Questões de Concurso Militar CIAAR 2018 para Primeiro Tenente - Engenharia Elétrica
Foram encontradas 19 questões
A corrente indicada na figura abaixo é o fasor da corrente i(t) = Im COS (ωt ). As reatâncias associadas aos indutores L1 e L2 são iguais a 3Ω e 10Ω, respectivamente. A potência total absorvida pelos indutores é de 1100VAr.
Quais são os valores das potências reativas associadas, respectivamente, aos indutores L1 e L2 ?
Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
No circuito abaixo, os instrumentos de medição são ideais. Os valores lidos pelo amperímetro e pelo voltímetro são, respectivamente, de 40A e 250V. A medição feita com o wattímetro é de 8kW. As cargas 1, 2 e 3 são motores instalados em um certo local.
Em relação à carga 4, sabe-se apenas que é de natureza capacitiva.
Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Considerando as informações apresentadas, a potência aparente fornecida pela rede elétrica é de
Instrumentos de medição são equipamentos utilizados para se determinar o valor das grandezas elétricas. Apesar de cada equipamento apresentar suas especificidades, no arranjo apresentado todos são ideais. Além disso, todos são digitais. As indicações V1, V2 e V3 são relativas aos voltímetros 1, 2 e 3, respectivamente. As medições são realizadas com o circuito já em condição de estabilidade (regime permanente).
Considere as condições de operação do circuito, o modo como os instrumentos estão conectados ao arranjo e os valores apresentados nos displays.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo.
( ) O valor da tensão medida com V3 é negativo.
( ) O valor apresentado pelo amperímetro é negativo.
( ) Os valores apresentados por V1 e por V2 são os mesmos.
( ) Retirar o terminal do wattímetro do nó “a” e conectá-lo ao nó “b” não altera o valor apresentado pelo instrumento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Um transformador monofásico ideal de 1,2kVA, 1200/240Vrms, 60Hz, apresenta uma impedância de 50+j30Ω no lado de alta tensão. O transformador está sendo utlizado em um estudo no qual a tensão aplicada no lado de alta tensão é de 700Vrms e uma carga de 0,8+j0,2Ω é conectada no lado de baixa tensão.
Nessas condições de operação, as correntes no lado de alta e de baixa tensão estão, respectivamente, nas faixas de valores correspondentes a
Analise a imagem abaixo.
Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Considerando o circuito, a tensão de nó Vx é de
A Norma Regulamentadora nº 10 – NR 10, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego é documento de observância obrigatória em todas as instalações nas quais exista a presença de profissional regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
A partir da NR 10 pode-se afirmar que
Em instalações industriais, é comum a necessidade de se fazer a correção do fator de potência devido ao uso dos mais diversos tipos de cargas. A correção, naturalmente, depende da natureza do problema. Contudo, mais comumente, os problemas são de natureza indutiva. A correção, nesses casos, é feita com a instalação de um banco de capacitores em local estabelecido por estudos e análises realizados para tais fins. No caso apresentado a seguir, a instalação do banco é feita para a correção de apenas um grupo específico de cargas. Esse grupo é alimentado por uma tensão de 120Vrms e uma corrente de 50Arms. Além disso, absorve uma potência de 3,6kW.
Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Para elevar o fator de potência do grupo para 0,9, a potência associada ao banco de capacitores, em kVAr,
deve ser de
Na figura abaixo é apresentada a representação esquemática de um circuito trifásico. Em relação à operação desse circuito são feitas as afirmativas apresentadas a seguir.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.
Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
( ) Se houver desequilíbrio nas impedâncias de fase da carga mas não no gerador, a corrente do neutro é zero.
( ) Havendo equilíbrio do sistema, as tensões de fase na carga são maiores que as tensões de linha por um fator √3 .
( ) A corrente do neutro é zero e a tensão de linha é √3 maior que a tensão de fase quando o sistema está em equilíbrio.
( ) Considerando que o sistema está em equilíbrio, se a carga em Y for reconfigurada para um arranjo em delta, a potência aparente fornecida pelo gerador não é alterada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Um motor instalado em uma indústria possui os seguintes dados de placa.
Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Foi constatada a velocidade de 837rpm quando esse motor está energizado, acoplado a sua carga mecânica habitual e em equilíbrio dinâmico (rpm do eixo constante).
Assinale a alternativa correta.
Na figura abaixo, Q e q são cargas elétricas puntiformes posicionadas à certa distância uma da outra, é o vetor força elétrica sobre a carga q devido a carga Q e é o vetor campo elétrico gerado pela carga Q.
Analisando os casos apresentados abaixo, pode-se afirmar em relação as carga elétricas que
I. Caso 1: Q é positiva e q é negativa.
II. Caso 2: Q é negativa e q é negativa.
III. Caso 3: Q é negativo e q é positivo.
IV. Caso 4: Q é positivo e q é negativo.
Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Está correto apenas o que se afirma em
Na figura abaixo é apresentado um arranjo no qual duas partículas são mantidas nas posições indicadas. A carga elétrica da partícula 1 (Q1 ) é 1μC, o da partícula 2 (Q2 ) é -3μC. Uma carga de prova q0 positiva é posicionada no plano xy de forma que a força resultante sobre ela devido às cargas Q1 e Q2 é nula.
Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
O par ordenado (x,y) que expressa esta posição, em centímetros, é
Um transformador de potência aparente nominal SN=150VA, tensões nominais VP=120V (primário) e VS=24V (secundário) foi conectado de forma a se constituir um autotransformador. Uma tensão de 120V é aplicada no primário de transformador. Uma carga é conectada aos terminais de secundário do autotransformador e de valor tal que exige do transformador a sua potência nominal.
Calcule a potência aparente entregue à carga caso o autotransformador seja conectado em ligação aditiva e calcule a potência aparente entregue à carga caso o autotransformador seja conectado de ligação subtrativa.
Os resultados são, respectivamente:
Dependendo dos sentidos dos fluxos de corrente e da polaridade da tensão, os conversores CC podem ser classificados em tipos específicos. Sejam dois conversores com as características apresentadas abaixo.
I. A tensão de carga é sempre negativa e a corrente é positiva ou negativa.
II. A corrente de carga é positiva ou negativa e a tensão de carga é sempre positiva.
As informações apresentadas em I e II caracterizam, respectivamente, os conversores CC do tipo
O circuito abaixo é utilizado para fazer o controle do brilho de uma lâmpada (dimmer). Considerando o brilho da lâmpada devido a alteração de alguns parâmetros do circuito, são feitas as afirmativas a seguir.
I. Se o resistor de 25kΩ for trocado por outro de 5kΩ, o brilho máximo fica um pouco maior.
II. Quando o potenciômetro é ajustado em seu valor máximo (100kΩ), o brilho será o maior possível para este arranjo.
III. Ajustando o potenciômetro para 50kΩ e trocando o TRIAC por um SCR, o brilho máximo será menor com o uso SCR.
Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Estão corretas as afirmativas
A proteção contra descargas atmosféricas é obtida por meio da instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) conforme a norma nacional NBR 5419:2015 em quatro partes. Na sua Parte 3, a norma define o SPDA externo e sabe-se que ele é composto pelo subsistema de captação, subsistema de descida e subsistema de aterramento.
Conforme NBR 5419:2015-Parte 3, em relação a resistência de aterramento, é correto afirmar que deve-se obter a
A Norma brasileira NBR 5410 estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.
Em relação aos esquemas de aterramento previstos, analise a figura abaixo.
Fonte: Adaptado da Norma Brasileira ABNT NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão.
O esquema apresentado é o
O paralelismo de transformadores de potência é uma prática usual e estratégica, de forma especial na distribuição de energia elétrica nas grandes cidades. O paralelismo de transformadores exige condições técnicas a serem atendidas.
São condições para a operação de dois transformadores de potência em paralelo, exceto:
Uma ferramenta muito útil na avaliação de um transformador é o emprego do circuito equivalente do transformador. Existem diferentes circuitos equivalentes desenvolvidos com pequenas diferenças entre si, mas, todos eles representam o núcleo do transformador por uma resistência (Rhf ) em paralelo com uma reatância indutiva (XM). A resistência de núcleo Rhf representa as perdas joulicas no núcleo (histerese e foucault). A reatância do núcleo XM representa a corrente de magnetização do transformador.
No ensaio a vazio de um certo transformador, a tensão nominal foi aplicada ao transformador (VVZ = 220V) e foram lidas a potência exigida pelo transformador (PVZ = 400W) e a corrente admitida pelo transformador (IVZ = 5,7A).
Calcule o valor de Rhf e de XM desse transformador sob ensaio.
Os resultados são, respectivamente, iguais a
No circuito abaixo, o valor do resistor RL foi ajustado de modo que a potência transferida a esse elemento é a maior possível.
Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Nesse caso, a potência dissipada pelo resistor RL e o seu valor são, respectivamente, iguais a