Questões de Concurso Militar AFA 2010 para Aspirante da Aeronáuitca
Foram encontradas 20 questões
Um turista, passeando de bugre pelas areias de uma praia em Natal – RN, percorre uma trajetória triangular, que pode ser dividida em três trechos, conforme a figura abaixo.
Os trechos B e C possuem o mesmo comprimento, mas as velocidades médias desenvolvidas nos trechos A, B e C foram, respectivamente, v, 2v e v.
A velocidade escalar média desenvolvida pelo turista para
percorrer toda a trajetória triangular vale
Duas partículas, A e B, que executam movimentos retilíneos uniformemente variados, se encontram em t = 0 na mesma posição. Suas velocidades, a partir desse instante, são representadas pelo gráfico abaixo.
As acelerações experimentadas por A e B têm o mesmo
módulo de 0,2 m/s2
. Com base nesses dados, é correto
afirmar que essas partículas se encontrarão novamente no
instante
Um garoto, que se encontra em repouso, faz girar, com velocidade constante, uma pedra de massa m presa a um fio ideal. Descrevendo uma trajetória circular de raio R num plano vertical, essa pedra dá diversas voltas, até que, em um dado instante, o fio arrebenta e ela é lançada horizontalmente, conforme ilustra a figura a seguir.
Sujeita apenas à aceleração da gravidade g, a pedra passou, então, a descrever uma trajetória parabólica, percorrendo uma distância horizontal x equivalente a 4R.
A tração experimentada pelo fio toda vez que a pedra
passava pelo ponto onde ele se rompeu era igual a
Considere que dois vetores fazem entre si um ângulo de 60°, quando têm suas origens sobre um ponto em comum. Além disso, considere também, que o módulo de é duas vezes maior que o de , ou seja, B = 2A. Sendo o vetor soma e o vetor diferença , a razão entre os módulos S/D vale
Analise as afirmativas abaixo sobre impulso e quantidade de movimento.
I - Considere dois corpos A e B deslocando-se com quantidades de movimento constantes e iguais. Se a massa de A for o dobro de B, então, o módulo da velocidade de A será metade do de B.
II - A força de atrito sempre exerce impulso sobre os corpos em que atua.
III - A quantidade de movimento de uma luminária fixa no teto de um trem é nula para um passageiro, que permanece em seu lugar durante todo o trajeto, mas não o é para uma pessoa na plataforma que vê o trem passar.
IV - Se um jovem que está afundando na areia movediça de um pântano puxar seus cabelos para cima, ele se salvará.
São corretas
Duas esferinhas A e B, de massas 2m e m, respectivamente, são lançadas com a mesma energia cinética do ponto P e seguem as trajetórias indicadas na figura abaixo.
Sendo a aceleração da gravidade local constante e a
resistência do ar desprezível, é correto afirmar que a
razão entre as velocidades das esferinhas A e B
imediatamente antes de atingir o solo é
Quando usamos um termômetro clínico de mercúrio para medir a nossa temperatura, esperamos um certo tempo para que o mesmo possa indicar a temperatura correta do nosso corpo. Com base nisso, analise as proposições a seguir.
I) Ao indicar a temperatura do nosso corpo, o termômetro entra em equilíbrio térmico com ele, o que demora algum tempo para acontecer.
II) Inicialmente, a indicação do termômetro irá baixar pois o vidro transmite mal o calor e se aquece primeiro que o mercúrio, o tubo capilar de vidro se dilata e o nível do líquido desce.
III) Após algum tempo, como o mercúrio se dilata mais que o vidro do tubo, a indicação começa a subir até estabilizar, quando o termômetro indica a temperatura do nosso corpo.
Podemos afirmar que são corretas as afirmativas
O esquema abaixo mostra uma rede elétrica constituída de dois fios fase e um neutro, alimentando cinco resistores ôhmicos.
Se o fio neutro se romper no ponto A, a potência dissipada
irá aumentar apenas no(s) resistor(es)
Com base nos processos de transmissão de calor, analise as proposições a seguir.
I - A serragem é melhor isolante térmico do que a madeira, da qual foi retirada, porque entre as partículas de madeira da serragem existe ar, que é um isolante térmico melhor que a madeira.
II - Se a superfície de um lago estiver congelada, a maior temperatura que a camada de água do fundo poderá atingir é 2 °C.
III - O interior de uma estufa de plantas é mais quente que o exterior, porque a energia solar que atravessa o vidro na forma de raios infravermelhos é parcialmente absorvida pelas plantas e demais corpos presentes e depois emitida por eles na forma de raios ultravioletas que não atravessam o vidro, aquecendo assim o interior da estufa.
IV - Durante o dia, sob as túnicas claras que refletem boa parte da energia do sol, os beduínos no deserto usam roupa de lã, para minimizar as trocas de calor com o ambiente.
São verdadeiras apenas as proposições
O diagrama abaixo representa um ciclo realizado por um sistema termodinâmico constituído por n mols de um gás ideal.
Sabendo-se que em cada segundo o sistema realiza 40
ciclos iguais a este, é correto afirmar que a(o)
No circuito representado pela figura abaixo, estando o capacitor completamente carregado, leva-se a chave K da posição A para a posição B.
A quantidade de energia, em mJ dissipada pelo resistor de
1 Ω, após essa operação, é igual a
Três raios de luz monocromáticos correspondendo às cores vermelho (Vm), amarelo (Am) e violeta (Vi) do espectro eletromagnético visível incidem na superfície de separação, perfeitamente plana, entre o ar e a água, fazendo o mesmo ângulo θ com essa superfície, como mostra a figura abaixo.
Sabe-se que α, β e γ são, respectivamente, os ângulos de
refração, dos raios vermelho, amarelo e violeta, em relação
à normal no ponto de incidência. A opção que melhor
representa a relação entre esses ângulos é
Um instantâneo de uma corda, onde se estabeleceu uma onda estacionária, é apresentado na figura abaixo.
Nesta situação, considerada ideal, a energia associada aos pontos 1, 2 e 3 da corda é apenas potencial.
No instante igual a 3/4 de ciclo após a situação inicial acima,
a configuração que melhor representa a forma da corda e o
sentido das velocidades dos pontos 1, 2 e 3 é
Um objeto luminoso é colocado em frente ao orifício de uma câmara escura como mostra a figura abaixo.
Do lado oposto ao orifício é colocado um espelho plano com
sua face espelhada voltada para o anteparo translúcido da
câmara e paralela a este, de forma que um observador em A
possa visualizar a imagem do objeto estabelecida no
anteparo pelo espelho. Nessas condições, a configuração
que melhor representa a imagem vista pelo observador
através do espelho é
Dois corpos, de dimensões desprezíveis, A e B presos a molas ideais, não deformadas, de constantes elásticas kA e kB, respectivamente, estão, inicialmente, separados de uma distância d numa plataforma sem atrito como mostra a figura a seguir.
A partir dessa situação, os blocos são então lentamente puxados por forças de mesma intensidade, aproximando-se, até se encostarem. Em seguida, são abandonados, passando a oscilar em movimento harmônico simples. Considere que não haja interação entre os blocos quando esses se encontram.
Nessas condições, a soma das energias mecânicas dos
corpos A e B será
A figura abaixo mostra um ímã AB se deslocando, no sentido indicado pela seta, sobre um trilho horizontal envolvido por uma bobina metálica fixa.
Nessas condições, é correto afirmar que, durante a
aproximação do ímã, a bobina
Uma partícula de massa m e carga elétrica +q é lançada obliquamente com velocidade numa região R onde existe um campo elétrico uniforme , vertical, conforme ilustrado na figura abaixo.
Devido à ação deste campo elétrico e do gravitacional ,
enquanto a partícula estiver nessa região R, sua aceleração
vetorial
Um diapasão de frequência conhecida igual a 340 Hz é posto a vibrar continuamente próximo à boca de um tubo, de 1 m de comprimento, que possui em sua base um dispositivo que permite a entrada lenta e gradativa de água como mostra o desenho abaixo.
Quando a água no interior do tubo atinge uma determinada
altura h a partir da base, o som emitido pelo tubo é muito
reforçado. Considerando a velocidade do som no local de
340 m/s, a opção que melhor representa as ondas
estacionárias que se formam no interior do tubo no momento
do reforço é