Questões Militares Sobre terapia ocupacional na atenção à saúde em terapia ocupacional

Foram encontradas 24 questões

Q671261 Terapia Ocupacional
Sobre a atuação da terapia ocupacional no atraso no desenvolvimento infantil, é correto afirmar que
Alternativas
Q671259 Terapia Ocupacional
Sobre a terapia ocupacional e a manutenção da capacidade funcional do idoso, é correto afirmar que
Alternativas
Q671255 Terapia Ocupacional
O terapeuta ocupacional faz uso da terapia de integração sensorial no tratamento de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA). Essa abordagem terapêutica,
Alternativas
Q671252 Terapia Ocupacional
Sobre as pessoas com transtornos do espectro do autismo (TEA) e suas famílias, é correto afirmar que
Alternativas
Q671247 Terapia Ocupacional
Em terapia ocupacional, os testes servem para avaliar especificidades. Para a avaliação da destreza ou coordenação motora fina,
Alternativas
Q656158 Terapia Ocupacional
São alterações não funcionais involuntárias na posição do membro associadas ao desempenho de atividades difíceis ou estressantes:  
Alternativas
Q656156 Terapia Ocupacional
Na Estratégia Saude da Família-ESF, o Agente Comunitário de saúde – ACS é:
Alternativas
Q656155 Terapia Ocupacional
O paciente idoso que apresenta perda de memória e desorientação temporo espacial que interferem nas AVDs, pode está apresentado um quadro de:  
Alternativas
Q656145 Terapia Ocupacional
Numa equipe de reabilitação do idoso cabe ao terapeuta ocupacional:  
Alternativas
Q634994 Terapia Ocupacional

Ordene os fragmentos de modo que constituam um parágrafo coerente e coeso.

( ) O olhar do terapeuta ocupacional recai sobre a percepção da criança em sua forma de ser e fazer, abrindo caminho para a percepção das suas necessidades.

( ) Esse olhar define como o processo terapêutico pode ser direcionado pela construção de um diagnóstico em Terapia Ocupacional a partir do qual os objetivos terapêuticos serão delineados.

( ) Quando enfatizamos o olhar do terapeuta ocupacional para o sujeito da nossa clínica ou ao criar um programa de assistência para determinada população, estamos nos referindo aos aspectos que consideramos da saú­de desses indivíduos e que nos orientam na compreensão das suas necessidades.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q634983 Terapia Ocupacional

As afecções neurológicas congênitas ou hereditárias em crianças podem resultar em uma ampla gama de déficits sensoriais. Considerando as características de algumas disfunções neurológicas, analise as afirmações abaixo e, em seguida, marque a opção correta.

I. A capacidade de processar as sensações é uma habilidade de percepção.

II. A defensividade tátil pode resultar do registro e processamento errôneos dos estímulos sensoriais.

III. Controle motor é uma habilidade de percepção.

IV. A defensividade tátil é a capacidade da criança responder adequadamente aos estímulos do ambiente.

Alternativas
Q634982 Terapia Ocupacional

 É crescente o estabelecimento do nexo causal entre os fatores ocupacionais e o adoecimento. Nesse contexto, a Terapia Ocupacional tem dado contribui­ções importantes no campo da Saúde e do Trabalho. O terapeuta ocupacional pode intervir no coletivo, respeitando as diferenças individuais, visando amenizar ou evitar sobrecarga física e mental.

Em relação à atuação do terapeuta ocupacional na área de Saúde do Trabalhador, analise as afirmações abaixo e, em seguida, marque a opção correta.

I. A intervenção do terapeuta ocupacional visa à manutenção, adaptação de mobiliários, equipamentos, ferramenta e layout.

II. A intervenção do terapeuta ocupacional está voltada para o aumento da produção do trabalhador, para alcançar as metas estabelecidas pela organização.

III. A intervenção do terapeuta ocupacional visa contribuir para a compreensão sobre o processo de trabalho e a interdependência com a saúde.

IV. A intervenção do terapeuta ocupacional visa à redução do absenteísmo. 

Alternativas
Q634978 Terapia Ocupacional

Em relação aos distúrbios psiquiátricos comuns no idoso, associe as colunas. 


DISTÚRBIOS PSIOUIÁTRICOS


1. Depressão. 

2. Ansiedade. 

3. Abuso de álcool.

4. Distúrbio da personalidade.


SINTOMAS DO DISTÚRBIO NO IDOSO


( ) Percepção distorcida, falta de consciência dos efeitos sobre as outras pessoas, explosões emocionais inapropriadas e dificuldade para controlar comportamentos impulsivos.

( ) Episódios súbitos e recorrentes de apreensão intensa com fôlego curto e dor no peito.

( ) Fadiga, dificuldade de acordar pela manhã e problemas para voltar a dormir, problemas de memória e impotência. 

A alternativa que apresenta a sequência correta é: 
Alternativas
Q634977 Terapia Ocupacional

Complete as sentenças a seguir e, em seguida, marque a alternativa correta.

“O _______________________________________________ elimina as _________________ e a necessidade de modificações__________________ importantes e apresenta características que podem ser utilizadas por indivíduos com uma ampla gama de capacidades e necessidades.”

Alternativas
Q634975 Terapia Ocupacional

Leia o texto abaixo.

“O estresse origina-se de um ______________ entre as demandas de uma__________________ e uma_________________ da pessoa sobre sua capacidade de lidar com aquelas demandas.”

A alternativa que completa corretamente as lacunas acima é: 

Alternativas
Q634973 Terapia Ocupacional
No tratamento do idoso com alteração cognitiva, o terapeuta ocupacional deve considerar o declínio cognitivo e
Alternativas
Q634972 Terapia Ocupacional

Coloque entre parênteses a letra “V”, quando se trata de uma afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. São mudanças comuns no idoso as seguintes proposições:

( ) Redução da discriminação das cores e auditiva.

( ) Redução da eficiência dos rins e da capacidade cardiovascular.

( ) Redução da força e da massa óssea.

( ) Redução do número de dendritos e de neurotransmissores.

( ) Redução na capacidade de inibição do pensamento não relevante a tarefa. A alternativa que apresenta a sequência correta é:

Alternativas
Q634965 Terapia Ocupacional

Os terapeutas ocupacionais que prestam serviços de reabilitação para adultos com comprometimento neurológico deparam-se com um grande desafio. O conhecimento da neuroanatomia e neurofisiologia é fundamental. O profissional deve ser capaz de observar os clientes realizando as atividades funcionais valorizadas, desenvolver o raciocínio clínico e propor um plano de tratamento que utilize a atividade funcional, visando à autonomia e independência nas áreas de desempenho ocupacional. Baseando-se nessas informações e em seus conhecimentos sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a opção correta.

I. É imperativo que os terapeutas sejam capazes de avaliar de forma efetiva e eficiente, os clientes, para ajudá-los a conseguir seu mais alto nível funcional no ambiente menos restritivo.

II. O tratamento voltado a clientes que apresentam disfunção neurológica pode ter abordagem educativa, voltada também para abordagem de conservação de energia e simplificação de trabalho.

III. O conhecimento dos componentes de desempenho deficitários que interferem nas áreas de desempenho é relevante para o terapeuta ocupacional montar o plano de tratamento.

IV. O conhecimento dos componentes de desempenho deficitários deve sobrepor ao conhecimento dos componentes funcionais para o terapeuta ocupacional montar o plano de tratamento. 

Alternativas
Q550496 Terapia Ocupacional
Uma criança veio encaminhada pelo neuropediatra para atendimento de terapia ocupacional, com diagnostico de Paralisia Cerebral apresentando comprometimento dos 4 membros, sendo os membros superiores menos comprometidos que os inferiores. Quanto à localização é correto afirmar que a criança apresenta Paralisia Cerebral:
Alternativas
Q550492 Terapia Ocupacional
A Paralisia Cerebral é uma encefalopatia crônica não evolutiva da infância, que leva a distúrbios da motricidade, tônus e postura podendo ou não ter comprometimento cognitivo. Sua classificação clínica consiste em:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: A
5: A
6: B
7: A
8: D
9: D
10: D
11: A
12: D
13: B
14: B
15: D
16: A
17: B
18: A
19: B
20: E