Questões de Concurso Militar CIAAR 2017 para Primeiro Tenente - Psiquiatria
Foram encontradas 10 questões
Um médico infectologista é convidado para programa de emissora de televisão a fim de prestar esclarecimentos sobre uma doença.
De acordo com o Código de Ética Médica, o médico pode
Leia a situação a seguir.
Um médico cardiologista pediátrico assiste regularmente a paciente de 05 (cinco) anos de idade, devido à insuficiência cardíaca congestiva, secundária à miocardiopatia dilatada de origem viral. Ao sair do ambulatório, o paciente foi vítima de atropelamento e faleceu no local, tendo sido atendido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).
Baseie-se na situação descrita acima e considere as seguintes afirmativas.
I - De acordo com o Código de Ética Médica, o cardiologista pediátrico não pode emitir o Atestado de Óbito.
PORQUE
II - É vedado ao médico atestar óbito quando não o tenha verificado pessoalmente ou quando não tenha prestado assistência ao paciente, salvo, no último caso, se o fizer como plantonista, médico substituto ou em caso de necropsia e verificação médico-legal.
Sobre as duas afirmativas, é correto afirmar que
No seu consultório, um médico oncologista recebe a filha de um paciente que está sob seus cuidados com um tumor em fase terminal. A filha informa que o paciente faleceu, cerca de uma hora antes, no domicílio, que fica a um quarteirão do consultório.
De acordo com o Código de Ética Médica, o médico deve imediatamente:
I - Preencher o Atestado de Óbito e entregar à filha do paciente.
II - Orientar que a família acione o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) para que compareça ao domicílio e ateste o óbito.
III - Orientar que a família acione a polícia para que o corpo seja encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para que seja atestado o óbito.
Sobre as afirmativas:
Segundo o Código de Ética Médica, é vedado ao médico realizar procriação medicamente assistida para
I - criar embriões para investigação.
II - possibilitar a escolha do sexo do embrião.
III - criar seres humanos geneticamente modificados.
De acordo com as afirmações acima
Um médico cardiologista tem consultório e trabalha também como médico perito em uma Junta Médica Oficial de um órgão público. Ao iniciar a perícia, o médico reconhece que o servidor é seu paciente de consultório.
Neste caso, qual a conduta a ser adotada pelo médico, de acordo com o Código de Ética Médica?