Questões de Concurso Militar CIAAR 2023 para Médico da Aeronáutica - Geriatra

Foram encontradas 29 questões

Q2192602 Medicina
Paciente de 72 anos, sexo masculino, dependente parcial para atividades de vida diária instrumentais. Foi levado por parentes em consulta com geriatra devido à incapacidade de gerir a própria finança, incapacidade de tomar medicamentos sem auxílio de terceiros e por se perder ao sair de casa sozinho. O quadro se iniciou há 18 meses quando, além da perda funcional, apresentou alucinações com criaturas aterrorizantes e ameaçadoras, que atualmente estão controladas com Quetiapina. Há aproximadamente um ano, iniciou quadro de hipertonia plástica e bradicinesia, e relato de todas as noites dar gritos, socos e pontapés durante o sono.

Assinale a opção que apresenta o diagnóstico do caso clínico acima.
Alternativas
Q2192603 Medicina

Paciente de 72 anos, sexo feminino, independente para atividades de vida diária, apresenta o diagnóstico de doença de Parkinson há 4 anos. Encontra-se em uso de Levodopa-carbidopa e Rasagilina com tempo adequado de duração e latência após tomar os fármacos. Esposo reclama, na consulta, que é agredido verbalmente e fisicamente pela esposa durante o sono, e que a paciente não tem consciência das agressões ao acordar.


A conduta correta é prescrever

Alternativas
Q2192604 Medicina
Paciente de 78 anos, sexo masculino, dependente parcial para as atividades de vida diária, apresenta doença de Parkinson diagnosticada há 5 anos e encontra-se em uso de Levodopa-carbidopa. Refere durante a consulta que após ingerir Levodopa-carbidopa, apresenta rigidez e bradicinesia intensa por uma hora. Após este período, o efeito do fármaco aparece e dura até o horário da próxima ingestão.
A conduta adequada é prescrever
Alternativas
Q2192605 Medicina
Paciente de 67 anos, sexo masculino, com histórico de tremor há 30 anos, em piora lenta e progressiva, atualmente, prejudicando a capacidade de escrever e escovar os próprios dentes. Há histórico familiar em parentes de primeiro grau de tremor semelhante. Ao exame físico, observa-se tremor ao assinar o próprio nome, Espiral de Arquimedes muito alterada, ausência de tremor de repouso ou mento e discreta bradicinesia bilateral, ausência de tremor postural, presença de tremor de face e suspeita de alteração da fala por tremor laríngeo.
A conduta correta é prescrever
Alternativas
Q2192606 Medicina
Paciente de 65 anos, sexo feminino, independente para atividades de vida diária. Queixa-se de esquecimentos há seis meses, todavia familiares não observaram esquecimentos significativos no dia a dia e os testes cognitivos aplicados não apresentavam alterações. Descreve-se presença de desânimo, tristeza e redução do apetite e do sono, concomitante ao período do esquecimento. Histórico pessoal pregresso de hipertensão e epilepsia. Encontra-se em uso de Lamotrigina, Anlodipino e Hidroclorotiazida. Teve duas crises convulsivas nos últimos 15 dias sendo ajustada a dose de Lamotrigina.
Sobre o manejo da paciente do caso clínico, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
(  ) Devido ao quadro clínico típico de comprometimento cognitivo leve, deve-se indicar a realização de método de imagem do Sistema Nervoso Central.
(  ) A prescrição de Mirtazapina pode solucionar as queixas de humor e sono.
(  ) O uso de Bupropiona é adequado, visando tratar a queixa do humor.
(  ) Deve-se recomendar a realização de psicoterapia cognitivo-comportamental. 
Alternativas
Q2192607 Medicina
Paciente de 74 anos, sexo masculino, dependente parcial para as atividades de vida diária, devido ao quadro de Doença de Parkinson. Está em tratamento para depressão maior. Atualmente em uso de Levodopa-carbidopa, Pramipexol, Escitalopram e Nortriptilina. Relata palpitações frequentes nas duas últimas semanas, sendo submetido à realização de eletrocardiograma apresentado na figura abaixo. 
Imagem associada para resolução da questão

Analise as assertivas a seguir sobre o caso clínico.
I. O paciente apresenta a Síndrome de Wolff Parkinson White. II. Deve-se substituir o Pramipexol por Rasagilina. III. Deve-se substituir Nortriptilina por Mirtazapina.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) assertiva(s)
Alternativas
Q2192608 Medicina
Paciente de 75 anos, sexo feminino, independente para as atividades de vida diária básicas e instrumentais, apresenta os diagnósticos de epilepsia, depressão maior e hipertensão arterial sistêmica. Encontra-se em uso de Oxcarbazepina, Lamotrigina, Clortalidona, Enalapril, Vortioxetina e Sertralina. Foi atendida em pronto-atendimento com rebaixamento do sensório, sendo submetida à neuroimagem sem alterações e eletroencefalograma sem atividade epileptogênica. Exames laboratoriais demonstraram dosagem de sódio sérico de 119mEq/L (Referência 135 – 145mEq/L).
Analise as assertivas a seguir sobre o caso clínico. 
I. Deve-se substituir Oxcarbazepina por Lacosamida. II. Deve-se substituir Vortioxetina por Mirtazapina. III. Deve-se substituir Clortalidona por Anlodipino.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) assertiva(s)
Alternativas
Q2192609 Medicina
Paciente de 61 anos, sexo masculino, dependente parcial para as atividades de vida diária instrumentais. Atendido acompanhado por familiares, devido ao quadro de dificuldade de controle de finanças e ingestão de medicamentos, por ter se perdido ao andar em locais conhecidos por várias vezes e por apresentar alteração comportamental iniciados há 12 meses. Paciente apresenta comportamento jocoso, com conversas frequentes de cunho sexual e contando piadas com frequência. Alimentação exclusivamente baseada em farinha e frango em todas as refeições. Ressonância nuclear magnética com comprometimento temporal assimétrico predominando à esquerda. Exame de líquor com redução pronunciada de Aβ42 e aumento de proteína Tau total e Tau fosforilada.
Informe verdadeiro (V) ou falso (F) em relação ao que se afirma a seguir sobre o caso clínico acima. Em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
(  ) O paciente apresenta demência fronto-temporal. (  ) Deve-se prescrever a classe dos inibidores da acetilcolinesterase. ( ) O uso de inibidores seletivos da recaptação da serotonina está indicado para o controle comportamental. (  ) O uso de antipsicóticos eleva a mortalidade devido ao aumento de arritmias ventriculares.
Alternativas
Q2192610 Medicina
Paciente de 81 anos, sexo feminino, dependente para as atividades de vida diária instrumentais e independente para as básicas, com demência pela Doença de Alzheimer em fase moderada, hipertensão arterial e dislipidemia. Encontra-se em uso de Escitalopram, Olanzapina, Donepezila, Memantina, Hidroclorotiazida, Anlodipino e Rosuvastatina. O paciente apresentou nos últimos 45 dias alguns episódios de possíveis pré-síncopes e síncopes, com relato de perda da consciência de curta duração. Ao exame físico, detectou-se bradicardia, sendo submetida à realização de um eletrocardiograma, cujo fragmento está exposto na figura abaixo.
Imagem associada para resolução da questão
Além do encaminhamento ao serviço de urgência, qual o medicamento em uso pelo paciente do caso clínico deve ser suspenso?
Alternativas
Q2192611 Medicina
Paciente de 78 anos, sexo masculino, independente para as atividades de vida diária, apresenta os diagnósticos de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia e transtorno afetivo bipolar tipo 2. Encontra-se em uso de Metformina, Glicazida MR, Pioglitazona, Anlodipino, Losartana, Atorvastatina, Escitalopram, Olanzapina e Lamotrigina. O paciente apresentou quadro de ganho de peso de 6Kg em 30 dias, com dispneia ao andar de um a dois quarteirões com velocidade abaixo do habitual. Observou-se ao exame físico edema maleolar com presença de cacifo, veias jugulares ingurgitadas à 45º e crepitações finas teleinspiratórias em terço inferior de ambos os pulmões.
Assinale a opção que apresenta o medicamento que deve ser suspenso diante do quadro clínico acima descrito.
Alternativas
Q2192612 Medicina
Paciente de 71 anos, sexo feminino, independente para as atividades de vida diária, com histórico pessoal pregresso de nefropatia diabética e hipertensão arterial sistêmica. Queixa de dispneia ao subir ladeiras nos últimos 3 meses, com piora lenta e progressiva. Ao exame físico, notam-se mucosas descoradas +/4+.
Abaixo, são descritos os exames recentes do paciente.
Imagem associada para resolução da questão
A conduta adequada é prescrever
Alternativas
Q2192613 Medicina
Paciente de 74 anos, sexo feminino, independente parcial para as atividades de vida diária, portadora de diabetes mellitus tipo 2, doença renal crônica, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia. Encontra-se em uso de Metformina, Enalapril, Atenolol e Sinvastatina. Resultados de exames apresentados abaixo.
Imagem associada para resolução da questão

A conduta correta é prescrever
Alternativas
Q2192614 Medicina
Paciente de 76 anos, sexo feminino, independente para as atividades de vida diária, queixa-se em consulta médica de redução da acuidade visual iniciada há 12 meses. Refere que o problema visual não a atrapalha nos afazeres do seu domicílio, nas atividades sociais e lazer, todavia causa incômodo ao fazer manobras para estacionar o automóvel. Não há prejuízo na capacidade de escrever pelo problema visual. No entanto, se oclui o olho esquerdo, observa que o olho contralateral não tem mais a capacidade de enxergar as extremidades, somente a visão central está preservada. Exame de campimetria confirma a queixa da paciente.
Assinale a opção que apresenta o diagnóstico correto da paciente do caso clínico acima.
Alternativas
Q2192615 Medicina
Paciente de 82 anos, sexo masculino, dependente parcial para atividades de vida diária, comparece a consulta de geriatria. Ao ser chamado pelo médico, necessita utilizar as mãos na cadeira para fazer o arranque para se levantar, todavia consegue se locomover sem dispositivos de auxílio a marcha. Observa-se, ao se aplicar o questionário SARC-F, uma pontuação de 6 pontos. Ao se avaliar a força de preensão palmar, observa-se o resultado de 25KgF. A mensuração da circunferência de panturrilha foi de 32cm e o índice de massa corporal de 26,8Kg/m2 . O paciente foi submetido ao teste de caminhada de 400 metros, sendo cronometrado um tempo de 7 minutos e 23 segundos. Método complementar estimou a massa muscular esquelética apendicular em 17Kg. Teste de Romberg sem alterações.
Marque a opção que apresenta o diagnóstico do caso clínico acima. 
Alternativas
Q2192616 Medicina
Paciente de 74 anos, sexo feminino, dependente parcial para atividades de vida diária instrumentais devido à fratura de fêmur recente. A paciente informa o diagnóstico de osteoporose há 3 anos, quando iniciou uso de Alendronato, com boa aderência. Desde o início do tratamento, não repetiu o exame de densitometria óssea. Apresenta histórico pessoal pregresso de hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2 e dislipidemia. Informa internação há 5 meses, devido ao quadro de angina instável.
Assinale a opção correta quanto ao manejo da paciente do caso clínico.
Alternativas
Q2192617 Medicina
Paciente de 81 anos, sexo masculino, dependente para atividades de vida diária instrumentais e independente para as atividades básicas devido a problemas de mobilidade. Faz uso de muleta e reporta três quedas nos últimos 12 meses. Apresenta os diagnósticos de hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, depressão maior, osteoartrite e catarata. Está em uso de Venlafaxina, Quetiapina, Hidroclorotiazida, Losartana, Rosuvastatina e Diacereína. 
Analise as assertivas a seguir sobre o caso clínico.
I. A consequência mais prevalente das quedas é a fratura. II. O paciente não está em uso de medicamentos que aumentam o risco de quedas. III.A realização de facectomia é uma estratégia para redução das quedas.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) assertiva(s)
Alternativas
Q2192618 Medicina
Sobre a epidemiologia do envelhecimento brasileiro, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
(   ) A sobremortalidade masculina durante a vida adulta desencadeou um processo de feminilização do envelhecimento. Em 2019, para cada 100 octogenárias havia somente 63 homens para a mesma idade.
(   ) Observa-se uma queda da proporção de mortes de idosos por doenças circulatórias entre 2009 e 2019.
(   ) Entre os octogenários, as neoplasias proporcionalmente representam a segunda causa de óbitos, com quase um quinto do total.
(    )  Metade de todas as mortes de idosos jovens foi causado por doenças do aparelho circulatório em 2019. 
Alternativas
Q2192619 Medicina
Analise as assertivas abaixo, sobre a biologia do envelhecimento e as teorias do envelhecimento.

I. Na teoria de mutação somática e do dano ao DNA, postula-se que fatores orgânicos poderiam gerar alterações específicas na composição do DNA e nas células somáticas. A falha na reparação promoveria “golpes” aleatórios que comprometeriam a expressão de grandes regiões cromossômicas.
II. Segundo a teoria do dano oxidativo e radicais livres, apesar de essencial para a manutenção da vida aeróbica, o oxigênio é capaz de causar danos por oxidação, gerando com isto instabilidade celular, especialmente na presença de mecanismos contrarreguladores.
III. A teoria do erro catastrófico apresenta que, ao longo dos anos, erros aleatórios e constantes poderiam construir alterações drásticas nas atividades enzimáticas levando à limitação do funcionamento celular e, em nível macro, de todo o organismo.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) assertiva(s)
Alternativas
Q2192621 Medicina
Analise as assertivas abaixo, sobre os aspectos biológicos e fisiológicos do envelhecimento.
I. Há um declínio de 30% na massa muscular entre a terceira e a oitava décadas de vida, predominante em membros inferiores e nas fibras musculares rápidas do tipo II.
II. O processo do envelhecimento não altera a contagem de osteoblastos e osteoclastos, no entanto ocorre perda progressiva da função após os 30 anos.
III. Mudanças no sistema auditivo relacionadas à idade determina decréscimos na acuidade auditiva de baixa frequência, torna o cerume mais seco com maior tendência à impactação e prejudica a transmissão dos sons pelos ossículos.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) assertiva(s)
Alternativas
Q2192622 Medicina
Sobre a Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta. 

(  ) O objetivo de aplicar a AGA é classificar a pessoa idosa em frágil ou não frágil.
(   ) A AGA é um importante preditor prognóstico de pacientes cirúrgicos, oncológicos e ortopédicos.
(   ) A AGA deve ser aplicada em todas as pessoas idosas, independentemente do nível funcional e padrão de morbidades, para o rastreio da síndrome de fragilidade.
(   ) Especialistas em geriatria devem ser treinados para utilizar a AGA da mesma forma que utilizam testes laboratoriais e métodos de imagem. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A
5: A
6: C
7: C
8: B
9: B
10: C
11: D
12: D
13: B
14: B
15: C
16: C
17: A
18: C
19: A
20: C