Questões de Concurso Militar CIAAR 2023 para Médico da Aeronáutica - Anatomia patológica
Foram encontradas 11 questões
Distúrbio da proliferação (1) Metaplasia (2) Displasia (3) Hipertrofia (4) Hiperplasia
Diferenciação celular ( ) designa alteração da proliferação e tendência à redução na diferenciação celular (“crescimento desordenado”). ( ) consiste no aumento do número de células por incremento da proliferação e/ou diminuição da destruição celular. ( ) é a substituição de um tipo de tecido por outro de mesma linhagem. ( ) é o aumento dos componentes e das funções celulares, o que amplia o volume das células e dos órgãos.
A sequência correta dessa classificação é:
Tipo de Necrose (1) Necrose por coagulação ou isquêmica (2) Necrose caseosa (3) Necrose por liquefação (4) Necrose gomosa
Processo Patológico ( ) Infarto do miocárdio. ( ) Tuberculose. ( ) Sífilis. ( ) Abscesso cerebral.
A sequência correta dessa classificação é:
Sobre os processos patológicos, analise as assertivas abaixo.
I. Hipercalcemia em virtude do hiperparatireoidismo primário.
II. Calcificação associada à esteatonecrose.
III. Calcificação associada à pancreatite aguda.
IV. Corpos psamoma no carcinoma papilar de tireoide.
Estão corretas apenas as assertivas
Processo Patológico (1) Fígado em noz-moscada (2) Linhas ou estrias de Zahn (3) Síndrome de Waterhouse-Friderichsen (4) Esmagamento da medula óssea amarela em indivíduos com politraumatismo
Alteração Circulatória ( ) Hiperemia passiva na insuficiência cardíaca. ( ) Embolia gordurosa. ( ) Coagulação intravascular disseminada. ( ) Trombo.
A sequência correta dessa associação é:
Tumor de célula germinativa (1) Seminoma (2) Carcinoma embrionário (3) Tumor do saco vitelino (4) Coriocarcinoma
Achado microscópico ( ) agrupamentos sólidos de células uniformes, com núcleos arredondados e cromatina uniforme e citoplasma PAS positivo, permeado por infiltrado linfocitário.
( ) células epiteliais com aspecto embrionário e maligno, as quais se dispõem em arranjo glandular, tubular ou papilífero e, mais raramente, sólido. O citoplasma das células é PAS negativo.
( ) corpúsculos de Schiller Duval.
( ) células do cito e sinciciotrofoblasto, estas últimas multinucleadas e com núcleos hipercromáticos e citoplasma eosinófilo contendo vacúolos. As células do citotrofoblasto são uniformes, agrupadas e com citoplasma claro.
A sequência correta dessa classificação é:
I. Macrófagos contendo amastigotas. II. Sinal de Romaña. III. Lesão da ponta ou vorticilar cardíaca. IV. Inflamação nos gânglios e nervos e intensa degeneração de neurônios, chegando à destruição deles, com despopulação neuronal.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
I. A hanseníase tuberculoide se apresenta microscopicamente como granulomas com células epitelioides agrupadas, com halo linfocitário denso, sobretudo em torno de glândulas sudoríparas, vasos, nervos e músculos. Há disposição perineural dos granulomas, com destruição de fibras nervosas.
II. A hanseníase Virchowiana apresenta faixa de derme desprovida de infiltrado inflamatório (faixa de Unna), com agrupamentos de macrófagos com citoplasma abundante e vacuolado contendo bacilos (células de Virchow). Linfócitos são raros.
III. O aspecto histológico da hanseníase dimorfa é intermediário entre os tipos Virchowiano e tuberculoide.
IV. A evolução insidiosa da Hanseníase pode ser interrompida por episódios reacionais. A reação do tipo I ocorre em pacientes com a forma de Hanseníase Virchowiana e corresponde à hipersensibilidade humoral (tipo III).
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
( ) Rins com numerosas petéquias em sua superfície.
( ) Proliferação fibrointimal/miointimal em artéria interlobular com aspecto em “casca de cebola” (Arteriolosclerose hiperplásica e hiperplasia da íntima).
( ) Necrose fibrinoide da arteríola glomerular.
( ) Nas arteríolas aferentes, aparece hialonose intimal, que resulta da deposição subendotelial de proteínas plasmáticas. Aumento concêntrico da hialinose reduz o lume vascular e substitui progressivamente os componentes da parede (arteriolosclerose hialina).