Questões de Concurso Militar CIAAR 2012 para Primeiro Tenente - Capelão Militar Católico
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I. Uma vez que os fiéis defuntos em vias de purificação também são membros da mesma comunhão dos santos, podemos ajudá-los, entre outros modos, obtendo em favor deles indulgências para libertação das penas temporais devidas por seus pecados.
PORQUE
II. A indulgência se obtém de Deus mediante a Igreja, que, em virtude do poder de ligar e desligar que Cristo Jesus lhe concedeu, intervém em favor do cristão, abrindo-lhe o tesouro dos méritos de Cristo e dos santos para obter do Pai das misericórdias a remissão das penas temporais devidas a seus pecados. Assim, a Igreja não só vem em auxílio do Cristão, mas também o incita a obras de piedade, de penitência e de caridade.
É correto afirmar que
(Catecismo da Igreja Católica – CIC. São Paulo: Loyola, 2000. Parágrafo 2421.)
(Catecismo da Igreja Católica – CIC. São Paulo: Loyola, 2000. Parágrafo 2423-24.)
De acordo com a citação acima, assinale a imagem que a ilustra coerentemente.
(Catecismo da Igreja Católica – CIC. São Paulo: Loyola, 2000. Parágrafo 1024.)
“Se quisermos redescobrir em toda a sua riqueza a relação íntima entre a Igreja e a Eucaristia, não podemos esquecer Maria, Mãe e modelo da Igreja. (...) Maria pode guiar-nos para o Santíssimo Sacramento porque tem uma profunda ligação com ele.”
(II Paulo, João. Ecclesia de Eucharistia. Capítulo VI.)
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Maria só praticou a sua fé eucarística depois de instituída a Eucaristia.
( ) Na Eucaristia, a Igreja une-se plenamente a Cristo e ao seu sacrifício, com o mesmo espírito de Maria.
( ) Ao longo de toda a sua existência ao lado de Cristo, e não apenas no Calvário, Maria viveu a dimensão sacrificial da Eucaristia.
(Catecismo da Igreja Católica – CIC. São Paulo: Loyola, 2000. Parágrafo 1420.)
Dessa forma, existem dois sacramentos de cura, que são
Cada homem recebe em sua alma imortal a retribuição eterna a partir do momento da morte, num _________________ que coloca sua vida em relação à ____________________, seja por meio de uma purificação, seja para entrar de imediato na felicidade do céu, seja para condenar-se de imediato para sempre.
Catecismo da Igreja Católica – CIC. São Paulo: Loyola, 2000. Parágrafo 1022.)
I. O período dos Juízes foi marcado por uma intensa coesão política.
II. Ao longo da história desse povo encontra-se uma teologia da autoridade política.
III. Em sua história, houve um período que pode ser denominado de democracia tribal.
Estão corretas as afirmativas
A palavra _______________ é o termo mais frequentemente empregado para referir-se à preocupação de Deus pelos homens. Significa misericórdia, bondade, proximidade, graça, fidelidade, solidariedade...
(Santa Bárbara, Luiz González – Carvajal. Notícias de Deus Pai. São Paulo: Loyola, 1999. p. 76.)
(Catecismo da Igreja Católica – CIC. São Paulo: Loyola, 2000. Parágrafo 691-693.)
A partir das nomenclaturas bíblicas para o Espírito Santo, assinale a alternativa que contém uma denominação incorreta.
(Comblin, José. Breve Curso de Teologia: Jesus Cristo e sua missão. V. 1. São Paulo: Paulus, 1983. p. 175.)
Ele não queria a morte,
(Comblin, José. Breve Curso de Teologia: Jesus Cristo e sua missão. V. 1. São Paulo: Paulus, 1983. p. 196.)
Sobre os efeitos diretos da ressurreição de Jesus, analise as afirmativas abaixo.
I. Abrir as portas da vida eterna.
II. A reconciliação com Deus, perdoando o pecado para recuperar a graça santificante.
III. O consolo, a paz e o ânimo para suportar cristãmente os sofrimentos da enfermidade ou da velhice.
IV. Início da formação de um só corpo com seus discípulos, um só homem novo, uma só unidade de vida. O corp místico de Cristo.
Estão corretas apenas as afirmativas
(Comblin, José. Breve Curso de Teologia: Jesus Cristo e sua missão. V. 1. São Paulo: Paulus, 1983. p. 172.)
Ao considerar essas fórmulas literalmente, conclui-se exatamente o contrário daquilo que Deus quer dizer, pois o (a)
( ) Deus Pai é o único e verdadeiro Deus, eterno e sem princípio.
( ) Concebe a unidade/trindade de Deus, porém superestima o Espírito Santo.
( ) Considera o Filho e o Espírito Santo como entidades intermediárias entre Deus e o mundo.
( ) Para Ário, o Filho e o Espírito Santo são pessoas divinas semelhantes, iguais e unas a Deus Pai.
(Santa Bárbara, Luiz Gonzalez – Carvajal. Notícias de Deus Pai. São Paulo: Loyola, 1999, p. 160.)
Qual é a definição correta da relação ad extra da trindade?
“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue. Sei que depois da minha partida se introduzirão entre vós lobos cruéis que não pouparão o rebanho. Mesmo dentre vós surgirão homens que irão proferir doutrinas perversas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos. Vigiai!” (At 20, 28-31.)
“Torno a lembrar-te a recomendação que te dei, quando parti para a Macedônia: devias permanecer em Éfeso para impedir que certas pessoas andassem a ensinar doutrinas extravagantes.” (1Tm 1, 3.)
“Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim sobre a fé e o amor a Jesus Cristo. Guarda o precioso depósito pela virtude do ‘Espírito Santo’.” (2Tm 1, 13-14.)
As citações bíblicas acima referem-se à
(Santa Bárbara, Luiz Gonzalez – Carvajal. Notícias de Deus Pai. São Paulo: Loyola, 1999. p. 148.)
A citação se trata da concepção trinitária denominada
I. Triteísmo.
II. Modalismo.
III. Subordinacionismo.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)
(Santa Bárbara, Luiz Gonzalez – Carvajal. Notícias de Deus Pai. São Paulo: Loyola, 1999. p. 177.)
De acordo com o enunciado, é teologicamente correto afirmar que
I. Deus não é masculino, nem feminino.
II. é pertinente que Deus seja Homem, haja vista ser referenciado nas escrituras no gênero masculino.
III. a imagem de Deus quando ligada a algum gênero sexual, demonstra a necessidade humana de antropomorfizar, de tornar o não inteligível em inteligível.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)