Questões Militares de Sistemas Operacionais - Linux
Foram encontradas 220 questões
Considere o seguinte shell script para o sistema operacional Linux:
#!/bin/bash
a=1
b=2
if [ $a > $b ]
then
echo Sim
else
echo Nao
fi
A execução do script acima sem a passagem de nenhum
parâmetro produz a seguinte saída no terminal:
O seguinte comando do sistema operacional Linux
chmod -R 764 /teste
altera recursivamente as permissões do diretório /teste
e todo o seu conteúdo para:
Correlacione o funcionamento dos recursos de direcionamento de entrada e saída do sistema GNU/Lunix e assinale a opção correspondente.
I - >
II- >>
III- |
( ) Redireciona a saída padrão de um programa/comando/scrip para algum dispositivo ou arquivo ao invés do dispositivo de saída padrão (tela). Quando é usado com arquivos, este redirecionamento cria ou substitui o conteúdo do arquivo.
( ) Redireciona a saída padrão de um programa/comando/scrip para algum dispositivo ou adiciona as linhas ao final de arquivo ao invés do dispositivo de saída padrão (tela). Quando é usado com arquivos, este adiciona a saída do comando ao final do arquivo.
( ) Envia a saída de um comando para a entrada do próximo comando para continuidade do processamento. Os dados enviados são processados pelo próximo comando que mostrará o resultado do processamento.
1 – /etc 2 – /bin 3 – /home 4 – /boot
( ) Contém arquivos executáveis, acessados pelos usuários. ( ) Contém arquivos dos usuários.
( ) Contém arquivos que controlam a inicialização do sistema. ( ) Contém arquivos de configuração do Sistema Operacional.
1 – ping 2 – netstat 3 – tcpdump 4 – traceroute
( ) Pode ser utilizado informandose o IP ou nome do host, revelando a sequencia de gateways até alcançar o IP de destino. ( ) Analisa pacotes, fazendo o registro daqueles que atendem o critério especificado pelo usuário.
( ) Serve para testar segmentos de rede e o estado dos hosts.
( ) Apresenta informações sobre a configuração e o estado das interfaces de rede do host, incluindo o estado das portas TCP e UDP ativas.
( ) A execução de tarefas periódicas é tratada pelo daemon cron e permanece em execução até realizar 3 ciclos. ( ) Crontab é o nome dado ao arquivo de configuração do cron. ( ) As atividades realizadas pelo cron são registradas em logs por meio do systemlog. ( ) O cron, ao ser iniciado, lê todos seus arquivos de configuração, armazena-os na memória e entra em estado de repouso.
No sistema operacional Linux, tarefas que levam várias etapas caso executadas pela interface gráfica do usuário (GUI) podem ser executadas de forma mais rápida e simples por uma interface de linha de comando (CLI). Analise as assertivas abaixo sobre os comandos que podem ser executados na CLI do Linux:
I. O comando “rm -fr nome_da_pasta” apaga o diretório “nome_da_pasta” e todo seu conteúdo sem pedir confirmação.
II. Para renomear um arquivo cujo nome é “prova.docx” para “avaliação.docx”, basta
estar no mesmo diretório do arquivo e executar o comando “mv avaliação.docx
prova.docx”.
III. O comando “pwd” exibe como resultado o caminho completo do diretório onde ele foi executado.
IV. É possível listar os arquivos de um diretório, inclusive os ocultos, usando o comando “ls -a”.
Estão CORRETAS as assertivas: