Questões de Concurso Militar EEAR 2016 para Sargento da Aeronáutica - Sistemas de Informação
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A Programação Orientada a Objetos (POO) define seis objetivos sobrepostos para desenvolvimento de software. Relacione a coluna da esquerda com a da direita, alinhando os objetivos com as características que explicam como a POO funciona para atender a cada um deles.
1 – Natural
2 – Confiável
3 – Reutilizável
4 – Manutenível
5 – Oportuno
( ) A natureza modular dos objetos permite fazer alterações em uma parte do programa, sem afetar outras partes. Os objetos isolam o conhecimento e a responsabilidade de onde pertencem.
( ) A programação orientada a objetos permite modelar um problema em um nível funcional e não em nível de implementação.
( ) O código orientado a objetos permite corrigir um erro em um lugar. Todos os outros objetos se beneficiarão automaticamente do aprimoramento.
( ) A programação orientada a objetos introduz a herança, para permitir que se estendam objetos existentes e o polimorfismo, para que se possa escrever código genérico.
( ) A divisão de um programa em vários
objetos permite que o desenvolvimento
de cada parte ocorra em paralelo. Vários
desenvolvedores podem trabalhar nas
classes independentemente.
Correlacione os conceitos abaixo utilizados pela Programação Orientada a Objetos, relacionando a coluna da esquerda com a da direita; em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
1 – Construtor
2 – Classe
3 – Comportamento
4 – Domínio
5 – Objeto
( ) É uma ação executada por um objeto quando passada uma mensagem ou em resposta a uma mudança de estado.
( ) Define os atributos e comportamentos comuns compartilhados por um tipo de objeto.
( ) É um método usado para inicializar objetos durante sua instanciação.
( ) É uma construção de software que encapsula estado e comportamento.
( ) Trata-se do espaço onde um problema
reside.
Um dos três pilares da Programação Orientada a Objetos (POO) é a Herança. A seguir, estão alguns termos relacionados com esse pilar da POO. Relacione a coluna da esquerda com a da direita e, em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
1 – Herança
2 – “É um”
3 – Especialização
4 – Delegação
5 – Classe Folha
( ) Descreve o relacionamento em que uma classe é considerada do mesmo tipo de outra.
( ) É o processo de uma classe “filha” ser projetada em termos de como ela é diferente de sua progenitora.
( ) É um mecanismo que permite basear uma nova classe na definição de uma classe previamente existente.
( ) É o processo de um objeto passar uma mensagem para outro objeto, a fim de atender, a algum pedido.
( ) É uma classe sem filhas.
Observe a figura abaixo e assinale a alternativa que traz a afirmação correta a respeito das classes representadas. Lembre-se que se trata de conceitos relacionados à programação orientada a objetos.