Questões de Concurso Militar CIAAR 2023 para Médico da Aeronáutica - Anatomia patológica
Foram encontradas 60 questões
( ) O médico guardará sigilo a respeito das informações de que detenha conhecimento no desempenho de suas funções, com exceção dos casos previstos em lei.
( ) As relações do médico com os demais profissionais devem basear-se no respeito mútuo, na liberdade e na dependência de cada um, buscando sempre o interesse e o bem-estar do paciente.
( ) O médico se responsabilizará, em caráter pessoal e presumido, pelos seus atos profissionais resultantes de relação particular de confiança, executados com diligência, competência e prudência.
( ) A natureza personalíssima da atuação profissional do médico caracteriza relação de consumo.
Distúrbio da proliferação (1) Metaplasia (2) Displasia (3) Hipertrofia (4) Hiperplasia
Diferenciação celular ( ) designa alteração da proliferação e tendência à redução na diferenciação celular (“crescimento desordenado”). ( ) consiste no aumento do número de células por incremento da proliferação e/ou diminuição da destruição celular. ( ) é a substituição de um tipo de tecido por outro de mesma linhagem. ( ) é o aumento dos componentes e das funções celulares, o que amplia o volume das células e dos órgãos.
A sequência correta dessa classificação é:
Tipo de Necrose (1) Necrose por coagulação ou isquêmica (2) Necrose caseosa (3) Necrose por liquefação (4) Necrose gomosa
Processo Patológico ( ) Infarto do miocárdio. ( ) Tuberculose. ( ) Sífilis. ( ) Abscesso cerebral.
A sequência correta dessa classificação é:
( ) A hematoidina é constituída pela mistura de lipídeos e um pigmento semelhante à bilirrubina, sem ferro, que se forma em focos hemorrágicos, após a degradação das hemácias por macrófagos.
( ) A hemozoína ou pigmento esquissomótico, resulta da degradação da hemoglobina ingerida por plasmódios durante o seu ciclo de vida nas hemácias, a qual sofre proteólise em vacúolos digestivos.
( ) A redução na síntese de melanina é chamada de hipopigmentação melânica e pode ser congênita (por exemplo, albinismo) ou adquirida (por exemplo, vitiligo).
( ) Medicações podem causar hiperpigmentação melânica, como medicamentos, anticoncepcionais orais e agentes quimioterápicos.
Sobre os processos patológicos, analise as assertivas abaixo.
I. Hipercalcemia em virtude do hiperparatireoidismo primário.
II. Calcificação associada à esteatonecrose.
III. Calcificação associada à pancreatite aguda.
IV. Corpos psamoma no carcinoma papilar de tireoide.
Estão corretas apenas as assertivas
( ) Hiperemia é o aumento da quantidade de sangue no interior dos vasos em um tecido ou órgão. Pode ser classificada como ativa (aumento da velocidade do fluxo sanguíneo), passiva ou congestão (redução da drenagem venosa por diminuição da velocidade do fluxo) ou mista.
( ) Hemorragias podem receber nomes particulares, tais como petéquias, púrpuras, equimoses e hematomas.
( ) Trombose é a solidificação do sangue no leito vascular ou no interior das câmaras cardíacas, em um indivíduo vivo.
( ) A tríade de Virchow é caracterizada pela lesão endotelial, a alteração do fluxo sanguíneo e a modificação na coagulabilidade do sangue.
Processo Patológico (1) Fígado em noz-moscada (2) Linhas ou estrias de Zahn (3) Síndrome de Waterhouse-Friderichsen (4) Esmagamento da medula óssea amarela em indivíduos com politraumatismo
Alteração Circulatória ( ) Hiperemia passiva na insuficiência cardíaca. ( ) Embolia gordurosa. ( ) Coagulação intravascular disseminada. ( ) Trombo.
A sequência correta dessa associação é:
A exposição ocupacional ao agente químico ____________ está associada ao desenvolvimento de mesotelioma de pleura, carcinomas, fibrose pulmonar e placas fibrosas pleurais. Clinicamente, a evolução do mesotelioma de pleura é ____________.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
A Tetralogia de Fallot cursa com comunicação _______________, estenose do infundíbulo subpulmonar, cavalgamento sobre o septo ventricular e hipertrofia ventricular direita. Clinicamente é uma cardiopatia _______________.
Tumor de célula germinativa (1) Seminoma (2) Carcinoma embrionário (3) Tumor do saco vitelino (4) Coriocarcinoma
Achado microscópico ( ) agrupamentos sólidos de células uniformes, com núcleos arredondados e cromatina uniforme e citoplasma PAS positivo, permeado por infiltrado linfocitário.
( ) células epiteliais com aspecto embrionário e maligno, as quais se dispõem em arranjo glandular, tubular ou papilífero e, mais raramente, sólido. O citoplasma das células é PAS negativo.
( ) corpúsculos de Schiller Duval.
( ) células do cito e sinciciotrofoblasto, estas últimas multinucleadas e com núcleos hipercromáticos e citoplasma eosinófilo contendo vacúolos. As células do citotrofoblasto são uniformes, agrupadas e com citoplasma claro.
A sequência correta dessa classificação é:
I. O Carcinoma invasivo tipo não especial (NST, ductal SOE) corresponde à cerca de 75% dos casos. II. O Carcinoma lobular invasivo possui maior tendência à multicentricidade, bilateralidade e recidiva tardia. III. O Carcinoma tubular é a variante de melhor prognóstico. IV. O Carcinoma mucinoso possui baixa incidência de metástases axilares, embora clínica e macroscopicamente se apresente como uma massa mal delimitada. V. O Carcinoma invasivo tipo não especial com padrão medular não está relacionado com mutações no BRCA-1.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Vírus hepatotrópico (1) Hepatite viral A (2) Hepatite viral B (3) Hepatite viral C (4) Hepatite viral E
Achados clínico-patológicos ( ) A hepatite fulminante é muito rara, porém sua cronificação é muito mais frequente do que nas outras hepatites virais, atingindo índices de 50 a 80%, especialmente em pacientes do sexo masculino, maiores de 40 anos e com transmissão via parenteral.
( ) Além da hepatite aguda e das formas fulminantes, causa hepatite crônica, cirrose e, através desta, ou diretamente, contribui para o surgimento do carcinoma hepatocelular.
( ) Apresenta-se como doença benigna que não cronifica e que raramente tem curso fulminante.
( ) Embora, geralmente benigna, que habitualmente não cronifica, o grupo etário mais acometido é de adolescentes. A doença é particularmente grave em mulheres grávidas, nas quais formas fulminantes chegam à quase 20%.
A sequência correta dessa classificação é: