Questões de Concurso Militar CIAAR 2015 para Primeiro Tenente - Infectologia

Foram encontradas 30 questões

Q671985 Medicina
A sífilis é uma doença infecciosa sistêmica, de evolução crônica, sujeita a surtos de agudização e períodos de latência quando não tratada. É causada pelo Treponema pallidum, um espiroqueta de transmissão sexual ou vertical, que pode produzir, respectivamente, as formas adquiridas ou congênitas da doença. Assinale a alternativa incorreta acerca da sífilis.
Alternativas
Q671986 Medicina

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A sífilis latente (recente e tardia) é a forma da sífilis adquirida na qual não se observam sinais e sintomas clínicos. Seu diagnóstico é feito exclusivamente por meio de testes sorológicos, com títulos menores do que na fase secundária. Sua duração é variável e seu curso poderá ser interrompido por sinais e sintomas da forma secundária ou terciária. “O tratamento da sífilis latente deve ser penicilina benzatina _______ milhões UI, IM, semanal, por _______ semanas. Dose total de _______ milhões.”

Alternativas
Q671987 Medicina

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“Após a dose terapêutica inicial na sífilis recente, poderá surgir a reação febril de _________________, com exacerbação das lesões cutâneas e involução espontânea em 12 a 48 horas. Geralmente exige cuidado sintomático e ______________ a interrupção do esquema terapêutico.”

Alternativas
Q671988 Medicina
O cancro mole é uma afecção de transmissão exclusivamente sexual, provocada pelo Haemophilus ducreyi, mais frequente nas regiões tropicais. Denomina-se também de cancroide, cancro venéreo, cancro de Ducrey. O período de incubação é geralmente de três a cinco dias, podendo se estender por até duas semanas. O risco de infecção em um intercurso sexual é de 80%. Assinale a alternativa que não corresponde a uma característica do cancro de Ducrey
Alternativas
Q671989 Medicina
A uretrite gonocócica é um processo infeccioso e inflamatório da mucosa uretral causado pela Neisseria gonorrhoeae (diplococo Gram-negativo intracelular). Consiste num dos tipos mais frequentes de uretrite masculina. É essencialmente transmitida pelo contato sexual. O período de incubação é curto, de dois a cinco dias. O risco de transmissão de um parceiro infectado a outro é de 50% por ato. Qual a primeira opção terapêutica no tratamento da uretrite gonocócica?
Alternativas
Q671990 Medicina
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos por vetores. Reveste-se de importância epidemiológica por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação, em áreas com densidade vetorial que favoreçam a transmissão. Qual das espécies do protozoário do gênero Plasmodium não gera doença no Brasil?
Alternativas
Q671991 Medicina
“O quadro clínico típico da malária é caracterizado por febre alta, acompanhada de calafrios, sudorese profusa e cefaleia, que ocorrem em padrões cíclicos, dependendo da espécie do parasito infectante.” No Brasil, a espécie do parasito infectante que está relacionada à febre quartã é o Plasmodium
Alternativas
Q671992 Medicina
Na malária, caso o paciente não receba terapêutica específica, adequada e oportuna, os sinais e sintomas podem evoluir para formas graves e complicadas, relacionadas à resposta imunológica do organismo, aumento da parasitemia e espécie de plasmódio. Hipoglicemia, convulsões, vômitos repetidos, hiperpirexia, icterícia e distúrbios da consciência são indicadores de mau prognóstico. Esses sintomas podem preceder as formas clínicas da malária grave e complicada, tais como: malária cerebral, insuficiência renal aguda, edema pulmonar agudo, disfunção hepática e hemoglobinúria. Qual o esquema terapêutico recomendado para gestantes com malária grave e complicada?
Alternativas
Q671993 Medicina
A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por diferentes espécies de protozoários do gênero Leishmania, que acomete pele e mucosas. Primariamente, é uma infecção zoonótica, afetando outros animais que não o ser humano, o qual pode ser envolvido secundariamente. A principal espécie relacionada à leishmaniose cutânea no Brasil é a Leishmania
Alternativas
Q671994 Medicina
A abordagem da fisiopatologia da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) tem como ponto central o mecanismo da relação parasito-hospedeiro que estimula a resposta imune específica. Assinale a alternativa incorreta em relação à fisiopatologia da LTA.
Alternativas
Q671995 Medicina

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“A úlcera típica de Leishmaniose Cutânea (LC) é _____________e costuma localizar-se em áreas expostas da pele; com formato arredondado ou ovalado; mede de alguns milímetros até alguns centímetros; base eritematosa, infiltrada e de consistência firme; bordas bem delimitadas e elevadas; fundo ________________________

Alternativas
Q671996 Medicina
A forma cutânea disseminada da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma expressão relativamente rara que pode ser observada em até 2% dos casos. Foi descrita clinicamente em 1986, e desde então têm sido realizadas pesquisas que complementam as descrições clínicas com informação sobre o comportamento imunológico e parasitológico. Quais as duas espécies reconhecidas como causadoras desta síndrome?
Alternativas
Q671997 Medicina

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“As drogas de primeira escolha no tratamento das leishmanioses são os antimoniais pentavalentes (Sb + 5). Com o objetivo de padronizar o esquema terapêutico, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a dose deste antimonial seja calculada em mg Sb + 5/kg/dia. O esquema terapêutico recomendado para a leishmaniose mucosa é ________ mg Sb + 5/kg/ dia, durante________ dias seguidos, de preferência em ambiente hospitalar.”

Alternativas
Q671998 Medicina
O Papilomavírus humano (HPV) é um DNA-vírus do grupo papovavírus, com mais de 100 tipos reconhecidos atualmente, 20 dos quais podem infectar o trato genital. Na gestação, as lesões condilomatosas poderão atingir grandes proporções, seja pelo aumento da vascularização, seja pelas alterações hormonais e imunológicas que ocorrem nesse período. Assinale a alternativa incorreta acerca do tratamento das lesões condilomatosas na gravidez.
Alternativas
Q671999 Medicina

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“Define-se como estupro o ato de constranger a mulher de qualquer idade ou condição à conjunção carnal (relação com penetração vaginal, anal), por meio de violência ou grave ameaça, sendo crime previsto no art. 213 do Código Penal Brasileiro. O esquema recomendado para profilaxia de DSTs não virais em mulheres não grávidas é penicilina G cristalina, ciprofloxacina, __________________ e __________________.”

Alternativas
Q672000 Medicina
A transmissão do vírus da hepatite B (HBV) se faz por via parenteral e, sobretudo, pela via sexual, sendo considerada doença sexualmente transmissível. A transmissão vertical (materno-infantil) também é causa frequente de disseminação do vírus. Assinale a alternativa incorreta acerca da hepatite B.
Alternativas
Q672001 Medicina
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos, com tropismo primário pelo tecido hepático, que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais semelhantes e importantes particularidades. As hepatites virais têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e crônicas. O vírus considerado satélite do vírus da hepatite B, necessitando deste para sua replicação é o vírus da
Alternativas
Q672002 Medicina
A principal via de contágio do vírus da hepatite A (HBA) é a fecal-oral, por contato inter-humano ou através de água e alimentos contaminados. Há grande quantidade de vírus nas fezes dos indivíduos infectados. A prática de sexo oroanal pode ser responsável por alguns casos. Assinale a alternativa incorreta acerca do vírus da hepatite A.
Alternativas
Q672003 Medicina

O vírus da hepatite C é o principal agente etiológico da hepatite crônica anteriormente denominada não-A não-B. Sua transmissão ocorre principalmente por via parenteral. Em percentual significativo de casos não é possível identificar a via de infecção. Sobre a hepatite B, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A transmissão sexual é pouco frequente (risco de 2 a 6% para parceiros estáveis) e ocorre principalmente em pessoas com múltiplos parceiros e com prática sexual de risco.

( ) Após contato com o HCV a chance de cronificação da infecção é de 70 a 85% dos casos.

( ) A coexistência de alguma DST – inclusive o HIV – constitui-se em um importante facilitador da transmissão sexual.

Alternativas
Q672004 Medicina
As hepatites se confundem na maioria das vezes com outras doenças que também apresentam manifestações clínicas semelhantes, sejam elas infecciosas ou não. Os testes de função hepática, especialmente os níveis séricos da ALT/ TGP e AST/TGO, apesar de serem indicadores sensíveis do dano do parênquima hepático, não são específicos para hepatites. Os exames específicos para o diagnóstico do tipo de infecção são os sorológicos e os de biologia molecular. Qual o primeiro marcador sorológico que se positiva no curso da infecção pelo hepatite B vírus?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: A
5: B
6: B
7: C
8: D
9: B
10: C
11: C
12: D
13: D
14: A
15: D
16: C
17: C
18: C
19: D
20: A