Questões de Concurso Militar CIAAR 2021 para Primeiro Tenente - Farmácia Industrial
Foram encontradas 6 questões
A Cromatografia a Líquido de Alta Eficiência (CLAE) é uma técnica de separação fundamentada na distribuição dos componentes de uma mistura entre duas fases imiscíveis: a fase móvel, líquida, e a fase estacionária, sólida, contida em uma coluna cilíndrica. Os resultados das análises de cromatografia são analisados na forma de cromatogramas.
A respeito da interpretação dos cromatogramas, é correto afirmar que
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre o estudo de equivalência farmacêutica, os ensaios de desempenho e os critérios de bioisenção para a forma farmacêutica spray nasal.
( ) Não se aplica a realização do estudo de perfil de dissolução comparativo. ( ) O ensaio de desempenho específico pode incluir a demonstração da comparabilidade do manuseio dos dispositivos.
( ) A análise de distribuição do tamanho de partículas/gotículas por difração a laser não precisa ser realizada no ensaio de desempenho se comprovado que cada acionamento do dispositivo do medicamento teste entrega a mesma quantidade de fármaco do acionamento do dispositivo do medicamento referência.
( ) O número de atuações por dispositivo e o padrão de spray são testes obrigatórios no estudo de equivalência farmacêutica.
( ) O estudo de bioequivalência pode ser dispensado desde que o medicamento teste contenha o mesmo fármaco, na mesma concentração e com a mesma composição qualitativa de excipientes na formulação, em relação ao medicamento referência.
A sequência correta é
As soluções são uma das formulações farmacêuticas mais antigas na história da medicina. São administradas por diferentes vias, que exigem requisitos específicos da formulação. Embora todas as soluções farmacêuticas devam ser estáveis e aceitáveis aos pacientes, alguns requisitos para as soluções podem variar de acordo com características específicas necessárias para cada via de administração.
Associe as colunas corretamente, relacionando a via de administração ao seu requisito específico.
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO
(1) Oral
(2) Tópica
(3) Ocular
(4) Nasal
(5) Parenteral
REQUISITOS
( ) Tolera uma faixa de pH estreita, apenas de 5,5 a 6,5; deve ser isotônica em relação ao meio de aplicação e com viscosidade próxima a esse; geralmente são utilizados agentes flavorizantes e adoçantes.
( ) O veículo pode ser aquoso ou não aquoso; coloide elástico em solvente volátil é uma das opções de formulação, onde o solvente evapore rápido após aplicação, deixando um filme polimérico no local.
( ) Devem ser estéreis e livres de pirogênio e, em geral, ter valor próximo do pH fisiológico, mas uma faixa ampla entre 3 e 9 é bem tolerada, já que a solução é rapidamente diluída no meio de aplicação.
( ) Devem ser soluções aquosas, geralmente com pH neutro, embora uma faixa entre 2 a 9 possa ser tolerada; a viscosidade é fator relevante para a escoabilidade.
( ) A maioria dos compostos é aquosa; devem ser soluções estéreis e conter conservantes antimicrobianos; a rigor, o pH da solução deve ser próximo de 7,4 ou ligeiramente alcalino, mas questões relacionadas à solubilidade, absorção e estabilidade do fármaco podem requerer outras faixas de pH, sendo que o local de aplicação tolera pH de 3,5 a 9 e deve ser isotônica em relação ao meio de aplicação para minimizar irritação e desconforto.
A sequência correta dessa associação é
Emulsão é uma dispersão de dois líquidos imiscíveis (ou parcialmente miscíveis), sendo um distribuído uniformemente na forma de gotículas finas (a fase dispersa) por meio do outro (a fase contínua). Os líquidos imiscíveis são, por convenção, descritos como “óleo” e “água”, já que, invariavelmente, um dos líquidos é apolar (um óleo, cera ou lipídio) e o outro é polar (água ou uma solução aquosa). Como as emulsões são termodinamicamente instáveis, retornam para fases contínuas separadas de óleo e água, a não ser que sejam cineticamente estabilizadas pela adição de agentes emulsificantes.
São exemplos de agentes emulsificantes típicos utilizados como excipientes de formulações farmacêuticas do tipo óleo/água de emulsões tópicas, exceto