Questões de Concurso Militar CIAAR 2020 para Primeiro Tenente - Farmácia Hospitalar

Foram encontradas 3 questões

Q1668415 Farmácia
Os medicamentos são a principal ferramenta de terapia da medicina moderna. Certamente, outros procedimentos terapêuticos, como as cirurgias, dietas, exercícios e outros também são importantes. O sucesso terapêutico do tratamento das doenças dependem em parte da escolha do medicamento apropriado. Essa escolha deve levar em consideração o medicamento mais adequado às características fisiopatológicas de cada paciente. Devem ser considerados, idade, sexo, etinia além de selecionar a dose, a via e a frequência de administrações que irão manter concentrações adequadas, para a obtenção dos efeitos desejados.
Quais fatores relacionados ao estado fisiopatológico do paciente podem influenciar os processos farmacocinéticos?
Alternativas
Q1668429 Farmácia
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A modificação da forma farmacêutica, além de poder levar a mudanças nos parâmetros farmacocinéticos, pode acarretar problemas de estabilidade; em ambas as possibilidades a eficácia terapêutica pode ser comprometida
PORQUE
II. a alteração da forma farmacêutica deve considerar a estrutura química do fármaco, as possíveis reações que ele pode sofrer e o tempo entre a alteração da forma e a administração do medicamento ao paciente.
Sobre essas asserções, é correto afirmar que
Alternativas
Q1668431 Farmácia
A biotransformação constitui o metabolismo dos fármacos em outra(s) substância(s), por meio de alterações químicas, geralmente sob ação de enzimas. O fígado contém a maior diversidade e quantidade de enzimas metabólicas, de modo que a maior parte do metabolismo dos fármacos ocorre nesse órgão. Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da idade, raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas.
A esse respeito, avalie alguns problemas que podem ser observados na biotransformação dos fármacos.
I. Os idosos são mais hipersensíveis aos fármacos devido a uma deficiência na elaboração de enzimas. II. A indução das enzimas microssomais pode provocar um aumento quantitativo da ação e da toxicidade dos fármacos. III. A deficiência da glicuroniltransferase (enzima de conjugação) no prematuro e no recém-nascido contraindica a administração do cloranfenicol. IV. No prematuro e no recém-nascido o sistema enzimático metabolizador dos fármacos está diminuído, só atingindo os níveis do adulto após seis semanas.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C