Questões de Concurso Militar CIAAR 2015 para Primeiro Tenente - Otorrinolaringologia

Foram encontradas 30 questões

Q672285 Medicina
O câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que acometem esta área e 2% de todas as doenças malignas. Em relação a esta neoplasia, o tipo histológico mais prevalente é o
Alternativas
Q672286 Medicina
O exame otoscópico é uma ferramenta fundamental para o diagnóstico da Otite Média Aguda (OMA), e deve ser sempre realizado diante de um quadro clínico típico ou nas crianças pequenas com sintomas inespecíficos (choro, irritabilidade, vômitos) iniciado após um quadro de resfriado comum. Assinale a alternativa que representa o dado na otoscopia mais específico para o diagnóstico da OMA.
Alternativas
Q672287 Medicina

Os seios paranasais se desenvolvem nos ossos da face como cavidades revestidas de epitélio ciliar e secretor de muco, como continuação ou prolongamento da cavidade nasal. Em relação à anatomia e fisiologia dos seios paranasais, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Na radiografia simples de seios da face pode-se visualizar o seio etmoidal ao redor de um ano; e o seio maxilar, por volta dos quatro anos.

( ) O seio frontal começa sua expansão no osso frontal aos dois anos, sendo identificado pela radiografia simples somente aos cinco anos.

( ) Os seios maxilares, os frontais e os etmoidais anteriores drenam através de ostios no meato médio (abaixo do corneto médio).

Alternativas
Q672288 Medicina

A laringomalácia representa cerca de 60% a 75% dos casos de anomalias congênitas da laringe. Sobre laringomalácia, analise as afirmativas abaixo.

I. A descrição clássica de laringomalácia consiste em estridor expiratório que piora com agitação e choro.

II. O diagnóstico é firmado por meio da laringoscopia flexível.

III. Infecções de vias aéreas podem piorar o estridor pelo aumento da demanda respiratória.

IV. O tratamento é cirúrgico na maior parte dos casos.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q672289 Medicina
A rinossinusite ocorre geralmente após uma Infecção das Vias Aéreas Superiores (IVAS) viral ou após uma inflamação alérgica. Assinale a alternativa correta em relação ao uso da radiografia simples dos seios da face nas rinossinusites bacterianas agudas.
Alternativas
Q672290 Medicina
“Criança de três anos de idade vem à consulta trazida pela mãe devido ao quadro de obstrução nasal e rinorreia fétida unilateral à esquerda há sete dias. Ao exame físico: bom estado geral, corado, hidratado, afebril, anictérico, acianótico, rinorreia esverdeada à esquerda.” A principal hipótese diagnóstica neste caso é:
Alternativas
Q672291 Medicina
“Uma criança, nascida de parto vaginal sem intercorrências, teve disfunção respiratória logo depois do nascimento e apresentou dificuldade de progressão da sonda de aspiração nas fossas nasais. Ela foi intubada na sala de parto e encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Foram realizadas duas tentativas de extubação, mas o bebê teve dificuldade respiratória com tiragem de fúrcula e intercostal com cianose intermitente aliviada com o choro, sendo necessária nova intubação oral.” A principal hipótese diagnóstica neste caso é:
Alternativas
Q672292 Medicina

Em relação à inervação da laringe, preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“Todos os músculos intrínsecos da laringe são inervados pelo nervo laríngeo _____________, exceto o músculo ________________, que é inervado pelo nervo laríngeo _______________.”

Alternativas
Q672293 Medicina
“Criança de um ano e oito meses de idade foi atendida com história de coriza hialina e obstrução nasal há uma semana e há três dias refere otalgia à esquerda, irritabilidade, adinamia e vômitos. Ao exame de otoscopia, foi evidenciada a membrana timpânica de cor translúcida, esbranquiçada e abaulada à esquerda.” De acordo com o quadro apresentado, a melhor prescrição diante deste caso clínico é
Alternativas
Q672294 Medicina
O aumento de volume das tonsilas palatinas e faríngeas é um dos distúrbios mais frequentes no consultório do otorrinolaringologista. É a causa mais comum de apneia do sono na faixa pediátrica, em torno de 70-75% dos casos, sendo a remoção cirúrgica (adenoamigdalectomia) o tratamento de escolha. São consideradas contraindicações relativas e absolutas para a realização da adenoamigdalectomia, exceto:
Alternativas
Q672295 Medicina
A paralisia das pregas vocais é a ausência de movimentos da prega vocal em decorrência da disfunção de sua inervação motora. Sobre esta patologia assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q672296 Medicina
“Paciente do sexo masculino, 62 anos, apresenta história de tabagismo e etilismo, relata rouquidão há mais de 30 dias.” Diante deste caso clínico, assinale a primeira conduta a ser realizada é:
Alternativas
Q672297 Medicina

Os tumores das glândulas salivares representam cerca de 4% de todos os tumores da cabeça e pescoço. Considerando os tumores das glândulas salivares, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) São mais frequentes na língua e nas glândulas salivares menores.

( ) O tipo histológico mais comum na parótida é o tumor misto benigno (adenoma pleomórfico).

( ) Um sinal de malignidade é o acometimento do nervo facial, provocando paralisia facial.

( ) O diagnóstico histológico final é confirmado através da punção aspirativa com agulha fina.

Alternativas
Q672298 Medicina

O câncer de laringe ocorre predominantemente em homens e é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço. Em relação a esta neoplasia, analise as afirmativas abaixo.

I. Os principais fatores de risco são tabagismo, etilismo, infeções virais e fatores genéticos.

II. O local mais frequente de origem do tumor é a região subglótica e manifesta-se com paralisia da laringe.

III. O principal tipo histológico é o adenocarcinoma.

IV. Tumores glóticos costumam apresentar disfonia precocemente.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q672299 Medicina
A Vertigem de Posicionamento Paroxística Benigna (VPPB) é um problema mecânico do labirinto e é a síndrome mais frequentemente diagnosticada em ambulatório especializado em vertigem, correspondendo a 25-35% dos pacientes atendidos. Assinale a alternativa incorreta sobre a VPPB.
Alternativas
Q672300 Medicina
A Doença de Ménière é uma vertigem secundária à disfunção vestibular periférica. Em relação a esta patologia, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q672301 Medicina
Doenças agudas da laringe são, com frequência, precedidas por infecção no trato respiratório superior. Na avaliação de pacientes com afecção laríngea, é obrigatório um exame detalhado das estruturas da cabeça e pescoço, incluindo visualização da laringe e ausculta pulmonar. Sobre a epiglotite aguda, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q672302 Medicina
As faringoamigdalites bacterianas correspondem a 20-40% dos casos. O agente etiológico mais comum é o estreptococo beta-hemolítico do grupo A. Sua importância em Saúde Pública decorre não apenas da sua alta frequência, mas também das suas complicações, como febre reumática e glomerulonefrite difusa aguda. Em relação à faringoamigdalite bacteriana e suas complicações, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q672303 Medicina

Estima-se que aproximadamente 2/3 de todas as crianças apresentarão pelo menos um episódio de Otite Média Aguda (OMA) com um ano de vida, e aproximadamente 90% até os sete anos. Em relação à OMA, analise as afirmativas abaixo.

I. Em crianças menores que seis semanas de idade, S. aureus e bacilos gram-negativos têm importância notável, causando 20% dos casos de OMA.

II. No tratamento do paciente recém-nascido com OMA deve ser introduzida amoxicilina associada a gentamicina, devido à possibilidade de infecção no canal do parto.

III. Otalgia severa e resposta insatisfatória ao tratamento antimicrobiano são indicações de timpanocentese.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q672304 Medicina
Sinusite é todo processo inflamatório da mucosa de revestimento da cavidade paranasal. Atualmente, o termo rinossinusite tem sido mais aceito, pois rinite (sintomas originários na cavidade nasal) e sinusite (sintomas originários dos seios paranasais) são doenças em continuidade. Em relação à sinusite aguda bacteriana, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: B
5: C
6: A
7: D
8: B
9: A
10: C
11: D
12: D
13: B
14: C
15: C
16: D
17: D
18: A
19: A
20: C