Questões de Concurso Militar CIAAR 2009 para Primeiro Tenente - Psicologia Clínica
Foram encontradas 40 questões
Segundo a resolução 002/2003 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), os testes psicológicos são “(...) instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo-se um método ou técnica de uso privativo do psicólogo (...)” (Art.°1). Dessa forma, sobre o parecer do CFP em relação aos testes psicológicos, relacione as colunas e depois assinale a sequência correta nas alternativas abaixo. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.
1. Favorável
2. Desfavorável
( ) Baterias de Provas de Raciocínio (BPR- 5).
( ) Teste 16 PF.
( ) Escala de Maturidade para Escolha Profissional (EMEP).
( ) As Pirâmides Coloridas de Pfister.
( ) Teste do Desenho – Warteg.
( ) Inventário de Atitude no Trabalho.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Segundo o modelo transacional o estresse é concebido como a transação entre os ___________________ e as ____________________, na qual cada indivíduo deve ajustar-se de forma contínua ao cotidiano.
Em relação a personalidade normal e patológica de Bergeret, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) corretas(s).
I. Ser saudável é simplesmente declarar-se como tal, como um doente que se ignora como tal.
II. Saúde advém daquele que conserva em si tantas fixações conflituais como tantas outras pessoas, que não tenha encontrado dificuldades internas ou externas superiores à suas capacidades afetivas e adaptativas.
III. Pessoas saudáveis são aquelas que frente à dificuldades internas e externas não se permitem uma flexibilidade de necessidades pulsionais, nos planos pessoal e social.
IV. A personalidade reputada como normal pode, a qualquer momento de sua existência, entrar na patologia mental, inclusive na psicose e retornar com o tratamento bem efetuado.
Sobre os critérios para o ataque de pânico, preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Os critérios para o ataque do pânico envolvem um período de intenso temor ou desconforto, no qual ________________ (ou mais) sintomas desenvolvem-se abruptamente e alcançam o pico em _____________________.
Considerando a história da Psicologia, informe se é verdadeiro (V) ou Falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A psicologia de Wundt recorreu aos métodos experimentais das ciências naturais, tendo como objeto de estudo a consciência, considerando que ela (consciência) incluia muitas partes ou características distintas e podia ser estudada pelo método da análise ou redução.
( ) Os trabalhos feitos no laboratório de Leipzig foram importantes, mas não apresentaram resultados que demonstravam ser possível uma ciência psicológica com bases experimentais.
( ) Titchener, com o estruturalismo, concentrou seus estudos em uma ciência do comportamento que lidava apenas com atos comportamentais observáveis, passíveis de descrição objetiva em termos de estímulo e resposta.
( ) Nos Estados Unidos, a psicologia assumiu uma atuação prática, tendo Hall, Cattell e Witmer como alguns dos precursores da psicologia aplicada que levou a ciência para a educação, aos negócios e à indústria, aos centros de testes, aos tribunais e às clínicas de saúde mental.
Sobre a atuação do psicólogo em instituições hospitalares, relacione as colunas e depois assinale a sequência correta nas alternativas abaixo.
1. A institucionalidade que impõe limites e resistências
2. A multiplicidade de enfoques e solicitações
3. A nova espacialidade e a nova temporalidade
4. A precariedade existencial do paciente: sofrimento, alienação, crise e letalidade
( ) Leva o profissional a transpor os limites do seu consultório, mantendo contato obrigatório com outras profissões, pressupondo disponibilidade, formação específica, objetividade e coerência que abrangem, necessariamente, reformulações teóricas e metodológicas.
( ) Pressupõe a sobreposição da tarefa do psicólogo à compreensão do paciente em sua integridade, para uma reformulação de valores pessoais e profissionais.
( ) Pressupõe adaptações teórico-práticas que levam o psicólogo clínico a redefinir sua práxis no próprio espaço institucional e conjuntamente com outros profissionais, demandando atuação interdisciplinar.
( ) Determinam o fim da privacidade e a imposição do ritmo temporal do próprio paciente, que definem uma reformulação interna do psicólogo coerente com uma adaptação à nova forma de atuação.
De acordo com a teoria de Melanie Klein, indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir:
Na posição __________________, a ansiedade predominante é a de que o objeto ou objetos perseguidores entrarão no ego e dominarão e aniquilarão tanto o objeto ideal quanto o eu.
De acordo com as alterações das funções psíquicas apontadas por Dalgalarrondo, relacione as colunas e, depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.
1. Ansiedade
2. Alucinação
3. Delírio
4. Depressão
5. Ilusão
( ) Alterações do pensamento, onde o juízo de realidade apresenta-se profundamente comprometido.
( ) Estado de humor desconfortável, uma apreensão negativa em relação ao futuro, uma inquietação interna desagradável, que inclui manifestação somáticas e psíquicas.
( ) Estreitamento das perspectivas existenciais até sua anulação, ambivalência afetiva, agitação psicomotora, perturbação do apetite, amorfismo afetivo, isolamento social entre outros sintomas caracterizam este quadro clínico.
( ) Alterações da senso-percepção, onde o aparato sensorial, ou seja, as capacidades de interpretação e decodificação dos estímulos sensoriais recebidos pelo indivíduo estão comprometidos a tal ponto que distorcem ou criam falsas interpretações.
A personalidade do indivíduo, para Erikson, se desenvolve através de uma sequência de estágios marcados por crises dominantes que necessitam ser superadas. Cada crise tem como referência pares sociais que auxiliam na integração e diferenciação da posição psicossocial, enfatizando o papel determinante do contexto social no desenvolvimento humano. Face ao exposto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A confiança básica se estabelece durante o estágio sensorial, a medida que a criança se desenvolve e se familiariza com as experiências sensoriais, começa a se identificar com as pessoas responsáveis pelo seu cuidado.
II. O estágio da diligência X inferioridade coincide com a educação forma escolar, a qual promove o contato da criança com a realidade, obrigando-a a lidar com a imaginação do estágio anterior frente as regras da realidade. O interesse pelo brincar da lugar ao interesse por situações produtivas e pelo manejo de instrumentos utilizados para trabalhar.
III. A preocupação em orientar e investir na geração seguinte caracteriza o estágio da Generatividade X Estagnação. Essa transmissão de valores sociais é uma necessidade para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade. A força que gera a preocupação com a continuidade, a generatividade, inclui a preocupação com a geração de novos seres, novos produtos e ideias, proporcionando o desenvolvimento da virtude do cuidado com as pessoas e pela criação humana.
IV. A integridade refere-se ao um senso de coerência que certamente corre um risco frente ao finitude e a perda das capacidades físicas, psíquicas e sociais. Nesta fase o sujeito é confrontado com o seu próprio ciclo de vida, após ter cuidado da continuidade da sociedade por meio do cuidade de pessoas, produtos e ideias e de ter se adaptado aos sucessos e fracassos da existência.
Em relação às diretrizes para a humanização em saúde, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Valorização da dimensão social em detrimento da subjetiva em torno das práticas.
( ) Fortalecimento do trabalho em equipes multiprofissionais.
( ) Valorização do profissional de saúde.
( ) Centralização da responsabilidade na gestão e atenção.
Segundo a perspectiva biopsicossocial, o comportamento humano é determinado através da ação conjunta entre as forças biológicas, psicológicas e sociais. Nesta perspectiva, relacione as colunas e depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.
1. Contexto biológico
2. Contexto psicológico
3. Contexto social
( ) Estrutura genética
( ) Percepção de estresse
( ) Identidade cultural
( ) Personalidade
( ) Sistema nervoso
( ) Classe Socioeconomica
( ) Emoção
( ) Sistema imunológico
Considerando o processo psicodiagnóstico, especificamente sobre os passos de um processo psicodiagnóstico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O processo psicodiagnóstico não se compara a um processo científico, dessa forma inicia-se com perguntas específicas, mas estas perguntas não visam formular objetivos e hipóteses, mas sim servir como contato inicial.
( ) A etapa do plano de avaliação refere-se ao processo pela qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as perguntas iniciais e suas possíveis respostas.
( ) O informe ou comunicação dos resultados constitui uma unidade do psicodiagnóstico que é facultativo, dependendo da percepção do psicólogo quanto à importância do mesmo, podendo ou não ser seguida de recomendações.
( ) A Bateria de testes é o conjunto de testes ou técnicas, que podem variar entre dois ou cinco instrumentos, que são incluídos no processo psicodiagnóstico para fornecer subsídios que permitam confirmar ou infirmar os objetivos do processo.
Em relação às psicoterapias, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as INCORRETAS.
I. A psicanálise destina-se ao tratamento de problemas de natureza crônica, cuja origem situa-se em dificuldades ocorridas no passado, em especial nas relações com os pais, mesmo quando suas manifestações ocorrem no presente.
II. A psicoterapia breve dinâmica está indicada no tratamento de problemas circunscritos ou mudanças de caráter em áreas restritas da personalidade. Terapeuta e paciente devem poder rapidamente definir um foco ou problema principal e estar de acordo em trabalhar sobre ele.
III. A terapia comportamental baseia-se em alguns princípios e teorias da aprendizagem para explicar tanto o surgimento como a eliminação de sintomas psicopatológicos mediante a aplicação de técnicas.
IV. Na terapia familiar os problemas psicopatológicos familiares devem ser entendidos individualmente, de maneira que os vários problemas individuais criam verdadeiros círculos viciosos ou terem um papel importante na sua solução.
Uma parte integrante de toda terapia é o contrato terapêutico, que define o que é a terapia, para quem e para que se destina. Sobre o contrato terapêutico assinale a alternativa que NÃO aponta as combinações e arranjos feitos em um contrato terapêutico.
I. Frequência, horário e duração das sessões.
II. Honorários.
III. Pensamentos, fantasias ou lembranças.
IV. Faltas e atrasos.
V. Sentimentos e emoções.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Os testes IFP (Inventário Fatorial de Personalidade), CPS (Escalas de Personalidade Comrey) e as Escalas Beck são considerados __________________________, enquanto os testes Pfister (As Piramides Coloridas de Pfister) , Rorschach e teste das fábulas são considerados ________________________.
Quanto a psicoterapia aplicada ao idoso, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, e depois assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta.
( ) Um dos principais temas trabalhados na velhice são as perdas, entre elas, as mais frequentes são a da saúde física, a diminuição das capacidades, a perda de companhia e a perda do cônjuge.
( ) A psicoterapia na velhice visa a manutenção da auto-estima, a integridade do ego e um senso de propósito na vida, visto que enfrentam uma fase de alterações físicas, aposentadoria e perda do controle.
( ) A questão dos papéis sociais se faz relevante porque o papel profissional é abandonado quando da aposentadoria, o de filho ou filha deixa de existir quando da morte do último dos pais e a viuvez significa deixar de desempenhar o papel de cônjuge.
( ) Para Erikson, na busca por atingir a integridade o adulto de terceira idade deve chegar aprender quais são os privilégios, obrigações e limitações que precisam enfrentar, aprendendo a ter autocontrole entre o desejo de explorar e a imposição de regras, criando um senso de autonomia.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
________________ “(...) se refere às repostas psicológicas do terapeuta ao paciente, vistas por ele como resultantes de conflitos neuróticos a serem superados.” (EIZIRIK et al., 1998).
________________ é “(...) toda uma série de experiências psíquicas prévias revividas, não como algo do passado, mas como um vínculo atual com a pessoa do médico.” (FREUD, 1905).
Sobre o condicionamento operante, informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Operante significa que a resposta age ou interage no ambiente de modo a modificá-lo. As consequências do comportamento não retroagem sobre ele, fazendo com que seja alta a probabilidade de ocorrer novamente.
( ) Se determinada consequência aumenta a frequência de um comportamento, ela é denominada reforço positivo. Se é sua retirada que aumenta a frequência, é chamada de reforço negativo.
( ) O terapeuta atua orientando mudanças no modo de administração dos reforços, tornando-os mais eficazes, adequando sua frequência, latência e qualidade. Também pode atuar em ambientes especialmente preparados, com equipe adequadamente treinada para ministrar os reforços planejados.
( ) O reforço negativo pela punição e métodos aversivos foram estudados e abandonados por sua questionabilidade ética e ineficácia. (...) a punição produz a extinção da frequência com que o comportamento ocorre e mesmo enquanto o agente punitivo estiver ausente.
Considerando as fases de luto e morte de Kubler-Ross, relacione as colunas e depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.
1. Negação e isolamento
2. Raiva
3. Barganha
4. Depressão
5. Aceitação
( ) Funciona como um pára-choque depois da notícia inesperada e chocante, deixando que a pessoa se recupere com o tempo, mobilizando outras medidas menos radicais.
( ) Reação que toma o lugar do alheamento e do estoicismo, da revolta e da raiva, frente a uma situação na qual não consegue mais esconder sua doença.
( ) Quando não é mais possível manter firme o primeiro estágio da negação, esta reação se propaga em todas as direções e projeta-se no ambiente, muitas vezes sem razão plausível.
( ) Estágio menos conhecido, mas igualmente útil ao paciente, embora por curto período de tempo, no qual tenta-se estabelecer algum tipo de acordo, geralmente com uma entidade divina, que o tire da situação em que se encontra.