Questões de Concurso Militar CIAAR 2015 para Primeiro Tenente - Engenharia Química

Foram encontradas 5 questões

Q536731 Engenharia Química e Química Industrial

Além das técnicas de separação que se processam em contatos contínuos, existem outras que operam em estágios. A figura abaixo ilustra o contato entre as correntes leve e pesada no interior de uma coluna de estágios.

Imagem associada para resolução da questão

De acordo com a figura e operações em estágio, analise as afirmativas.

I. Balanço global: La + Gn+1 = L n + Ga .

II. Balanço do componente A: x Aa La + y An+i Gn+1 = x An Ln+ y Aa Ga.

III. Como exemplo de equipamentos que operam por estágios, cita-se a torre de recheio.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q536742 Engenharia Química e Química Industrial

Os balanços de massa e de entalpia em torno de uma série de estágios são denominados balanços totais. Os balanços totais podem ser feitos para a cascata generalizada, em contracorrente que aparece na figura abaixo. Os símbolos L, x e h referem-se à massa, à composição e à entalpia da fase L em qualquer ponto; os símbolos V, y e H referem à massa, à composição e à entalpia da fase V.


Sobre o contato multiestágio em contracorrente, analise as afirmativas.

I. Balanço de massa total: L0 - VN+1 = ∑ = LN - V1.

II. Balanço de massa de um componente:  L0x0 + VN+1YN+1 = ∑Z =   LNxN + V1y1.

III. Balanço de energia: L0h0 + VN+1HN+1 = ∑h = LNhN + V1H1


Alternativas
Q536747 Engenharia Química e Química Industrial

Um reator em batelada é usado para operação em pequena escala, para testar novos processos que não tenham sido desenvolvidos completamente, para a fabricação de produtos caros e para processos que sejam difíceis de converter em operações contínuas. A respeito de reatores em batelada, analise as afirmativas.

I. Um reator em batelada não tem entrada nem saída de reagentes ou produtos enquanto a reação está ocorrendo.

II. O balanço geral molar resultante para a espécie j é Imagem associada para resolução da questão.

III. O reator em batelada tem a desvantagem de altas conversões que podem ser obtidas deixando o reagente no reator por longo período de tempo.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q536748 Engenharia Química e Química Industrial

Reatores em batelada operando adiabaticamente são frequentemente empregados para a determinação de ordens de reação, de energias de ativação e de velocidades específicas de reações exotérmicas. Essas determinações são feitas através do monitoramento das trajetórias temperatura-tempo para diferentes condições iniciais. A respeito da operação adiabática de um reator em batelada, analise as afirmativas.

I. Equação de projeto:Imagem associada para resolução da questão

II. Balanço de energia quando o trabalho executado pelo misturador puder ser desprezado: Imagem associada para resolução da questão

III. Para determinar o tempo necessário para obtenção de uma conversão específica: Imagem associada para resolução da questão

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q536752 Engenharia Química e Química Industrial

O refluxo é usado, com mais generalidade, na extração em fase líquida e na destilação, embora o seu princípio seja aplicável a qualquer operação multiestágio em contracorrente. Analise a figura abaixo. 


Sobre a figura cascata multiestágio com refluxo da fase L e aplicações do refluxo, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( ) O refluxo apresentado na figura é raramente usado na destilação, pois requer a adição de uma corrente de vapor extra Vn+1. Usa-se o refluxo simples, ocasionalmente, quando se quer separar água de um componente mais volátil; então a corrente Vn+1 é constituída por vapor de água. 

( ) O número de estágios de equilíbrio necessários para uma dada separação pode ser calculado por Δ = L0 + Vi= LnVn+1

( ) Um balanço total de massa em toda a cascata é F = V0 + D + LN + VN+i.


( ) Na extração líquido-líquido, o refluxo do extrato (L0) pode ser empregado para se ter maior recuperação do soluto no extrato. Neste caso, o solvente é removido de Vi, no separador de solvente (C), para produzir o líquido (Lc) com uma concentração baixa de solvente, parte do qual é o extrato produto (D) e outra parte é o extrato refluxo (L0). 


Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: D
5: B