Questões de Concurso Militar CIAAR 2013 para Primeiro Tenente - Engenharia Cartográfica
Foram encontradas 30 questões
Diante do exposto, é correto afirmar que
I. O desenho topográfico final é a peça gráfica realizada, a partir do original topográfico, sobre base transparente, dimensionalmente estável (poliéster ou similar), quadriculada previamente, em formato definido nas NBR 8196, NBR 8402, NBR 8403, NBR 10068, NBR 10126, NBR 10582 e NBR 10647, com área útil adequada à representação do levantamento topográfico, comportando, ainda, moldura e identificadores conforme o modelo definido pela destinação do levantamento.
II. O apoio topográfico é o conjunto dos pontos planimétrico, altimétrico ou planialtimétrico, que dão suporte ao levantamento topográfico. O apoio topográfico altimétrico tem suas alturas referidas a uma superfície de nível arbitrária (cotas) ou ao nível médio do mar (altitudes). O apoio topográfico planimétrico tem coordenadas cartesianas (x e y) obtidas a partir de uma origem no plano topográfico, que serve de base planimétrica ao levantamento topográfico.
III. O levantamento de detalhes é um conjunto de operações topográficas clássicas (poligonais, irradiações, interseções ou por ordenadas sobre uma linha-base), destinado à determinação das posições planimétrica e/ou altimétrica dos pontos, permitindo a representação do terreno a ser levantado topograficamente a partir do apoio topográfico.
IV. O levantamento topográfico é um conjunto de métodos e processos que, através das medições de ângulos horizontais e verticais, além das distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas.
Estão corretas as afirmativas
I. nas medidas dos desníveis, em distâncias superiores a 1.000 m, para a representação planimétrica dos detalhes levantados, o efeito conjunto da curvatura terrestre e da refração atmosférica deve ser eliminado ou minimizado por procedimentos operacionais ou correções apropriadas; e nas medições de distâncias no apoio topográfico planimétrico, a redução destas ao nível de referência altimétrica do sistema deve ser levada em consideração.
II. o posicionamento geográfico da área, objeto de levantamento, quando possível, deve ser dado pelas coordenadas geodésicas da origem do sistema planimétrico.
III. quando se utilizar como origem planimétrica do levantamento topográfico um ponto com coordenadas UTM, este deve, necessariamente, constar do Relatório Técnico e da legenda do Desenho Topográfico Final.
Estão corretas as afirmativas
De acordo com a figura anterior, analise as afirmativas abaixo.
I. Os pontos D e F da planta podem ser descartados, visto que são opcionais em plantas topográficas.
II. O ponto B indica a linha de confrontação do terreno com seus arredores e o ponto C, a longitude do terreno.
III. Os pontos A e E são itens obrigatórios em qualquer tipo de planta topográfica.
IV. O ponto C é um item essencial, mas só aparece em plantas topográficas planialtimétricas.
Estão corretas as afirmativas
( ) Sempre que a área a cobrir com um levantamento topográfico precisar de mais de dois ou três pares estereoscópicos de fotografias aéreas, em particular em terreno acidentado, este método torna-se mais econômico do que o método clássico.
( ) Os levantamentos topográficos por este método baseiam-se em análise, medição e interpretação de fotografias aéreas, com recurso a aparelhos de restituição estereoscópica.
( ) Os restituidores, tanto analógicos, quanto analíticos, processam pares estereoscópicos de fotografias aéreas, isto é, pares de imagens fotográficas da mesma porção do terreno, tirados de pontos de vista diferentes.
( ) Alguns dos mais modernos aparelhos de restituição processam imagens em formato digital: fotografia aérea vetorizada, isto é, digitalizada matricialmente.
I. Deve-se adotar um sistema de projeção que requer o conhecimento adequado em cartografia, haja vista que um sistema pode ou não satisfazer a uma necessidade específica. Ocorre, contudo, que, em alguns casos, mais de um sistema se ajusta a determinado fim e cabe ao CREA (a quem solicita o serviço) definir o mais simples e econômico.
II. Após a escolha do sistema de projeção estabelece-se o quadriculado, que é a rede de transformadas dos paralelos e meridianos.
III. Na fase final, o mapa é preenchido através dos levantamentos astronômicos, geodésicos e fotogramétricos.
( ) É constituído por uma base que apresenta um nível tubular e parafusos nivelantes fixada a uma luneta de pontaria, cuja linha de colimação pretendida é vertical.
( ) A necessidade de, em cada pontaria óptica, proceder à verticalização manual da linha de colimação, cuja operação é demorada, suscitou o desenvolvimento dos chamados níveis ópticos automáticos.
( ) Nos níveis automáticos, o nível tórico é substituído por dispositivos mecânicos que, sob o efeito do campo gravífico, tornam automaticamente vertical a linha de colimação da luneta.
( ) Os níveis ópticos digitais que permitem, após uma pontaria óptica da luneta sobre balisas, com escalas graduadas em código de barras, a leitura e o seu registro automático em dispositivo magnético, agilizam as operações de nivelamento geométrico.
( ) Um datum regional usa várias estações astronômicas para posicionar o elipsoide. É fixado de modo a minimizar os desvios da vertical em todas as estações.
( ) Um datum global é constituído por um elipsoide de referência, posicionado numa só estação terrestre, cujas coordenadas naturais são determinadas com rigor.
( ) A localização do elipsoide de um datum local é tal que as coordenadas elipsoidais da estação se tornam iguais às suas coordenadas naturais.
( ) Os data locais e regionais são utilizados com finalidades práticas, como, por exemplo, o apoio à elaboração de cartografia topográfica.
( ) O estabelecimento dos data globais está apenas ao alcance das grandes potências (EUA, Rússia) ou das Organizações Científicas Internacionais (IAG etc.).
I. redes.
II. planialtimétricos.
III. ambientais.
IV. cadastrais.
Estão corretos apenas os dados geográficos
( ) Altura do instrumento é a distância vertical entre 2 planos horizontais.
( ) Azimute é o ângulo formado partindo da linha norte e varia de 0 a 360º.
( ) Ângulo horizontal é a distância horizontal formada entre dois planos verticais.
( ) Visada a ré em um nivelamento pode ser feita para frente, para trás, ou para os lados, portanto, não é a direção da visada que faz com que ela seja a ré, e sim sua finalidade.