Questões de Concurso Militar CIAAR 2021 para Primeiro Tenente - Ginecologia e Obstetrícia

Foram encontradas 30 questões

Q1823572 Medicina
O diretor técnico da maternidade pública da cidade é ginecologista e obstetra há 30 anos. Foi comunicado agora que o obstetra escalado para o plantão de hoje não poderá comparecer, pois será padrinho de casamento de seu familiar. Sem conseguir plantonista substituto, o diretor planeja como conduzirá tal situação.
De acordo com o Código de Ética Médica, resolução nº 2217 do Conselho Federal de Medicina, publicada em 27 de setembro de 2018, é permitido ao diretor técnico
Alternativas
Q1823573 Medicina
Para assegurar um atendimento obstétrico e ginecológico de qualidade, é necessário ter um conhecimento adequado sobre anatomia pélvica, além de um entendimento das funções de cada elemento desta região. Uma vez entendida esta relação entre os elementos anatômicos, torna-se claro que não existem elementos estáticos ou independentes nesse segmento do organismo feminino.
Sobre a anatomia pélvica e períneo, avalie as seguintes afirmativas.
I. O grande lábio vaginal recebe inervação dos nervos pudendo e obturador. II. As artérias glúteas inferior e pudenda interna são ramos anteriores da artéria ilíaca interna. III. A drenagem linfática do terço inferior da vagina é feita para os linfonodos femorais e inguinais. IV. O músculo elevador do ânus é formado pelos músculos pubococcígeo, illiococcígeo e puborretal.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1823574 Medicina
G.S., 20 anos de idade, nuligesta, comparece à consulta ginecológica pela primeira vez. Refere ciclos menstruais regulares e mamas dolorosas no período que antecede a menstruação. Sem outras queixas. Primeira relação sexual aos 16 anos, único parceiro. Quando criança, foi internada por infecção urinária por duas vezes. A avó materna teve diagnóstico de câncer de mama aos 60 anos. É tabagista (10 cigarros por dia) e seu índice de massa corpórea é 25 Kg/m2 .
Considerando os dados apresentados acima, o exame complementar a ser solicitado é
Alternativas
Q1823575 Medicina
“Como profissionais de assistência à saúde feminina, os ginecologistas têm a oportunidade de avaliar suas pacientes buscando por indícios das principais causas de morbidade e mortalidade femininas para orientálas corretamente. “(Williamn, 2014).
São consideradas ações preventivas realizadas pelo ginecologista, exceto
Alternativas
Q1823576 Medicina
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) Na puberdade precoce, com hipotireoidismo, ocorre atraso da idade óssea. ( ) A disgenesia gonadal é a causa mais frequente de hipogonadismo hipergonadotrófico. ( ) Agonistas de GnRH são medicamentos de primeira escolha para o tratamento da puberdade tardia. ( ) O período da infância normal é caracterizado por níveis baixos de FSH e taxas elevadas de LH e estradiol. ( ) Entre as causas de sangramento vaginal em crianças, estão líquen escleroso, tumores genitais e corpo estranho.
De acordo com as informações, a sequência correta é
Alternativas
Q1823577 Medicina
Paciente de 16 anos, um parto vaginal prévio há 02 anos – parto com 28 semanas por trabalho prematuro. Possui ciclos menstruais regulares, é tabagista (10 cigarros ao dia há 3 anos) e possui útero bicorno, com distorção da cavidade. Refere que há 06 meses tem apresentado leucorreia esbranquiçada com prurido, e teve melhora após uso de Fluconazol. Comparece à consulta ginecológica com desejo de evitar nova gestação; possui um parceiro fixo, que também não deseja mais filhos.
É correto afirmar que o método contraceptivo indicado é o/a
Alternativas
Q1823578 Medicina
A investigação dos estados intersexuais não é simples e implica na atuação conjunta e integrada de vários especialistas. A avaliação e o manejo a longo prazo devem ser realizados por equipe multidisciplinar e experiente e recomenda-se a participação da família nos processos de decisão, respeitando-se as preocupações do paciente e dos familiares.
Qual é a causa mais frequente de pseudo-hermafroditismo feminino?
Alternativas
Q1823579 Medicina
C.S. tem 29 anos, nuligesta, sedentária, está preocupada por não apresentar sangramento menstrual há 07 meses. Nega outros episódios semelhantes desde os 11 anos, quando teve a menarca. Não está em uso de nenhuma medicação.
É correto afirmar que a paciente apresenta
Alternativas
Q1823580 Medicina
Em relação à terapia hormonal na menopausa, é correto afirmar que
Alternativas
Q1823581 Medicina
Sobre a propedêutica do casal infértil, avalie as seguintes afirmativas.
I. A histeroscopia é um bom método para a avaliação da permeabilidade tubária. II. A contagem de folículos antrais é a soma dos folículos com diâmetro médio, entre 2 e 10mm, detectados por ultrassom endovaginal na fase folicular. III. Para indução da ovulação, são usados fármacos para recrutamento folicular (citrato de clomifeno, gonadrotofinas ou letrozol) ou para desencadear a ovulação (gonadrotrofina coriônica humana). IV. Pólipos endometriais e síndrome de Asherman estão entre as anormalidades adquiridas que podem levar à infertilidade.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1823582 Medicina
A videolaparoscopia ginecológica é uma técnica minimamente invasiva que possibilita a realização de diagnósticos e procedimentos terapêuticos. Entretanto, apresenta algumas limitações.
Assinale a opção correta, que contenha a contraindicação para videolaparoscopia.
Alternativas
Q1823583 Medicina
Paciente de 20 anos, nuligesta, queixa aparecimento de várias úlceras dolorosas em região vulvar há 15 dias. Ao exame clínico, detecta-se que as lesões possuem bordas irregulares e base avermelhada, sangrante e granular, com odor fétido. Apresenta, também, linfonodos inguinais abscedados.
O que descreve o agente etiológico do quadro descrito acima é
Alternativas
Q1823584 Medicina
Qual alternativa que representa fator de risco para o desenvolvimento de doença inflamatória pélvica?
Alternativas
Q1823585 Medicina
Paciente de 62 anos, obesa, menopausa aos 50 anos, apresenta há 02 meses episódios de sangramento abundante com duração de 4 dias, hemoglobina 11,5g/dL. Sexualmente ativa, sem comorbidades, não faz uso de nenhuma medicação. Ultrassonografia mostra útero de tamanho normal, endométrio com 12mm de espessura.
A conduta correta a ser prescrita, a partir da descrição do relato acima é
Alternativas
Q1823586 Medicina
Dismenorreia é a dor cíclica e em cólica na região do hipogástrio, que surge com o período menstrual e acomete cerca de 50% das mulheres que menstruam.
Sobre a dismenorreia, é correto afirmar que
Alternativas
Q1823587 Medicina
Sobre as patologias vulvares, analise as afirmativas abaixo.
I. O líquen escleroso é mais comum após a menopausa que na menacme. II. Doenças sistêmicas, como Doença de Chron e Doença de Behçet, podem se manifestar com lesões na vulva. III. O carcinoma de vulva mais frequente é o de células escamosas. IV. Pela baixa sensibilidade, a vulvoscopia e a biópsia não são usadas como método na propedêutica de lesões vulvares.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1823588 Medicina
Sobre as neoplasias malignas ovarianas, o tipo histológico mais frequente é o
Alternativas
Q1823589 Medicina
R.M, 42 anos, 02 partos vaginais anteriores, com diagnóstico de câncer de colo uterino, comparece à consulta para definição do tratamento a ser realizado. Após exame físico e análise da biópsia realizada, o ginecologista desenhou para explicar sobre estadiamento da doença.
Observe atentamente o desenho feito pelo ginecologista.
Imagem associada para resolução da questão Disponível em: https://sites.google.com/site/gynonet/updates/estadiamentodocancerdocolouterinooquemudou. Acesso em 12 de abril de 2021.
De acordo com o estadiamento mostrado na figura, o tratamento proposto deverá ser
Alternativas
Q1823590 Medicina
A descarga mamilar consiste na eliminação de qualquer secreção proveniente do ducto mamário através da papila, sendo a terceira queixa mamária mais frequente. Sua incidência é de cerca de 5% e tem causa benigna em 95% dos casos.
Qual é a característica da descarga papilar patológica?
Alternativas
Q1823591 Medicina
Paciente de 30 anos, 01 parto vaginal prévio, apresenta quadro de hipermenorreia e mioma submucoso de 2cm de diâmetro. É hipertensa crônica e diabética.
A partir da descrição acima, a melhor conduta a ser tomada é a
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: C
5: B
6: A
7: B
8: A
9: C
10: D
11: B
12: A
13: C
14: C
15: C
16: A
17: A
18: B
19: C
20: C