Questões Militares Sobre deadlock em sistemas operacionais

Foram encontradas 15 questões

Q2242856 Sistemas Operacionais
Segundo Silberschatz (2015), deadlock é  a situação em que um processo em espera não consegue mudar novamente de estado, porque os recursos que ele solicitou estão reservados para outros processos em espera. assinale a opção que apresenta as condições as quais deverão ocorrer simultaneamente em um sistema para que ocorra a situação de deadlock.
Alternativas
Q1991401 Sistemas Operacionais
Em um sistema operacional não preemptivo, os processos A, B e C ficam em posse dos recursos R, S, e T, respectivamente. O processo A solicita o recurso S, porém ele está sendo usado pelo processo B. O processo B solicita o recurso T, mas este está em posse do processo C. E, por último, o processo C solicita o recurso R, que está em posse do processo A. O que ocorre nesse cenário? 
Alternativas
Q994658 Sistemas Operacionais

De modo geral, pode-se lidar com o problema de deadlock de algumas maneiras.

A respeito dos métodos para tratamento de deadlocks, avalie as afirmações a seguir.


I. Usar um protocolo para prevenir ou evitar deadlock.

II. Garantir que o sistema sempre entrará no estado de deadlock.

III. Ignorar o problema e fingir que os deadlocks nunca ocorrem no sistema.

IV. Permitir que o sistema entre em estado de deadlock, detectá-lo e recuperá-lo.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q894955 Sistemas Operacionais
De acordo com Botkin e Harlow no seu livro “A Treasury of Railroad Folklore” (p. 381), a Legislatura do Estado do Kansas dos Estados Unidos da América aprovou um estatuto que decretou que “Quando dois trens se aproximarem um do outro em um cruzamento, ambos deverão parar completamente e nenhum dos dois deverá ser acionado até que o outro tenha partido”. Esse estatuto ilustra uma situação de deadlock ou impasse.
Considere os itens abaixo.
I. Exclusão mútua II. Posse e espera III. Não-preempção IV. Espera circular
São condições necessárias para a ocorrência de uma situação de deadlock o que se afirma em
Alternativas
Q865318 Sistemas Operacionais

Analise as condições necessárias para a ocorrência de deadlocks em sistemas operacionais, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Exclusão mútua.

( ) Retenção e espera.

( ) Espera circular.

( ) Existência de preempção.

Alternativas
Q707952 Sistemas Operacionais

Segundo Tanenbaum, Impasse (deadlock) pode ser formalmente definido como: “Um conjunto de processos estará em situação de impasse se todo processo pertencente ao conjunto estiver esperando por um evento que somente outro processo desse mesmo conjunto poderá acontecer”. Associe as colunas, relacionando as quatro condições existentes para que ocorra um impasse (deadlock) às respectivas definições.

(1) Exclusão mútua

(2) Posse e espera

(3) Não preempção

(4) Espera circular


( ) processos que, em um determinado instante, retêm recursos concedidos anteriormente podem requisitar novos recursos.

( ) deve existir um encadeamento de dois ou mais processos; cada um deles encontra-se à espera de um recurso que está sendo usado pelo membro seguinte dessa cadeia.

( ) em um determinado instante, cada recurso estará em uma de duas situações ou associado a um único processo ou, ainda disponível.

( ) recursos concedidos previamente a um processo não podem ser forçosamente tomados desse processo – eles devem ser explicitamente liberados pelo processo que os retêm. 

A sequência correta dessa associação é 

Alternativas
Q707946 Sistemas Operacionais
Como são necessárias quatro condições para que ocorra um deadlock, também são conhecidas quatro estratégias usadas para lidar com os deadlocks. Todas as alternativas abaixo apresentam essas estratégias, exceto:
Alternativas
Q695222 Sistemas Operacionais
Em Sistemas Operacionais, quando um processo P1 aguarda por um recurso R2, que está alocado ao processo P2, o qual aguarda o recurso R1, alocado em P1, e P1 não libera o recurso para P2, e vice-versa, essa situação é chamada de deadlocks, ou impasse, ou ainda adiamento infinito. Um evento que não irá ocorrer, ou a espera de um recurso que nunca vai estar disponível, caracteriza deadlock. Quatro condições são necessárias para que se ocorra um deadlock, e cada uma pode ter uma abordagem diferente para evitar que se ocorra o deadlock. Exclusão mútua é uma situação de ocorrência de deadlock. Assinale a alternativa correta, que apresenta a abordagem da condição Exclusão mútua.
Alternativas
Q320471 Sistemas Operacionais
Considere um sistema em deadlock, que tem quatro processos, de "A a D", e quatro recursos, de "O a R". Os recursos estão sendo usados e requisitados, conforme o quadro abaixo:

1. O processo "A" possui o recurso "O" e requisita o recurso "P".
2. O processo "B" nada possui, mas requisita o recurso "O".
3. O processo "C" possui o recurso "Q" e requisita o recurso "P".
4. O processo "D" possui o recurso "R" e requisita os recursos "Q" e "P".

Nessas condições, assinale a opção que apresenta os processos envolvidos no DEADLOCK.


Alternativas
Q320345 Sistemas Operacionais
Assinale a opção que apresenta uma condição necessária para que ocorra um deadlock.

Alternativas
Q266905 Sistemas Operacionais
Uma situação de livelock envolvendo dois processos difere de uma situação de deadlock porque:

Alternativas
Q251511 Sistemas Operacionais
As situações em que dois ou mais processos estão acessando dados compartilhados e o resultado final do processamento depende de quem executa primeiro, são denominados Condições de Corrida. A parte do programa, cujo processamento pode levar às condições de corrida é denominada região crítica ou seção critica. Em relação aos conceitos de processos, Condições de Corrida e seção crítica é correto afirmar que
Alternativas
Q251490 Sistemas Operacionais
O deadlock pode ser definido formalmente como se segue: "Um conjunto de processos está em uma situação de deadlock, se cada processo do conjunto estiver esperando por um evento que somente outro processo pertencente ao conjunto poderá fazer acontecer."
O artigo de Coffman et al. (1971) , citado por TANNENBAUM (1996), mostra que quatro condições devem ocorrer para que se configure uma situação de deadlock. Assinale a opção que NÄO é uma condição para ocorrência de um deadlock.
Alternativas
Q130731 Sistemas Operacionais

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Um semáforo é uma variável inteira, não-negativa, que só pode ser manipulada por duas instruções: UP e DOWN.



( ) Os mutexes só podem assumir os valores 0 e 1 e os semáforos contadores podem assumir qualquer valor inteiro positivo, além do zero.



( ) A exclusão mútua pode ser implementada através de um mutex associado ao recurso compartilhado.



( ) O deadlock é a situação em que um processo aguarda por um recurso que nunca estará disponível ou um evento que não ocorrerá.

Alternativas
Q566345 Sistemas Operacionais
“Um conjunto de processos estará em situação de deadlock se todo processo pertencente ao conjunto estiver esperando por um evento que somente um outro processo desse mesmo conjunto poderá fazer acontecer." Tendo como base a definição de deadlock, segundo Andrew S. Tanenbaum, qual das alternativas abaixo não é uma condição para ocorrência de deadlock?
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: D
5: E
6: D
7: C
8: A
9: B
10: D
11: A
12: D
13: C
14: A
15: A