Questões de Concurso Militar CIAAR 2015 para Primeiro Tenente - Fisioterapia
Foram encontradas 30 questões
O profissional de saúde que pretende trabalhar com a criança deve ter ciência de que é fundamental a comunicação de modo lúdico, não só para acessar de forma mais completa o universo infantil, mas também para que sua intervenção possa ser realmente assimilada e elaborada pela criança e pelo adolescente, particularmente doentes hospitalizados. Em se tratando de pacientes pediátricos abordados de maneira lúdica, com relação às características e funções dos brinquedos terapêuticos utilizados na reabilitação, analise.
I. São escolhidos para estimular determinada habilidade, coordenação motora ou outras áreas com deficiência, e não somente usados para compor a brincadeira.
II. São fundamentais tanto no desenvolvimento cognitivo e motor da criança quanto na sua socialização.
III. São alternativas para ajudar a deslocar o foco de atenção da doença para atividades comuns da infância e adolescência. A brincadeira, atividade lúdica diária essencial para a saúde física e desenvolvimento das crianças, é reduzida no hospital, podendo gerar depressão, desorientação e estresse.
IV. São recursos que facilitam a experiência da hospitalização, pois, neste contexto, podem transformar o ambiente, proporcionando condições psicológicas inclusive aos pais e familiares.
Estão corretas as afirmativas
Para muitos pacientes, a deambulação é um dos principais objetivos funcionais. A análise fisioterapêutica da marcha envolve a identificação dos problemas que limitam ou impedem a deambulação e também a detecção das causas desses problemas. Os exercícios de pré-deambulação preparam o paciente para assumir a posição ereta e normalmente envolvem um extenso componente de trabalho no solo. Com relação aos objetivos do programa de exercícios de pré-deambulação no solo, na preparação para o paciente ficar em pé, analise.
I. Melhorar força, potência e resistência. Aumentar ou manter a amplitude de movimento.
II. Melhorar a função motora (controle motor e a aprendizagem motora) e melhorar a interação sensorial.
III. Orientar o paciente quanto à manipulação e à movimentação do(s) membro(s) afetado(s).
IV. Desenvolver a função de mobilidade controlada de acordo com o que foi evidenciado pela habilidade de mover-se nas posturas.
Estão corretos os objetos
A habilidade de examinar uma articulação completa e acuradamente é uma prática crítica do processo diagnóstico para o examinador que avalia um problema ortopédico. Da realização do exame objetivo, analise as afirmativas abaixo.
I. Teste dos movimentos ativos: fornece ao examinador informações sobre o estado das estruturas contráteis e não contráteis.
II. Movimentos acessórios: são aqueles que ocorrem dentro da articulação, simultaneamente com os movimentos fisiológicos ativos e passivos.
III. Exame neurológico: auxilia o examinador a determinar se a sintomatologia do paciente deriva do sistema musculoesquelético do sistema nervoso ou de uma combinação de ambos.
IV. Teste sensitivo: o examinador deve proceder com o teste da agulha para avaliar a presença ou ausência de sensibilidade cutânea. O examinador deve correlacionar os achados com o dermátomo ou com a distribuição do nervo periférico.
Estão corretas as afirmativas