Questões de Concurso Militar AFA 2014 para Aspirante da Aeronáutica
Foram encontradas 16 questões
Analise as assertivas feitas em relação ao que se discute no texto e as inferências possíveis acerca dessa discussão. Julgue-as como adequadas ou inadequadas. Em seguida, assinale a alternativa que contém apenas assertivas adequadas.
I. As mulheres gostam de receber elogios e, quando os recebem, aceitam-nos e ficam mais receptivas não se preocupando muito com a veracidade deles.
II. A expressão “bom” (l.2) é própria da linguagem oral e se encontra nesse texto escrito com o objetivo de chamar o leitor para estar mais próximo do locutor.
III. As expressões “e ela irá com a sua cara” (l.5 e 6), “ela é um avião no mundo dos negócios” (l.17 e 18) e “quer ver o mundo cair” (l.21) foram empregadas para tornar o texto acessível a todo tipo de leitor, inclusive aos menos escolarizados.
IV. No trecho que vai das linhas 5 a 20, o texto se apresenta com características injuntivas, ou seja, instruem o leitor a agir de uma forma que, segundo o locutor, irá causar boa impressão nas mulheres.
V. “Namoradinha do Brasil” era um título concedido a celebridades que se encaixavam no perfil de mulher “boazinha”, ou seja, aquela que “nunca teve um chilique” (l.29) que “nunca colocou os pés num show de rock” (l.30), que vivia “rodeada de panelinhas e nenezinhos” (l.38 e 39) e, principalmente, conservava-se solteira para manutenção do título.
VI. As mulheres hoje em dia, para serem valorizadas, não
podem e não devem aceitar elogios que as associem às
tarefas domésticas e aos seus atributos que não sejam
aqueles relacionados à sua competência e ao seu novo
papel na sociedade moderna.
Leia os fragmentos abaixo:
Quietinhas, mas inquietas. (l.45)
Ser boa é bom, ser boazinha é péssimo. (l.56)
I. O grau superlativo absoluto sintético foi utilizado para estabelecer a diferença entre as mulheres boas e as boazinhas.
II. O paradoxo foi utilizado no primeiro fragmento para ressaltar a complexidade do comportamento feminino por meio da coexistência de aspectos opostos.
III. Ambos os fragmentos apresentam como recursos expressivos o jogo com palavras cognatas e o uso da adversidade.
Estão corretas as alternativas:
“Suas histórias contêm lições para outras desbravadoras – e para os homens também.” (l.32 e 33)
Sobre o excerto é correto afirmar que