Questões de Concurso Militar CIAAR 2023 para Médico da Aeronáutica - Anatomia patológica

Foram encontradas 11 questões

Q2191005 Patologia
Associe as colunas relacionando os distúrbios de proliferação com as suas respectivas diferenciações celulares.
Distúrbio da proliferação (1) Metaplasia (2) Displasia (3) Hipertrofia (4) Hiperplasia
Diferenciação celular ( ) designa alteração da proliferação e tendência à redução na diferenciação celular (“crescimento desordenado”). ( ) consiste no aumento do número de células por incremento da proliferação e/ou diminuição da destruição celular. ( ) é a substituição de um tipo de tecido por outro de mesma linhagem. ( ) é o aumento dos componentes e das funções celulares, o que amplia o volume das células e dos órgãos.
A sequência correta dessa classificação é: 
Alternativas
Q2191007 Patologia
São exemplos de inflamações granulomatosas, exceto as causadas
Alternativas
Q2191008 Patologia
A degeneração hidrópica é causada por agentes físicos, químicos ou biológicos que alteram o equilíbrio hidroeletrolítico e levam à retenção de eletrólitos e água nas células. Assinale a opção em que o processo patológico não constitui degeneração hidrópica.
Alternativas
Q2191009 Patologia
Necrose é a morte celular em organismo vivo, seguida de autólise. Associe as colunas, relacionando o tipo de necrose com seu respectivo processo patológico.
Tipo de Necrose (1) Necrose por coagulação ou isquêmica (2) Necrose caseosa (3) Necrose por liquefação (4) Necrose gomosa 
Processo Patológico ( ) Infarto do miocárdio. ( ) Tuberculose. ( ) Sífilis. ( ) Abscesso cerebral.
A sequência correta dessa classificação é: 
Alternativas
Q2191010 Patologia
São exemplos de pigmentações exógenas, exceto:
Alternativas
Q2191012 Patologia

Sobre os processos patológicos, analise as assertivas abaixo.

I. Hipercalcemia em virtude do hiperparatireoidismo primário.

II. Calcificação associada à esteatonecrose.

III. Calcificação associada à pancreatite aguda.

IV. Corpos psamoma no carcinoma papilar de tireoide.

Estão corretas apenas as assertivas

Alternativas
Q2191015 Patologia
Associe as colunas, relacionando os processos patológicos com as respectivas alterações circulatórias.
Processo Patológico (1) Fígado em noz-moscada (2) Linhas ou estrias de Zahn (3) Síndrome de Waterhouse-Friderichsen (4) Esmagamento da medula óssea amarela em indivíduos com politraumatismo
Alteração Circulatória ( ) Hiperemia passiva na insuficiência cardíaca. ( ) Embolia gordurosa. ( ) Coagulação intravascular disseminada. ( ) Trombo.
A sequência correta dessa associação é: 
Alternativas
Q2191019 Patologia
Associe as colunas, relacionando os tumores testiculares de células germinativas com seus respectivos achados microscópicos.
Tumor de célula germinativa (1) Seminoma (2) Carcinoma embrionário (3) Tumor do saco vitelino (4) Coriocarcinoma
Achado microscópico ( ) agrupamentos sólidos de células uniformes, com núcleos arredondados e cromatina uniforme e citoplasma PAS positivo, permeado por infiltrado linfocitário.
( ) células epiteliais com aspecto embrionário e maligno, as quais se dispõem em arranjo glandular, tubular ou papilífero e, mais raramente, sólido. O citoplasma das células é PAS negativo.
( ) corpúsculos de Schiller Duval.
( ) células do cito e sinciciotrofoblasto, estas últimas multinucleadas e com núcleos hipercromáticos e citoplasma eosinófilo contendo vacúolos. As células do citotrofoblasto são uniformes, agrupadas e com citoplasma claro.
A sequência correta dessa classificação é:
Alternativas
Q2191025 Patologia
Analise as assertivas abaixo, quanto aos achados patológicos que podem ser encontrados na Doença de Chagas.
I. Macrófagos contendo amastigotas. II. Sinal de Romaña. III. Lesão da ponta ou vorticilar cardíaca. IV. Inflamação nos gânglios e nervos e intensa degeneração de neurônios, chegando à destruição deles, com despopulação neuronal.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2191026 Patologia
Analise as assertivas abaixo, quanto aos achados patológicos que podem ser encontrados na Hanseníase.
I. A hanseníase tuberculoide se apresenta microscopicamente como granulomas com células epitelioides agrupadas, com halo linfocitário denso, sobretudo em torno de glândulas sudoríparas, vasos, nervos e músculos. Há disposição perineural dos granulomas, com destruição de fibras nervosas.
II. A hanseníase Virchowiana apresenta faixa de derme desprovida de infiltrado inflamatório (faixa de Unna), com agrupamentos de macrófagos com citoplasma abundante e vacuolado contendo bacilos (células de Virchow). Linfócitos são raros.
III. O aspecto histológico da hanseníase dimorfa é intermediário entre os tipos Virchowiano e tuberculoide.
IV. A evolução insidiosa da Hanseníase pode ser interrompida por episódios reacionais. A reação do tipo I ocorre em pacientes com a forma de Hanseníase Virchowiana e corresponde à hipersensibilidade humoral (tipo III).
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2191029 Patologia
Informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo sobre os achados patológicos encontrados na nefroesclerose vascular hipertensiva maligna. Em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Rins com numerosas petéquias em sua superfície.
( ) Proliferação fibrointimal/miointimal em artéria interlobular com aspecto em “casca de cebola” (Arteriolosclerose hiperplásica e hiperplasia da íntima).
( ) Necrose fibrinoide da arteríola glomerular.
( ) Nas arteríolas aferentes, aparece hialonose intimal, que resulta da deposição subendotelial de proteínas plasmáticas. Aumento concêntrico da hialinose reduz o lume vascular e substitui progressivamente os componentes da parede (arteriolosclerose hialina). 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: C
5: D
6: D
7: C
8: C
9: B
10: A
11: C