Questões de Concurso Militar CIAAR 2010 para Primeiro Tenente - Engenharia Cartográfica
Foram encontradas 3 questões
Analise as afirmações abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Há uma correspondência matemática biunívoca entre as coordenadas geodésicas dos pontos do Sistema Geodésico Brasileiro e as suas homólogas plano-retangulares nos sistemas parciais de latitudes e longitudes.
( ) O Sistema Geodésico Brasileiro possui orientação geocêntrica com o eixo de rotação do elipsoide paralelo ao eixo de rotação da Terra e o plano meridiano origem paralelo ao plano meridiano de Greenwich.
( ) O referencial altimétrico do Sistema Geodésico Brasileiro coincide com a superfície equipotencial que contém o nível médio dos mares.
( ) Os pontos do Sistema Geodésico Brasileiro são compatíveis com as finalidades a que se
destinam, tendo como imagem geométrica da Terra o Elipsoide de Referência Internacional
do datum de Chuá ,de 1967, do paralelo 45.
Sobre o sistema SIRGAS (Sistema de Referência Geocêntrico para a América do Sul), analise as afirmações abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O SIRGAS foi criado em outubro de 1993, contando com a participação dos países da América do Sul, representados por suas agências nacionais, tendo como principal objetivo estabelecer um sistema de referência geocêntrico para a América do Sul.
( ) A adoção do SIRGAS segue uma tendência atual, tendo em vista as potencialidades do GPS e as facilidades para os usuários, pois, com esse sistema geocêntrico, as coordenadas obtidas com GPS, relativamente a esta rede, podem ser aplicadas diretamente aos levantamentos cartográficos, evitando a necessidade de transformações e integração entre os dois referenciais.
( ) O elipsoide utilizado é o GRS-80 (Geodetic Reference System 1980), sendo considerado idêntico ao WGS84 em questões de ordem prática, como é o caso do mapeamento.
( ) Foi oficialmente adotado como Referencial Geodésico Brasileiro em 2000, por meio de
Resolução do Presidente do IBGE, em que é alterada a caracterização do Sistema Geodésico
Brasileiro, estando atualmente em um período de transição de 15 anos, em que o SAD69 só
poderá ser utilizado pela comunidade com a devida correlação ao novo sistema.