Questões Militares
Sobre kernel em sistemas operacionais
Foram encontradas 8 questões
Neste sentido, preencha as lacunas abaixo, sobre as depurações de erros dos sistemas operacionais.
O(A)_________________ ocorre quando o sistema operacional calcula e exibe medidas de comportamento do sistema. O sistema operacional faz isso produzindo listagens de rastreamento do comportamento do sistema. O(A)_________________ ocorre quando o sistema operacional grava as informações de erro em um arquivo de log para alertar os operadores ou usuários do sistema de que o problema ocorreu. O sistema operacional também pode obter um despejo do núcleo (uma captura da memória do processo) e armazená-lo em um arquivo para análise posterior.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Analise a lista com as áreas gerais de um sistema computacional, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de uma área que é gerida pelo kernel do sistema operacional Linux, e a letra F, quando se tratar de uma área que não é gerida pelo kernel do Linux. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Processos.
( ) Barramentos.
( ) Drivers de dispositivos.
( ) Memória.
Bootstrapping é um termo da língua inglesa, que significa “inicializar um computador”. Uma vez que os recursos, que são normais de um sistema operacional, não estão disponíveis no processo de inicialização, o computador precisa realizar esses procedimentos necessários à inicialização. No Linux, o Kernel é carregado durante a inicialização, na memória, e assim começa a ser executado. Várias outras tarefas de inicialização são executadas, e dessa forma o sistema se torna disponível para os usuários. Alguns processos são comuns ao kernel do Linux. Associe as colunas, relacionando os processos e suas finalidades. A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
(1) kjournald
(2) kswapd
(3) kreclaimd
(4) ksoftirqd
(5) khubd
( ) reivindica paginas de memória que não foram utilizadas recentemente.
( ) grava as atualizações do Journal ext3 no disco.
( ) trata múltiplas camadas de interrupções de software.
( ) configura dispositivos USB.
( ) troca os processos quando a memória física está baixa.
No Sistema Operacional Linux, caso o kernel reclame que um sistema de arquivos que se esteja sendo desmontado se apresente ocupado, o fuser pode ser executado para descobrir a razão desse problema. Invocando-o com flags -mv e um ponto de montagem, é exibido o que cada processo está utilizando de arquivo ou diretório, em se tratando desse sistema de arquivos. Uma sintaxe do fuser pode ser a seguinte: $ fuser -mv /usr. Como resultado aparecem dados em colunas do tipo: USER, PID, ACCESS, COMMAND. A coluna ACCESS apresenta alguns códigos que mostram o que cada processo está fazendo para interferir na tentativa de sua desmontagem. Acerca desses códigos, relacione a coluna da direita com a da esquerda e em seguida assinale alternativa correta.
(f)
(c)
(e)
(r)
(m)
( ) O processo mapeou um arquivo ou biblioteca compartilhada (normalmente um executável inativo).
( ) O diretório-raiz do processo (configurado por meio de chroot) se encontra no sistema de arquivos.
( ) O processo possui um arquivo aberto para leitura ou gravação.
( ) O processo está atualmente executando um arquivo.
( ) O diretório atual do processo se encontra no sistema de arquivos.
Relacione a coluna da esquerda com a da direita e, a seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
1- /boot
2- /etc
3- /root
4- /tmp
5- /usr
( ) Arquivos temporários que desaparecem entre as reinicializações.
( ) Kernel e arquivos necessários para carregar o Kernel.
( ) Diretório de usuário do superusuário.
( ) Hierarquia de arquivos e comandos secundários.
( ) Arquivos de configuração e inicialização
críticos.
Leia atentamente as afirmações abaixo sobre as características gerais do sistema operacional Linux.
I. Kernel é o núcleo do sistema operacional, composto de chamadas ao sistema, de acesso aos dispositivos de entrada e saída e de gerência dos recursos da máquina.
II. Shell são comandos executados sequencialmente, dependendo de condições estruturais e de laço.
III. Script é o nome genérico de uma classe de programas que funcionam como interpretador de comandos e linguagem de programação interpretada do Linux.
É correto o que se afirma em