da “questão social” está expresso na: