Questões de Concurso Militar CIAAR 2014 para Primeiro Tenente - Cirurgia Geral
Foram encontradas 30 questões
O Código de Ética Médica estabelece princípios vedados aos médicos relacionados à auditoria e perícia médica. Em relação a esses princípios, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É permitido ao médico assinar laudos periciais, auditoriais ou de verificação médico-legal quando não tenha realizado pessoalmente o exame.
( ) É permitido ao médico ser perito ou auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue ou tenha atuado.
( ) É vedado ao médico realizar exames médico-periciais de corpo de delito em seres humanos no interior de prédios ou de dependências de delegacias de polícia, unidades militares, casas de detenção e presídios.
( ) É vedado ao médico receber remuneração ou gratificação por valores vinculados à glosa ou ao sucesso da causa, quando na função de perito ou de auditor.
Todo médico deve manter uma boa relação com pacientes e familiares, devendo seguir sempre os princípios do Código de Ética Médica. A respeito da relação com pacientes e familiares, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É vedado ao médico deixar de atender um paciente que procure seus cuidados profissionais em casos de urgência ou emergência, quando não haja outro médico ou serviço médico em condições de fazê-lo.
( ) É vedado ao médico opor-se à realização de junta médica ou segunda opinião solicitada pelo paciente ou por seu representante legal.
( ) É vedado ao médico exagerar a gravidade do diagnóstico ou do prognóstico, complicar a terapêutica ou exceder-se no número de visitas, consultas ou quaisquer outros procedimentos médicos.
Um dos maiores desafios para o sucesso de um transplante é a rejeição. A rejeição de um enxerto envolve a participação de várias células imunologicamente específicas e não específicas. Sobre os 3 tipos de rejeição do enxerto, analise as afirmativas abaixo.
I. A rejeição hiperaguda é mediada por anticorpos pré-formados, que se ligam ao endotélio, porém, não ativam o complemento.
II. Na rejeição aguda, os mediadores são os linfócitos T e ocorre após 6 meses de transplante. Esse é o tipo mais comum de rejeição ao enxerto.
III. A rejeição crônica é a causa mais comum de perda do enxerto após 1 ano de transplante. Ela é mediada tanto por células B quanto por células T.
Está(ão) incorreta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
O câncer cervical diagnosticado no início da gravidez é uma situação complicada, pois, ao continuar a gestação, a mãe estará arriscando a própria vida. Sobre a abordagem cirúrgica dessa enfermidade, analise as afirmativas abaixo.
I. É recomendado no primeiro trimestre a histerectomia radical nas lesões em estádio IB1 e quimioterapia nas lesões em estádio mais baixo (IA1 e IA2).
II. A radioterapia provoca aborto espontâneo por volta da 10ª semana.
III. Após o segundo trimestre, a paciente poderá passar por uma conduta expectante até a maturidade do feto.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)