Questões de Concurso Militar CIAAR 2016 para Primeiro Tenente - Clínica Médica

Foram encontradas 30 questões

Q700226 Medicina
“Paciente do sexo masculino, 28 anos, deu entrada no pronto-socorro com queixa de cefaleia de localização periorbitária, unilateral, com dor insuportável, caracterizada como “em facada”. Relata que fez uso de intenso de bebida alcoólica na véspera e que foi acordado pela dor de cabeça. Apresentada hiperemia conjuntival, lacrimejamento e congestão nasal.” De acordo com o caso, para o tratamento abortivo dessa cefaleia, deve-se prescrever
Alternativas
Q700227 Medicina
“Pedro, 40 anos, procurou atendimento médico por apresentar um quadro febril agudo acompanhado de cefaleia. Ao exame físico, percebeu-se rigidez de nuca e sinais de Kernig e Brudzinski positivos. Suspeitando de meningite, foi realizado punção liquórica que apresentou diplococos gram-positivos.” Sobre a principal hipótese diagnóstica, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q700228 Medicina
“Dona Cidinha, 55 anos, é uma paciente com queixas de dor crônica. Na consulta para acompanhamento de sua polimialgia reumática, estava febril e sentindo-se cansada, além de ter perdido peso nas últimas semanas. Relata também que vinha sentindo uma dor de cabeça que a incomodava e uma dor ao mastigar. O médico solicitou VHS, que se apresentava aumentado.” Nesse sentido, qual o provável diagnóstico de dona Cidinha?
Alternativas
Q700229 Medicina
O néfron proximal é responsável pela reabsorção de mais de 60% do filtrado que ultrapassa os glomérulos. Assinale a alternativa que contém uma patologia não esperada na Síndrome de Fanconi, um distúrbio que acomete o néfron proximal.
Alternativas
Q700230 Medicina
Na criança portadora de Síndrome Nefrótica por Lesão Mínima, é necessário buscar a causa dessa alteração, que pode ser uma doença grave em estágio inicial. Qual das alternativas abaixo apresenta uma condição associada à Síndrome Nefrótica por Lesão Mínima?
Alternativas
Q700231 Medicina
“Tayson, 10 anos, apresenta um quadro de hematúria dismórfica, edema, hipertensão arterial e oligúria. A mãe relata que há cinco semanas seu filho apresentou impetigo na face. Exames complementares apresentaram ASLO negativo, Anti-DNAse B positivo e queda de complemento (C3).” Diante do caso, qual o provável diagnóstico?
Alternativas
Q700232 Medicina
Existe um grupo de condições que se caracterizam pelo desenvolvimento de trombose nos pequenos vasos glomerulares. Nesse sentido, assinale a alternativa que não se manifesta com trombose da veia renal.
Alternativas
Q700233 Medicina
“Henrique, hipertenso de longa data, vem apresentando dificuldade para manter sua pressão controlada. Já faz uso de quatro drogas anti-hipertensivas. Pensando em uma possível hipertensão secundária, é consultado pelo Dr. Felipe que encontra, ao exame físico, pulsos femorais reduzidos.” Diante da clínica e do exame físico, qual a principal hipótese para a hipertensão secundária do paciente?
Alternativas
Q700234 Medicina
“Arsênio, 80 anos, negro, hipertenso há 30 anos, dá entrada no pronto-socorro devido a uma crise convulsiva. O acompanhante refere que o paciente fazia uso de quatro anti-hipertensivos, mas que há 12 dias parou de tomar os medicamentos. Após a suspensão, não vinha se sentindo bem, com queixas de náuseas, vertigem, dificuldade para enxergar e cefaleia. Ao exame físico, apresenta-se torporoso, pupilas fotorreagentes, com ausência de sinais neurológicos focais. Ausência de rigidez de nuca, Kernig negativo, Brudzinski negativo. Corado, hidratado, acianótico, anictérico e afebril. PA = 258 x 164mmHg, FC = 88bpm, RR2T, presença de B4, bulhas normofonéticas sem sopros. FR = 17irpm, MV presente universalmente, abdômen inocente e MMII sem alterações.” Qual a principal hipótese diagnóstica?
Alternativas
Q700235 Medicina
A terapia medicamentosa depende do tipo de dislipidemia. De acordo com o exposto, associe corretamente o tipo de dislipidemia a seu respectivo tratamento. (1) Reduzir LDL-c                                         (2) Reduzir triglicerídeos                            (3) Elevar HDL-c                                        ( ) Exercício físico, vinho, ácido nicotínico, fibratos. ( ) Dieta, fibratos, ácido nicotínico, ácido ômega-3. ( ) Estatinas, ezetimibe, resinas de troca. 
A sequência correta é
Alternativas
Q700236 Medicina
Na maioria das vezes, a diarreia aguda vem e vai sem maiores problemas e não exige investigação específica. Entretanto, existem sinais de alarme que direcionam para uma investigação mais apurada. São sinais de alarme nas diarreias agudas, exceto:
Alternativas
Q700237 Medicina
A E. coli coloniza o intestino humano sem causar doença na maioria das pessoas. Entretanto, algumas cepas podem causar diarreia com graves consequências. A cepa capaz de causar anemia hemolítica microangiopática, plaquetopenia e insuficiência renal é a E. coli
Alternativas
Q700238 Medicina
As doenças inflamatórias intestinais são representadas principalmente pela retocolite ulcerativa e a doença de Crohn. Sobre essas doenças, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q700239 Medicina
Analise as afirmativas abaixo, marque (V) para as afirmativas que correspondem a critérios diagnósticos para o diabetes e (F) para as que não fazem parte de tais critérios. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Glicemia de jejum maior ou igual a 126mg/dl. ( ) Glicemia duas horas pós-TOTG maior ou igual a 200mg/dl. ( ) Hemoglobina glicada maior ou igual a 6,5%. ( ) Glicemia maior ou igual a 200mg/dl em um paciente com sintomas clássicos de hiperglicemia ou crise hiperglicêmica.
Alternativas
Q700240 Medicina
Em relação ao diabetes melitus, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q700241 Medicina
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito A. aegypti e causa grandes problemas em território nacional. Em relação à classificação das formas de apresentação da dengue, assinale a alternativa que não indica gravidade.
Alternativas
Q700242 Medicina
A Febre Amarela é uma doença febril aguda, de curta duração e de gravidade variável, cujo agente etiológico é um arbovírus do gênero Flavivirus. Em relação a essa doença, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q700243 Medicina
A leishmaniose visceral é uma doença endêmica de muitas regiões do Brasil. Sobre esse tema, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) O período de incubação da leishmaniose visceral no homem pode variar de 10 dias a 24 meses, com média entre 2 a 6 meses. ( ) A leishmaniose visceral pode ser uma infecção oportunista no paciente com AIDS, geralmente quando a contagem de CD4+ está abaixo de 100/mm³. ( ) O teste de Montenegro tem alta positividade nos indivíduos com infecção assintomática e nas formas cutânea e cutaneomucosa da leishmaniose.
Alternativas
Q700244 Medicina
A pielonefrite é uma infecção aguda, geralmente bacteriana, dos rins e pelve renal. Sobre essa doença, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q700245 Medicina
A endocardite infecciosa é uma infecção microbiana da superfície endocárdica do coração, que vem sendo classificada como “aguda” ou “subaguda”, com base no tempo, na severidade da apresentação clínica e na progressão para doença intratável. De acordo com o exposto, assinale a alternativa que consiste em um fenômeno embólico apresentado na endocardite infecciosa.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: D
5: D
6: D
7: D
8: B
9: C
10: D
11: A
12: D
13: A
14: D
15: C
16: B
17: C
18: D
19: A
20: D