Questões de Concurso Militar CIAAR 2021 para Primeiro Tenente - Hematologia

Foram encontradas 30 questões

Q1823632 Medicina
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o diagnóstico laboratorial das anemias.
( ) A idade, o sexo e a etnia do paciente devem ser considerados. ( ) É aconselhável que todos os laboratórios utilizem os mesmos valores de referência. ( ) Os valores de referência são derivados de grandes “pools” de indivíduos considerados saudáveis. ( ) A contagem de reticulócitos e o exame morfológico do esfregaço sanguíneo têm papel secundário no diagnóstico diferencial das anemias, sendo dispensáveis na maioria dos casos. ( ) Cada laboratório deve determinar seus valores de referência baseados no tipo de instrumentação utilizada, nos métodos aplicados e nas características demográficas e ambientais da população, a qual o paciente pertence.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Alternativas
Q1823633 Medicina
Sobre as alterações da hematopoiese relacionadas à idade e suas consequências clínicas, é correto afirmar que
Alternativas
Q1823634 Medicina
Avalie o que se afirma em relação às doenças de depósito lisossomal.
I. Manifestações neurológicas podem ocorrer em todos os tipos da doença de Gaucher, embora sejam mais características dos tipos 2 e 3. II. A doença de Gaucher é causada pela deficiência da enzima glucocerebrosidase, necessária para a degradação dos glicolipídeos nos lisossomas. III. A doença de Niemann-Pick é causada pela deficiência da esfingomielinase e, ao contrário da doença da Gaucher, caracteriza-se pela ausência de comprometimento neurológico. IV. Não está indicado, em forma alguma da Doença de Niemann-Pick, o uso de terapia de redução do substrato (miglustate), conforme descrito nas Diretrizes Brasileiras para Diagnóstico e Tratamento da Doença de Niemann-Pick tipo C.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1823635 Medicina
A sequência que apresenta corretamente os fármacos associados à neutropenia induzida por drogas está indicada em
Alternativas
Q1823636 Medicina
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o linfoma de células T do adulto.
( ) Em geral, apresenta uma evolução indolente. ( ) O envolvimento cutâneo e do sangue periférico são frequentes. ( ) O prognóstico é considerado bom, com sobrevida maior que 80% 5 anos após o diagnóstico. ( ) É uma neoplasia comumente associada ao vírus linfotrópico para células T humano tipo 1 (HTLV-1). ( ) O perfil imunofenotípico geralmente é consistente com o perfil das células T helper, com expressão de CD3 e CD4 e ausência da expressão de CD7 e CD8.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Alternativas
Q1823637 Medicina
Sobre as Síndromes Mielodisplásicas, é correto afirmar que
Alternativas
Q1823638 Medicina
Segundo os critérios do International Workshop on Chronic Lymphoid Leukemia (IWCLL), é correto afirmar que o diagnóstico da leucemia linfocítica crônica requer a presença de, pelo menos, 5x109 de linfócitos B por litro no sangue periférico por mais de 3 meses e a presença de
Alternativas
Q1823639 Medicina
Sobre a leucemia mieloide crônica e seu tratamento, é correto afirmar que
Alternativas
Q1823640 Medicina
Sobre os linfomas de Hodgkin e seu tratamento, é correto afirmar que
I. As células de Reed-Sternberg estão presentes em todos os subtipos da forma clássica da doença, sendo mais raras na variante Esclerose Nodular. II. As células de Reed-Sternberg, encontradas na forma Predomínio Linfocitário Nodular, possuem morfologia característica, sendo chamadas de “popcorn cells”. III. O uso do esquema quimioterápico ABVD ainda é o tratamento de primeira linha adotado pela maioria dos serviços, com toxicidade aceitável, embora a pneumonite associada à bleomicina possa ocorrer em até 30% dos pacientes de determinados grupos etários. IV. Os estágios Ann Arbor II bulky, III e IV devem ser considerados doença avançada, sendo a forma bulky caracterizada pela presença de massa tumoral ≥ 10cm no seu maior diâmetro ou maior que 1/3 do diâmetro transtorácico em qualquer nível de vértebra torácica determinado por tomografia computadorizada.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1823641 Medicina
Sobre a leucemia promielocítica aguda, é correto afirmar que
Alternativas
Q1823642 Medicina
Sobre a anemia aplástica, é correto afirmar que
Alternativas
Q1823643 Medicina
De acordo com o International Myeloma Working Group, avalie as presenças que se afirmam ser consideradas como critérios para o diagnóstico do mieloma múltiplo.
I. Dosagem sérica da desidrogenase lática (LDH) ≥ ao dobro do valor de referência laboratorial. II. Hemoglobina < 100g/L. III. Uma ou mais lesões osteolíticas detectadas em radiografia, tomografia computadorizada ou PET/ CT. No caso de < 10% de células plasmáticas clonais em medula óssea, duas ou mais lesões devem estar presentes. IV. Hemácias em rouleaux em esfregaço do sangue periférico.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1823644 Medicina
Sobre as talassemias, é correto afirmar que
Alternativas
Q1823645 Medicina
Sobre as complicações das síndromes falciformes, é correto afirmar que a/o
Alternativas
Q1823646 Medicina
É correto afirmar que, para os pacientes com o clearence de creatinina entre 30 e 50ml/min, o anticoagulante oral direto (DOAC), o qual possui o melhor perfil farmacológico, é
Alternativas
Q1823647 Medicina
A manutenção do uso perioperatório da varfarina não está associada a um maior risco de complicações hemorrágicas na
Alternativas
Q1823648 Medicina
Avalie o que se afirma sobre a púrpura trombocitopênica trombótica (PTT) e a síndrome hemolítico-urêmica (SHU).
I. Infecções entéricas por Escherichia coli, produtoras de toxinas “shigalike”, estão associadas à SHU no adulto mais frequentemente do que em crianças. II. A plasmaférese terapêutica tem papel importante no tratamento da PTT, porém, usualmente, não mostra benefícios no tratamento de pacientes com SHU. III. Em um caso altamente suspeito de PTT, o início do tratamento deve aguardar a confirmação do diagnóstico com a dosagem baixa da atividade da ADAMTS-13. IV. Deve ser considerado o seu diagnóstico em qualquer paciente com anemia, trombocitopenia e esquizócitos em sangue periférico, após a exclusão do diagnóstico de coagulação intravascular disseminada.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1823649 Medicina
Associe as colunas relacionando corretamente a anemia hemolítica imune à sua possível causa.
ANEMIAS POSSÍVEIS CAUSAS (1) Doença da aglutinina fria ( ) Doença do colágeno. (2) Hemoglobinúria paroxística fria ( ) Doença hemolítica do récem-nascido (3) Anemia hemolítica autoimune por anticorpo quente ( ) Infecção por Mycoplasma pneumoniae. (4) Anemia hemolítica aloimune ( ) Infecção pela sífilis.
A sequência correta dessa associação é
Alternativas
Q1823650 Medicina
É correto afirmar que é causada pelo aumento da destruição plaquetária, a trombocitopenia induzida pela
Alternativas
Q1823651 Medicina
Sobre a síndrome hipereosinofílica idiopática, é correto afirmar que é
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: C
5: D
6: A
7: B
8: C
9: C
10: C
11: C
12: C
13: B
14: C
15: A
16: B
17: C
18: D
19: A
20: D