Questões de Concurso Militar CIAAR 2014 para Primeiro Tenente - Pediatria/Neonatal

Foram encontradas 30 questões

Q687127 Medicina

O Código de Ética Médica estabelece princípios vedados aos médicos relacionados à auditoria e perícia médica. Em relação a esses princípios, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É permitido ao médico assinar laudos periciais, auditoriais ou de verificação médico-legal quando não tenha realizado pessoalmente o exame.

( ) É permitido ao médico ser perito ou auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue ou tenha atuado.

( ) É vedado ao médico realizar exames médico-periciais de corpo de delito em seres humanos no interior de prédios ou de dependências de delegacias de polícia, unidades militares, casas de detenção e presídios.

( ) É vedado ao médico receber remuneração ou gratificação por valores vinculados à glosa ou ao sucesso da causa, quando na função de perito ou de auditor.

Alternativas
Q687128 Medicina
O Código de Ética Médica apresenta uma série de princípios que são vedados aos médicos com relação à responsabilidade profissional. A respeito da responsabilidade profissional desse código, assinale a alternativa que não contém um princípio vedado ao médico.
Alternativas
Q687129 Medicina

Todo médico deve manter uma boa relação com pacientes e familiares, devendo seguir sempre os princípios do Código de Ética Médica. A respeito da relação com pacientes e familiares, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É vedado ao médico deixar de atender um paciente que procure seus cuidados profissionais em casos de urgência ou emergência, quando não haja outro médico ou serviço médico em condições de fazê-lo.

( ) É vedado ao médico opor-se à realização de junta médica ou segunda opinião solicitada pelo paciente ou por seu representante legal.

( ) É vedado ao médico exagerar a gravidade do diagnóstico ou do prognóstico, complicar a terapêutica ou exceder-se no número de visitas, consultas ou quaisquer outros procedimentos médicos.

Alternativas
Q687345 Medicina
De acordo com o Código de Ética Médica, o médico deve abster-se de fornecer atestado médico sem ter praticado o ato profissional que o justifique ou que não corresponda à verdade (art. 110). Quais são as espécies de atestados médicos mais comumente expedidos na pediatria?
Alternativas
Q687346 Medicina
Quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás e infusões), sucos de frutas ou soluções de sais de reidratação oral, por definição, ela estará recebendo aleitamento
Alternativas
Q687347 Medicina
Imediatamente após o nascimento, a necessidade de reanimação neonatal depende da avaliação rápida de situações referentes à vitalidade do concepto. Diante disso, qual ou quais parâmetros são avaliados num neonato, para saber se há necessidade de iniciar as manobras de reanimação?
Alternativas
Q687348 Medicina
A assistência a um recém-nascido com líquido tinto de mecônio irá depender da vitalidade ao nascer. Ao neonato que apresentar, logo após o nascimento, respiração regular, tônus muscular adequado e FC > 100 bpm, são condutas a serem tomadas, exceto:
Alternativas
Q687349 Medicina
“Neonato prematuro, ao nascer, não estava respirando e encontrava-se hipotônico.” Qual o primeiro passo a ser feito com esse paciente, sabendo-se que a temperatura da sala de parto estava adequada?
Alternativas
Q687350 Medicina
O risco de persistência da asma até a idade adulta aumenta com a gravidade da doença, a presença de atopia, tabagismo e gênero feminino. As principais características utilizadas para prever se a sibilância recorrente na criança irá persistir na vida adulta são, exceto:
Alternativas
Q687351 Medicina
O diagnóstico clínico da asma é sugerido por um ou mais sintomas, como dispneia, tosse crônica, sibilância, opressão ou desconforto torácico. São manifestações que sugerem fortemente o diagnóstico de asma, exceto:
Alternativas
Q687352 Medicina
A confirmação do diagnóstico de asma, usualmente, é feita através da espirometria, a qual fornece duas medidas importantes para o diagnóstico de limitação ao fluxo de ar das vias aéreas: VEF1 e CVF. O diagnóstico de asma é confirmado não apenas pela detecção da limitação ao fluxo de ar, mas, principalmente, pela demonstração de significativa reversibilidade, parcial ou completa, após a inalação de um broncodilatador de curta ação. A resposta ao broncodilatador é considerada significativa e indicativa de asma quando o VEF1 aumenta, pelo menos, 200 mL
Alternativas
Q687353 Medicina
“Criança apresenta infecção do trato urinário sem comprometimento do estado geral, sem febre, apenas com sintomas urinários.” Como deve ser o tratamento desse paciente?
Alternativas
Q687354 Medicina
“Criança, sabidamente asmática, apresentando sintomas diurnos (dois episódios por semana) há três semanas, necessitando de medicação de alívio nesses episódios. Nega limitação de atividades, nega despertares noturnos e a função pulmonar estava normal.” Segundo a avaliação do controle clínico dessa criança, essa asma é considerada
Alternativas
Q687355 Medicina
Como regra geral, as vacinas virais vivas promovem proteção mais completa e duradoura com menor número de doses. Isso se deve à penetração nas células do hospedeiro, intensa replicação e apresentação de epítopos tanto pelas moléculas MHC de classe I quanto de classe II, ativando respostas imunes muito mais completas e potentes. Quando administradas por via mucosa (mucosa digestiva, no caso da VOP), induzem imunidade secretora na porta de entrada natural. Sobre as características das vacinas vivas atenuadas é incorreto afirmar que
Alternativas
Q687356 Medicina
“Mulher com sorologia para hepatite B, apresenta HBsAg/HBeAg-positivo e esperando entrar em trabalho de parto.” Visando evitar a transmissão vertical do vírus, o que deve ser feito?
Alternativas
Q687357 Medicina
Sobre a vacinação de criança pré-termo, é incorreto afirmar que
Alternativas
Q687358 Medicina
Sobre as manifestações clínicas da febre reumática, é incorreto afirmar que
Alternativas
Q687359 Medicina
Sobre o tratamento da febre reumática, é incorreto afirmar que
Alternativas
Q687360 Medicina
A pneumonia por P. jiroveci (anteriormente denominado Pneumocystis carinii) é a mais frequente infecção oportunista em crianças infectadas pelo HIV, sendo a faixa de maior risco aquela compreendida no primeiro ano de vida, quando o diagnóstico definitivo da infecção pelo HIV, na maioria das crianças expostas, ainda não pode ser feito. A doença pode manifestar-se rapidamente, causando insuficiência respiratória aguda com alta letalidade, justificando a indicação de profilaxia primária. Em qual idade não está indicada a profilaxia primária em crianças infectadas pelo HIV?
Alternativas
Q687361 Medicina
“Criança apresenta edema (anasarca), proteinúria maciça, hipoproteinemia e hiperlipidemia.” Diante da principal hipótese diagnóstica para o caso clínico apresentado, qual complicação não faz parte desse quadro?
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: A
5: C
6: D
7: D
8: D
9: D
10: A
11: C
12: C
13: B
14: B
15: B
16: A
17: C
18: C
19: D
20: D