Questões Militares Sobre engenharia de telecomunicações

Foram encontradas 357 questões

Q3006943 Engenharia de Telecomunicações

A Hierarquia Digital Síncrona (SDH) foi desenvolvida para possibilitar a transmissão de sinais digitais de forma mais eficiente e em taxas mais elevadas do que na Hierarquia Digital Plesiócrona (PDH).


Sobre os niveis herárquicos do SDH, suas capacidades e suas taxas de transmissão, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.


( ) O segundo nível hierárquico do SDH, denominado de STM-4, suporta 4 feixas STM-1, opera na taxa de 622,08 Mbps e cada quadro tem a duração de 500 µs.


( ) O nível hierárquico SDH que opera na taxa de 9.953,28 Mbps (também denominado de 10 Gbps), permite a transmissão de até 4032 feixes PDH de 2 Mbps (padrão E1).


( ) O primeiro nível hierárquico do SDH, denominado de STM-1, opera na taxa de 155,52 Mbps e permite adaptar 63 feixes PDH de 2 Mbps (padrão E1). Cada quadro tem a duração de 125 µs.

Alternativas
Q3006933 Engenharia de Telecomunicações

Um guia de onda retangular com dimensões “a” (maior) e “b” (menor) opera em uma frequência na qual somente é possível a presença do modo de propagação TE10. Nessas condições, as componentes de campo elétrico e de campo magnético que ocorrem dentro do guia de onda podem ser distinguidas como transversais (perpendiculares à direção de propagação da onda) e longitudinais (na mesma direção de propagação da onda). Sobre o assunto, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.


( ) Existe a componente de campo elétrico transversal e perpendicular à parede mais larga “a”.


( ) Existe a componente de campo magnético transversal e paralela à parede menor “b”.


( ) Existe a componente de campo magnético longitudinal, paralela à parede maior “a”.


( ) Existe a componente de campo elétrico longitudinal, perpendicular à parede menor “b”.

Alternativas
Q3006931 Engenharia de Telecomunicações
Na teoria de antenas aparece o termo de área efetiva, utilizado nos cálculos de potência recebida em um enlace via rádio (entre transmissor e receptor). A área efetiva de uma antena de recepção depende
Alternativas
Q3006929 Engenharia de Telecomunicações

Um canal de comunicação via satélite é composto dos enlaces de subida (uplink) e de descida (downlink). Em sistemas de comunicações digitais, a qualidade da comunicação pelo canal pode ser avaliada pela relação C/N (Carrier to Noise) total.


Se em um sistema de comunicação digital via satélite oferece uma relação C/N de 20 dB no uplink e também oferece uma relação C/N de 20 dB no downlink, a relação C/N total será de:


Considere que: log10 (2) = 0,30, log10 (3) = 0,48 e log10 (5) = 0,70.

Alternativas
Q3006928 Engenharia de Telecomunicações
Nos sistemas de comunicações digitais via satélite a informação é preparada para transmissão através do enlace pelo processo de codificação. A codificação consiste no processamento digital do sinal que visa melhor adaptar os dados com as características do link satelital.

Sobre o assunto, associe as colunas abaixo, relacionando as técnicas de codificação com os respectivos benefícios diretos no link

Imagem associada para resolução da questão

A sequência correta dessa associação é: 
Alternativas
Q3006927 Engenharia de Telecomunicações

As fibras ópticas podem ser classificadas como multimodo ou monomodo. Dentre as fibras monomodo existem classificações adicionais relacionadas com o efeito da dispersão. O International Telecommunication Union (ITU) publicou padrões para os diferentes tipos de fibras ópticas, considerando seus requisitos mínimos, que servem como diferenciação das fibras e são citados nas literaturas sobre comunicações ópticas. Os padrões seguem a série ITU-T G.65X.


Sobre o assunto, é correto afirmar que a fibra óptica do tipo

Alternativas
Q3006926 Engenharia de Telecomunicações

A fibra óptica feita de sílica (vidro) é um meio de transmissão cilíndrico com duas camadas concêntricas e sobrepostas designadas de casca (mais externa) e de núcleo (mais interna); ambas são de sílica (vidro), porém com índices de refração distintos. A propagação da luz pela fibra produz alguns efeitos indesejáveis, como a dispersão e a atenuação.


Sobre o assunto, é correto afirmar que 

Alternativas
Q3006925 Engenharia de Telecomunicações

A conexão entre fibras ópticas pode ser feita utilizando emendas por fusão, emendas mecânicas ou por conectores ópticos de vários tipos. 


Sobre o assunto, marque a opção correta. 

Alternativas
Q3006923 Engenharia de Telecomunicações
Nos estudos e avaliações de tráfego utilizados no dimensionamento de redes de telefonia é definido o conceito de Grau de Serviço (GOS), geralmente apresentado em termos percentuais. Para uma rede telefônica onde 20 a cada 1000 chamadas telefônicas é perdida, o GOS é de
Alternativas
Q3006922 Engenharia de Telecomunicações

A figura abaixo mostra a constelação dos símbolos de um esquema de modulação digital 16QAM, com 4 bits por símbolo. A constelação é codificada conforme o mapeamento Gray, que garante a alteração de somente um dos 4 bits entre símbolos adjacentes. Considere que o símbolo S6 tem a sequência [1 0 0 0], o símbolo S7 a sequência [0000], o símbolo S8 a sequência [0 0 0 1] e o símbolo S11 a sequência [0 1 0 0].


Imagem associada para resolução da questão


A sequência correta para o símbolo S10 pode ser apenas 

Alternativas
Q3006921 Engenharia de Telecomunicações
No padrão da transmissão de sinais, segundo a hierarquia digital TDM denominada de plesiócrona (PDH), o nível E4 opera na taxa de 139.264 kbps, comumente abreviado para 140 Mbps. Sua capacidade máxima para transmitir sinais no padrão E1, que opera a 2 Mbps (ou 2048 kbps) é de
Alternativas
Q2567789 Engenharia de Telecomunicações
Na conexão física tem-se definições de arquiteturas de redes como ponto a ponto, multiponto, estrela, anel e barramento.
Sobre a arquitetura multiponto, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2567788 Engenharia de Telecomunicações
Sobre os filtros RLC, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2191271 Engenharia de Telecomunicações
As frequências de corte de cada modo de propagação “n,m” em um guia de onda retangular dependem das suas dimensões internas “a” e “b” e do dielétrico utilizado no seu interior.
Um guia de onda retangular foi projetado de tal forma que a frequência de corte para o modo TE10 ficou em 3 GHz e a frequência de corte para o modo TE01 ficou em 4 GHz. É correto afirmar que a frequência de corte para o modo TE11 será de 
Alternativas
Q2191270 Engenharia de Telecomunicações
Quando um sinal luminoso digital é transmitido através de uma fibra óptica, ele vai sofrer a ação de dois efeitos principais: atenuação, que diminui a sua amplitude e dispersão, que espalha o sinal luminoso no domínio do tempo.

Sobre a atenuação do sinal luminoso em uma fibra óptica, analise as assertivas a seguir.

I. A atenuação por unidade de comprimento em fibras ópticas comuns apresenta melhores valores no comprimento de onda de 1310 nm.
II. As regiões de comprimentos de onda ao redor de 850 nm, 1310 nm e 1550 nm são definidas como janelas ópticas de transmissão, nas quais a fibra apresenta menores condições de atenuação.
III. O espalhamento linear de Rayleigh é uma das causas da atenuação na fibra óptica de sílica.
IV.Uma curvatura muito acentuada na instalação de uma fibra óptica pode provocar perda de potência luminosa.
V. O parâmetro atenuação é menor nas fibras multimodo do que nas fibras monomodo, devido ao efeito guia de onda.

Estão corretas apenas as assertivas
Alternativas
Q2191269 Engenharia de Telecomunicações
A multiplexação de sinais permite a transmissão de vários sinais em um mesmo canal. Na técnica FDM (frequency division multiplexing) diversos canais compartilham a banda de frequências de um canal. No sistema de telefonia analógica, onde cada canal de telefonia ocupa 4 kHz de banda, são padronizados grupos básicos de 12 canais, ocupando a banda de 60 a 108 kHz. O nível seguinte de multiplexação FDM é denominado de super grupo, com o agrupamento de 5 grupos básicos totalizando 60 canais e ocupando a banda de 312 a 552 kHz. Para formar o super grupo, cada grupo básico é modulado por uma portadora distinta e não há banda de guarda entre os 5 grupos.

Sabendo que o processo de modulação utilizado para a formação dos grupos básicos e do super grupo é o AM-SSB, utilizando a banda lateral inferior (LSB), as frequências das portadoras do 1º grupo e do 5º grupo serão respectivamente: 
Alternativas
Q2191268 Engenharia de Telecomunicações
Um enlace de rádio comunicação por micro-ondas com 70 km de distância entre as antenas, em condição de espaço livre (visada direta), opera em 8 GHz. Nessas condições, a atenuação no espaço livre, calculada conforme a fórmula de transmissão de Friis, é de 147,4 dB.
Se é instalado outro enlace, também em condição de visada direta, operando em 4 GHz e com 35 km de distância entre as antenas, a atenuação no espaço livre será de:
Alternativas
Q2191267 Engenharia de Telecomunicações
A Hierarquia Digital Síncrona (SDH) é utilizada como estrutura básica do módulo de transporte síncrono (STM). O STM é dividido na parte para transporte da informação (payload) e na informação adicional de seção (section overhead - SOH). A informação a ser transportada é alocada em containers (C), que são alocados no payload de containers virtuais (VC). Todos os VC’s são formados de acordo com o princípio recursivo para formar um payload e um cabeçalho de trajeto (path overhead).
Sobre os containers virtuais (VC), marque a opção correta.
Alternativas
Q2191266 Engenharia de Telecomunicações
A norma ABNT NBR 14565:2019 Cabeamento estruturado para edifícios comerciais e data centers divide o sistema de cabeamento em 3 subsistemas. Sobre o subsistema de cabeamento horizontal, analise as assertivas a seguir.

I. As tomadas de telecomunicações (TO) são localizadas na sala de equipamentos de uso comum (CER) para permitir o acesso do usuário final.
II. O canal é o caminho de transmissão entre o equipamento ativo da rede e o equipamento terminal, excluindo os “patch cords” de equipamento.
III. O enlace permanente consiste na tomada de telecomunicações, no cabo horizontal, em um ponto de consolidação opcional e na terminação do cabo horizontal no distribuidor de piso.
IV.No cabeamento horizontal os distribuidores de piso devem ser posicionados para garantir que o comprimento do canal não exceda 100 metros, independentemente do meio físico utilizado.
V. Em um sistema de cabeamento, os distribuidores oferecem os meios de configurar o cabeamento para suportar as diferentes topologias, como barramento, anel e estrela.

Estão corretas apenas as assertivas
Alternativas
Q2191265 Engenharia de Telecomunicações
Em um enlace de rádio comunicação operando em 2 GHz existe uma obstrução do tipo “gume de faca” (knife edge) posicionada no meio do enlace. No ponto do enlace em que está a obstrução, o raio da primeira zona de Fresnel é de 33,5 m. A obstrução interrompe a linha de visada, ultrapassando a linha de visada em 26,8 metros (80% do raio da primeira zona de Fresnel). Nessas condições, a atenuação adicional esperada devido ao efeito de difração por “gume de faca” será
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: B
5: C
6: D
7: C
8: D
9: D
10: B
11: B
12: A
13: D
14: A
15: C
16: C
17: B
18: B
19: C
20: D