Questões de Concurso Militar CIAAR 2014 para Primeiro Tenente - Cirurgia Toráxica

Foram encontradas 27 questões

Q688075 Medicina

O Pectus carinatum é o defeito da parede torácica anterior, ocasionado pela protusão do esterno e cartilagens costais, dando ao tórax aspecto carinatum, ou seja, “peito de pombo”. Analise os itens, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Pectus carinatum inferior é a deformidade clássica, constituída pela proeminência do esterno, principalmente na sua porção média e inferior, sendo acompanhada, quase sempre, de depressão costal bilateral inferior.

( ) No Pectus carinatum assimétrico tem-se um aumento das cartilagens em um hemitórax ou, mais acentuadamente, em um dos hemitóraces, causando rotação do esterno em torno do seu eixo e em direção posterior no outro hemitórax.

( ) Pectus carinatum superior é a forma mais frequente, ocorrendo na proporção de 3:5 em relação ao Pectus excavatum.

Alternativas
Q688076 Medicina
O pneumotórax é definido como a presença de ar livre na cavidade pleural. É uma entidade clínica frequente que apresenta diversas peculiaridades, tanto em sua apresentação clínica quanto no seu tratamento. Das alternativas abaixo, qual delas não representa uma forma de pneumotórax espontâneo?
Alternativas
Q688077 Medicina
O pneumotórax espontâneo, geralmente, ocorre com o paciente em repouso, raramente durante exercício. Dor torácica e dispneia são os sintomas mais frequentes. A dispneia, normalmente, é proporcional ao tamanho e à velocidade de acúmulo do pneumotórax e à reserva cardiopulmonar do paciente. Das alternativas listadas abaixo, qual delas não representa um achado possível durante o exame físico de um paciente que apresenta um quadro clássico de pneumotórax?
Alternativas
Q688078 Medicina

Quando um paciente será submetido a qualquer tipo de cirurgia que envolva a anestesia geral, o potencial de complicações respiratórias deve ser considerado. Sobre a divisão em quatro categorias de Barlett sobre os motivos pelos quais os pulmões são alvos frequentes de complicações em pacientes cirúrgicos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Após a anestesia, trauma ou operação os pulmões sofrem alterações nas suas funções que não são detectadas clinicamente e relacionadas com o ritmo respiratório.

( ) Os pacientes candidatos à cirurgia com muita frequência apresentam alterações que podem lesar os pulmões pela própria via aérea ou corrente sanguínea, aqui excluindo a lesão alvéolo-capilar.

( ) As modificações pulmonares são muito comuns em pacientes cirúrgicos por apresentarem doença cardíaca ou pulmonar prévia que os tornam muito mais suscetíveis às complicações.

( ) Quando o procedimento envolve a caixa torácica, predispõe o paciente às complicações próprias desses procedimentos, tais como: infecção (empiema), desordens do espaço aéreo, fístulas e insuficiência respiratória.

Alternativas
Q688079 Medicina
A ventilação mecânica é, frequentemente, indicada no pós-operatório de grandes intervenções, torácicas ou não. Para tanto, existem algumas indicações específicas quanto à manutenção da ventilação mecânica por um período mais prolongado, a fim de suportar a respiração e diminuir o índice de complicações. Das alternativas descritas abaixo, assinale aquela em que todos os itens representam indicações de se manter a ventilação mecânica por um período mais prolongado.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: C
5: C