Questões de Concurso Militar CIAAR 2014 para Primeiro Tenente - Otorrinolaringologia
Foram encontradas 30 questões
A faringite aguda com envolvimento das amígdalas palatinas é uma doença inflamatória da orofaringe. Associe as manifestações clínicas de faringites virais agudas citadas abaixo com o principal agente etiológico para cada. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(1) Epstein Barr
(2) Herpes simplex
(3) Coxsackie
( ) múltiplas úlceras em palato, adenopatia cervical dolorosa, com ou sem
gengivoestomatite.
( ) esplenomegalia, adenopatia cervical, eventualmente generalizada e exantema após terapia com ampicilina.
( ) dor abdominal e pequenas úlceras e vesículas no palato mole e pilares
amigdalianos.
A tonsilite crônica caracteriza-se por infecção persistente das tonsilas. Sobre o tema, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Cursa com obstrução da via aérea alta, decorrente do aumento de volume das tonsilas palatinas e adenoides e infecções repetidas.
( ) A obstrução de via aérea pode produzir ronco, apneia do sono e deformidade torácica. As manifestações sistêmicas são variadas e, em geral, a criança encontra-se com estatura e peso reduzidos para o padrão familiar.
( ) Apesar do fácil diagnóstico através de exames não invasivos, a pouca especificidade dos efeitos sistêmicos dificultam a proposição da conduta cirúrgica.
O diagnóstico de sinusite bacteriana aguda deve ser com base em critérios clínicos, em crianças que apresentam sintomas de vias respiratórias superiores que sejam persistentes ou graves. Diante do exposto, analise as afirmativas.
I. Os sintomas persistentes, no contexto da sinusite aguda, são sintomas respiratórios que duram mais de 10 dias, sem sinais de melhora.
II. As imagens são úteis para fechar o diagnóstico de sinusite bacteriana aguda em crianças, já que podem servir como confirmação dos sintomas existentes.
III. A amoxicilina é considerada terapia de primeira linha e as crianças respondem em 48-72 horas com uma melhora dos sintomas respiratórios.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A mastoidite é, sem dúvidas, a complicação mais comum da otite média aguda (OMA). Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A mastoidite afeta, principalmente, crianças mais velhas, sendo rara em crianças com idade inferior a 2 anos.
( ) Na mastoidite aguda clássica, a protusão auricular e a celulite retroauricular são essenciais para o diagnóstico.
( ) Inicialmente, o antibiótico a ser utilizado deve ser de amplo espectro, sendo após orientado pelo Gram e antibiograma da secreção coletada da orelha média.
Estima-se que 15% da população seja afetada por rinite alérgica e o pico de incidência da patologia é visto em estudantes, adolescentes e jovens. Diante do exposto, analise as afirmativas.
I. Apesar de muitas patologias apresentarem obstrução nasal e rinorreia, apenas a criança alérgica mostra coceira nasal intensa e necessidade de esfregar o nariz.
II. História de bronquiolite, coqueluche ou asma deve ser investigada. História clínica ou familiar de atopia não tem relação comprovada com o quadro de rinite alérgica, embora seja importante no caso da asma brônquica.
III. A obstrução nasal unilateral é, mais provavelmente, um caso de atresia de coana, se presente ao nascimento, ou corpo estranho, se detectado mais tardiamente, especialmente se a secreção for mal cheirosa e unilateral.
Estão corretas as afirmativas
A otite externa (OE) é extremamente frequente, acometendo de 3 a 10% dos pacientes com queixas otológicas. Sobre a OE, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A OE se caracteriza por infecção difusa da pele do conduto auditivo externo. Ao longo do processo, o conduto diminui seu diâmetro em consequência da inflamação e edema.
( ) O diagnóstico diferencial com a otite média aguda (OMA) é feito, essencialmente, pela otoscopia, uma vez que ambas costumam ser precedidas por uma virose.
( ) O tratamento de primeira linha é feito com amoxicilina, via oral. Pode-se associar hidrocortisona em gotas otológicas para redução do tempo necessário ao alívio da dor.
O carcinoma de células escamosas do lábio, geralmente, envolve o lábio inferior. Sobre o tema, analise as afirmativas.
I. A exposição à luz solar durante muitos anos e a irritação crônica causada por fumar cachimbo são contribuintes comuns nesse caso.
II. As células cancerosas da parte central do lábio inferior, do assoalho da boca e do ápice da língua disseminam-se para os linfonodos submandibulares.
III. As células cancerosas de partes laterais do lábio inferior drenam para os linfonodos cervicais superiores.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A detecção de alterações auditivas e a intervenção iniciada até 6 meses de vida garantem à criança o desenvolvimento da compreensão e da expressão da linguagem, bem como seu desenvolvimento social, comparável com crianças normais da mesma faixa etária. Nesse contexto, foi instituído o teste da orelhinha.
O teste da orelhinha deve ser realizado em