Questões de Concurso Militar CIAAR 2020 para Primeiro Tenente - Farmácia Hospitalar

Foram encontradas 2 questões

Q1668434 Farmácia
Os Antiinflamatórios Não Esteroides (AINE) proporcionam alívio sintomático de dor e edema em artropatia crônica, como ocorre na osteoartrite, na artrite reumatoide e em afecções inflamatórias mais agudas, como os traumas esportivos, fraturas, entorses e outras lesões das partes moles. Geralmente todos os AINE, particularmente os “clássicos”, podem causar efeitos indesejáveis significativos, especialmente em idosos.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir acerca dos AINE.
( ) O ácido acetilsalicílico inibe a agregação plaquetária e sua principal importância clínica reside na terapia do infarto do miocárdio. ( ) Os efeitos adversos estão relacionados principalmente com a inibição da cicloxigenase (COX-2), que é a isoforma constitutiva da COX. ( ) O paracetamol tem potente ação analgésica e antipirética, mas efeitos antiinflamatórios mais fracos do que outros AINE. ( ) O ácido acetilsalicílico, o paracetamol ou o ibuprofeno são usados na clínica para analgesia de pacientes com dor crônica; o paracetamol está vinculado a uma encefalite pós-viral (síndrome de Reye) em crianças. ( ) O ácido acetilsalicílico é o mais antigo antiinflamatório não-esteroide e atua inativando irreversivelmente as cicloxigenases (COX-1 e COX-2); com doses terapêuticas é comum algum sangramento gástrico.
A sequência correta é
Alternativas
Q1668439 Farmácia
A dor é uma acompanhante incapacitante de muitas doenças, e o controle da dor é uma das mais importantes prioridades terapêuticas. Os efeitos mais importantes da morfina ocorrem no SNC e no trato gastrintestinal, embora tenham sido descritos numerosos efeitos de significância menor sobre muitos outros sistemas.
A esse respeito, avalie as ações da morfina.
I. A superdosagem aguda pela morfina produz coma e depressão respiratória. II. Os principais efeitos farmacológicos da morfina são analgesia, euforia e sedação. III. A morfina promove a liberação de histamina, causando constrição brônquica e hipotensão. IV. Os efeitos adversos mais problemáticos são o aumento da motilidade gástrica, levando à diarreia, e a depressão respiratória.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: A
2: A