Questões de Concurso Militar CIAAR 2023 para Médico da Aeronáutica - Infectologia
Foram encontradas 30 questões
De acordo com o relato anterior, quantas oportunidades de higienização das mãos foram observadas?
Um paciente em cuidados paliativos, com internação de longa permanência, está em tratamento conservador para uma lesão sacral profunda, cavitária, com exposição óssea, além de exsudato abundante, tecido vinhoso e sem tecido de granulação. Diante da lesão descrita, o melhor tipo de cobertura para o curativo deste paciente é _____________________
Sobre o processo de notificação das IPCSL e IPCSC, analise as assertivas a seguir.
I. A ANVISA exige somente a notificação das IPCSL para pacientes acima de 28 dias (fora do período neonatal).
II. As ICS que tiverem origem em algum órgão (associadas à pneumonia ou à infecção urinária, por exemplo), são consideradas como “secundárias”, mas devem ser notificadas como IPCS.
III. Para que haja diagnóstico de ICS secundária, deve-se fechar critérios da ANVISA para infecção em outro sítio. IV.Para IPCSL, um paciente pode ter mais de um evento notificado no período de 14 dias.
V. Paciente com cateter central é transferido de uma UTI cirúrgica para a UTI geral. A IPCS acontece no 4º dia da transferência e o paciente mantém o cateter. Esta infecção deve ser notificada para a UTI cirúrgica.
Estão corretas apenas as assertivas
Ao exame físico, paciente em regular estado geral, ictérico, FC: 112, PA: 110x60, FR: 22. Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações; abdome doloroso à palpação, sem irritação peritoneal ou visceromegalias; ausência de lesões de pele.
Propedêutica complementar:
Gota espessa: presença de P. falciparum e P. malariae. Parasitemia qualitativa: ++++. Hb: 10,1; Plaq: 72000; GL: 8700 (segmentados: 6030 linfócitos: 870); TGO: 115 TGP: 92; Cr: 1,5 Ur: 67 Bilirrubina Total: 3,4 (Direta: 0,5 Indireta 2,9); K: 4,3; Na: 134; Glicemia: 76.
Diante do quadro descrito acima, qual é a conduta inicial adequada?
TAVARES, Walter. Antibióticos e quimioterápicos para o clínico. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Atheneu, 2014.
O texto acima se refere à qual mecanismo de aquisição de resistência a antimicrobianos?
A(O) ____________ e a ____________ são exemplos de antibióticos de ação concentração dependente.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Sobre este exame é correto afirmar que:
I. No interior dos macrófagos, onde a concentração de oxigênio é baixa, o pH é ácido e, com a ação dos mecanismos de defesa celulares, a multiplicação bacilar é acelerada.
II. A isoniazida é a medicação de maior importância no tratamento da Tuberculose, por ser ativa em todas as populações bacilares sensíveis, quer intracavitárias, no interior dos granulomas, ou dos macrófagos. A rifampicina, apesar de ter sua atividade bactericida rápida, não consegue atuar no interior dos macrófagos.
III. Nas lesões caseosas fechadas, o fármaco mais efetivo é a isoniazida.
IV.Os fármacos só atuam quando há atividade metabólica, ou seja, bacilos em estado de latência não são atingidos pelos medicamentos.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que