Questões de Concurso Militar CIAAR 2016 para Primeiro Tenente - Pedagogia
Foram encontradas 30 questões
Tendo por base as fases que compõem o ensino na Aeronáutica, conforme previsto pela Lei 12.464/11, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmativas abaixo. A seguir, marque a alternativa correta.
( ) Preparação: com a finalidade de propiciar, ampliar, sedimentar e nivelar conhecimentos, bem como qualificar militares para o ingresso em determinados cursos de formação e pós-formação.
( ) Formação: com a finalidade de qualificar, dentro de cada nível educacional, militares e civis da Aeronáutica para o desempenho dos cargos e exercício das funções inerentes aos postos, graduações e classes iniciais dos diversos quadros, especialidades e categorias funcionais de pessoal.
( ) Pós-formação: com a finalidade de avaliar, dentro de cada nível educacional, militares e civis da Aeronáutica o potencial para o desempenho dos cargos e exercício das funções que requeiram habilidades e conhecimentos específicos, diferenciados ou aprofundados em relação àqueles ministrados na fase de preparação.
De acordo com a Resolução CNE/CP 3 (2002), que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia, são critérios para o planejamento e a organização dos cursos superiores de tecnologia
I. o atendimento às demandas dos cidadãos, do mercado de trabalho e da sociedade.
II. o favorecimento das demandas identificadas com relação à vocação da instituição de ensino e as suas reais condições de viabilização.
III. a identificação de perfis profissionais próprios para cada curso, em função das demandas e em sintonia com as políticas de promoção do desenvolvimento sustentável do País.
Estão corretas as afirmativas
Sobre as tarefas de avaliação do processo de ensino e aprendizagem, Libâneo (2002) destaca: a verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa. Desse modo, relacione a coluna da direita com a da esquerda. A seguir, marque a sequência correta nas alternativas abaixo.
(1) Apreciação qualitativa
(2) Qualificação
(3) Verificação
( ) avaliação propriamente dita dos resultados, referindo-os a padrões de desempenho esperados.
( ) coleta de dados sobre o aproveitamento dos alunos, através de provas, exercícios, e tarefas ou de meios auxiliares, como observação de desempenho, entrevistas etc.
( ) comprovação dos resultados alcançados em relação aos objetivos
e, conforme o caso, atribuição de notas ou conceitos.
Baseando-se em Lefrancois (2008), dentre as quatro forças que moldam o desenvolvimento humano e suas explicações, segundo Piaget, analise as alternativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A força de equilibração preconiza que para o desenvolvimento pleno da criança, é necessário proporcionar às crianças, atividades com nível ótimo de dificuldade- a ponto dos educandos se sentirem demasiadamente desafiadas.
II. A maturação recomenda que os professores adentrem a vida particular do aluno para entender o que eles pensam e aprendem, pois isso otimiza as experiências educacionais.
III. A experiência ativa é a força que embasa um currículo construtivista, isto é, aquele no qual o aprendiz é envolvido ativamente no processo de descobrir e aprender.
IV. A força de interação social indica que as escolas precisam oferecer amplas oportunidades para a integração entre alunos nas áreas acadêmicas, o que inclui playground e biblioteca.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Baseando-se em Haydt (2004), considere algumas das ideias que fundamentaram os pressupostos pedagógicos e princípios didáticos preconizados pelo movimento da Escola Nova:
I. A Pedagogia e a Didática devem articular-se ao empirismo e à rotina, adotando uma atitude crítica e dinâmica de investigação no sentido de aprimorar as práticas de ensino.
II. O processo pedagógico e o trabalho didático devem basear-se nos estudos realizados pelas ciências do comportamento, principalmente, da Psicologia.
III. A escola deve favorecer a prática das relações humanas, incentivando a livre comunicação, a cooperação e o auxílio mútuo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Analise as afirmativas abaixo sobre os projetos educacionais desenvolvidos via redes como observado em Kenski (2012).
I. Não podem ser pensados apenas como uma forma diferenciada de promover o ensino.
II. São formas poderosas de interação, cooperação e articulação, que podem abranger professores, alunos, pessoal administrativo e técnico das escolas, pais e todos os demais segmentos nacionais e internacionais envolvidos.
III. Entravam o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da gestão da educação em caminhos novos e diferenciados.
Estão corretas as afirmativas
De acordo com Kenski (2012), acerca da educação à distância, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, marque a opção com a sequência correta.
( ) Pode ser entendida como uma educação que limita o gerenciamento do tempo pelo aluno.
( ) Inverte o processo educacional, levando a aula até o espaço em que se encontram os alunos.
( ) Caracteriza-se pela possibilidade de deslocalização espaço-temporal.
( ) É refreada pelo uso das novas tecnologias digitais, sobretudo a Internet.
Para Vasconcellos (2006), planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real ser comandado pelo ideal. Nesse sentido, leia o trecho a seguir e, posteriormente, assinale a alternativa que apresenta corretamente os termos que preenchem as lacunas.
Re-significar o planejamento para o sujeito implica resgatar sua___________ e __________, em dois níveis: um mais geral e outro específico da atividade de planejar.
Lefrancois (2008), na linha de Massaro e Cowan (1993), faz menção a uma metáfora dominante na psicologia cognitiva, que se baseia na linguagem do computador, e que enfatiza os “processos perceptuais e conceituais que permitem ao percebedor perceber; determinam como o ator atua; e fundamentam pensamento, memorização, resolução de problemas etc.”
A metáfora dominante na psicologia é do(a)