Questões de Concurso Militar CIAAR 2017 para Primeiro Tenente - Engenharia Telecomunicações
Foram encontradas 19 questões
A qualidade de um equipamento, bem como a constatação de uma possível anomalia em seu funcionamento, pode ser medida através do valor da Relação Sinal Ruído (SNR – Signal to Noise Ratio) associada ao sinal disponibilizado em seus terminais de saída. Nesse sentido, em um teste de rotina que visava verificar o estado de um gerador de sinais, configurou-se o equipamento para que gerasse um sinal senoidal puro de 50MHz, com potência média igual a 0dBm. Ao medir o sinal gerado com o uso de um osciloscópio, foram verificados certos níveis de atenuação e distorção harmônica, conforme ilustrado na figura abaixo.
(Fonte: medição feita em laboratório.)
Considerando-se que o valor médio de tensão medido foi 200mV e que a impedância de entrada do
osciloscópio é 50Ω, a SNR associada ao gerador de sinais estimada é
“Imunidade a Distúrbios Transitórios Conduzidos“ é o nome de um teste utilizado na validação de determinados dispositivos elétricos com reatância indutiva elevada. Esse tipo de teste tem o intuito de verificar se os níveis de tensão entre os terminais de saída do dispositivo ultrapassam ou não os limiares definidos pelas normas, durante regimes transitórios. Utiliza-se, durante a execução do teste, um osciloscópio para fazer esse tipo de aferição.
Qual deve ser a frequência de amostragem mínima do instrumento para que um transitório da ordem de 7μs seja identificado?
Em um sistema de comunicação baseado em FDMA (Frequency Division Multiple Access), tem-se um certo número de estações que desejam compartilhar o mesmo canal de comunicação. Dessa forma, esse canal foi dividido em N sub-canais, sendo que cada um possui capacidade de transmissão igual a 500kbps e utiliza modulação do tipo BPSK (Binary Phase Shift Keying).
Considerando que a modulação BPSK possui eficiência de largura de faixa igual a 1bps/Hz e que o canal possui largura de banda igual a 20MHz, qual é o valor de N?
A tabela de dupla entrada abaixo contém informações acerca de três processos de transmissão de dados, sendo cada um deles feito através de um canal com determinado nível de ruído.
A partir da análise das informações da tabela, qual das associações a seguir pode ser feita?
Durante o projeto de sistemas de rádio enlace, é comum o uso de modelos de propagação para estimação da área de cobertura.
Considerando-se a recomendação ITU-R P.838-3, pode-se afirmar que
Em um ensaio de engenharia, necessita-se gerar um campo elétrico de intensidade igual a 150V/m em determinado ponto no interior de uma câmara isolada, ao longo da faixa de frequências de 500 a 600MHz, utilizando-se, para tanto, uma antena transmissora. Durante o teste, no entanto, foram constatados valores maiores que o estipulado e a esse fato foram atribuídas, como causas, as múltiplas reflexões do sinal na estrutura interna da câmara.
A solução neste caso seria utilizar uma antena
É de conhecimento popular que as estações de rádio que transmitem em frequência modulada (FM – Frequency Modulation) são mais facilmente sintonizadas, mesmo em localidades mais afastadas dos grandes centros urbanos, quando comparadas àquelas que transmitem em amplitude modulada (AM – Amplitude Modulation).
Uma justificativa para essa constatação é que
Em um experimento, são utilizados um sensor, baseado em LED (Light Emitting Diode), para estimar as dimensões de uma estrutura que está sendo estudada e um cabo de fibra ótica, para enviar as informações a um circuito receptor. Para tanto, analisam-se os padrões de reflexão de ondas causadas pela estrutura sobre os sinais emitidos pelo LED.
A respeito disso, pode-se afirmar que
Um engenheiro projetou um sistema de comunicação óptico e, em seu primeiro teste, verificou que o receptor não detectou sinal luminoso inteligível, oriundo do transmissor.
Dentre as possíveis falhas de projeto, é possível atribuir como causa(s)
Em sistemas de comunicação, a integridade do sinal transmitido é um parâmetro de projeto muito importante. Nesse contexto, a escolha do tipo de linha de transmissão é crucial para que se garanta a inteligibilidade do sinal que chega aos receptores.
Sobre os cabos coaxiais, pode-se afirmar que
Suponha um enlace de rádio no qual um prédio obstrui parcialmente o percurso do sinal entre o transmissor e o receptor. O prédio possui h = 50m de altura e está a uma distância de d1 = 800m do transmissor e a d2 = 600m do receptor. O canal de comunicação possui frequência central de 300MHz.
Considere a seguinte expressão:
Calcule quantas Zonas de Fresnel foram obstruidas pelo prédio.
Em sistemas de transmissão e recepção Very High Frequency (VHF) e Ultra High Frequency (UHF), o projeto de amplificadores é de extrema importância para garantir o alcance e a integridade do rádio enlace. A figura abaixo ilustra o diagrama esquemático de um circuito amplificador ressonante simples, localizado no receptor.
(Fonte: captura de tela de simulação feita a partir do software LTSpice XVII®.)
Avalie as afirmações a respeito desse tipo de circuito.
I. O capacitor C1 tem o papel de manter estável o ponto quiescente do transistor.
II. Os polos da função de transferência desse circuito localizam-se à direita do eixo imaginário do plano da Transformada de Laplace.
III. Para garantir a fidelidade da forma de onda de saída, o transistor deve operar no modo Classe C.
IV. O capacitor C2 e o indutor L1 exercem o papel de filtro ressonante.
Está correto apenas o que se afirma em
Em simulações computacionais envolvendo fenômenos de alta frequência, é comum a utilização de guias de onda virtuais como fontes de excitação, ao contrário das fontes de tensão utilizadas em simulações de circuitos elétricos.
Qual é o motivo para essa abordagem?
Avalie as seguintes afirmações sobre as Zonas de Fresnel.
I. Trata-se de um modelo que explica o fenômeno da refração.
II. Se a obstrução não bloqueia o elipsóide definido pela 1ª Zona de Fresnel, a perda por caminho em excesso será mínima.
III. Quanto mais distante da 1ª Zona de Fresnel, maior é a contribuição para o sinal no receptor.
IV. A posição da obstrução em relação ao transmissor e ao receptor tem influência sobre os níveis de sinal percebidos pelo receptor.
Está correto apenas o que se afirma em
Transmissores Very High Frequency (VHF) e Ultra High Frequency (UHF) podem ser descritos em termos de blocos funcionais. A figura abaixo ilustra, de forma simplificada, um desses blocos: o modulador; mais especificamente, do tipo I/Q – In Phase/Quadrature, capaz de gerar sinais modulados em quadratura. Nessa figura, os blocos identificados pelos caracteres “Σ” e “DAC” representam um somador e um conversor digital-analógico e os termos IF e RF significam Frequência Intermediária e Radiofrequência, respectivamente. Além disso, alguns pontos de interesse estão identificados com números.
(Disponível em:<http://pneuhiver.info/i-q-modulator-block-diagram/> Adaptado. Acesso em: 08 abr. 2017.)
Avalie as afirmações sobre esse diagrama.
I. Um osciloscópio conectado aos pontos 1 e 2 indicaria sinais banda-base digitais.
II. Trata-se de um modulador capaz de gerar, dentre outros tipos, sinais 16-QAM (Quadrature Amplitude Modulation).
III. O propósito do primeiro oscilador da esquerda para a direita é gerar a portadora para a transmissão.
IV. O segundo oscilador, da esquerda para a direita, está 90° defasado em relação ao primeiro.
Está correto apenas o que se afirma em