Questões de Concurso Militar CIAAR 2023 para Médico da Aeronáutica - Infectologia

Foram encontradas 30 questões

Q2192662 Medicina
Sobre a patogênese da pneumonia relacionada à assistência à saúde, marque a opção correta.
Alternativas
Q2192663 Medicina
Uma técnica de enfermagem em uma UTI cirúrgica começou seu plantão conferindo como estavam os pacientes com quem ela ficaria no decorrer do dia. Ao entrar no BOX 5, o paciente pediu ajuda para que ela o posicionasse melhor no leito. Após posicioná-lo de maneira mais confortável, ela observou que o saco coletor da sonda vesical de demora estava cheio, calçou luvas de procedimento e o esvaziou. Retirava suas luvas, quando o médico plantonista solicitou que diminuísse a infusão de dobutamina do paciente, e assim ela o fez.
De acordo com o relato anterior, quantas oportunidades de higienização das mãos foram observadas?
Alternativas
Q2192664 Medicina
Dentre importantes medidas de prevenção de infecção de sítio cirúrgico, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2192665 Medicina
Marque a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.
Um paciente em cuidados paliativos, com internação de longa permanência, está em tratamento conservador para uma lesão sacral profunda, cavitária, com exposição óssea, além de exsudato abundante, tecido vinhoso e sem tecido de granulação. Diante da lesão descrita, o melhor tipo de cobertura para o curativo deste paciente é _____________________
Alternativas
Q2192666 Medicina
As Infecções de Corrente Sanguínea (ICS) se associam ao aumento de tempo de internação e de mortalidade, além de aumento considerável no custo das internações. O indicador nacional que deve ser notificado é o conhecido como “Infecção Primária de Corrente Sanguínea” (IPCS), sendo dividido em duas modalidades distintas IPCS laboratorialmente confirmadas (IPCSL): quando a presença de microrganismos em hemocultura se faz sempre necessária, e Infecção Primária de Corrente Sanguínea com confirmação clínica (IPCSC), que substitui o isolamento de microrganismos no sangue por marcadores clínicos substitutos.

Sobre o processo de notificação das IPCSL e IPCSC, analise as assertivas a seguir.
I. A ANVISA exige somente a notificação das IPCSL para pacientes acima de 28 dias (fora do período neonatal).
II. As ICS que tiverem origem em algum órgão (associadas à pneumonia ou à infecção urinária, por exemplo), são consideradas como “secundárias”, mas devem ser notificadas como IPCS.
III. Para que haja diagnóstico de ICS secundária, deve-se fechar critérios da ANVISA para infecção em outro sítio. IV.Para IPCSL, um paciente pode ter mais de um evento notificado no período de 14 dias.
V. Paciente com cateter central é transferido de uma UTI cirúrgica para a UTI geral. A IPCS acontece no 4º dia da transferência e o paciente mantém o cateter. Esta infecção deve ser notificada para a UTI cirúrgica.

Estão corretas apenas as assertivas
Alternativas
Q2192667 Medicina
A Nota técnica da ANVISA N°01/2013 “Medidas de prevenção e controle de infecções por enterobactérias multirresistentes” recomenda como medida de prevenção e controle, exceto
Alternativas
Q2192668 Medicina
Paciente do sexo masculino, 32 anos, previamente hígido, procedente de São Paulo - SP, compareceu ao Pronto Atendimento devido à erupção maculopapular pruriginosa em membros inferiores, iniciada há dois dias. Refere que há três dias foi ao sítio de um amigo no interior de Minas Gerais e nadou em um lago local. Em relação ao provável agente etiológico e às alterações clínicas associadas a este patógeno, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2192669 Medicina
Paciente em tratamento de TB pulmonar há 65 dias, com esquema especial para TB resistente à rifampicina (esquema 2 H Z E Lfx / 10 H E Lfx), retorna ao PSF referindo perda parcial da visão, dor ao movimentar os olhos e dificuldade de perceber cores. Essa reação adversa está relacionada à qual possível fármaco? 
Alternativas
Q2192670 Medicina
Para um lactente de 11 meses, com cartão vacinal em dia, de acordo com as Diretrizes Nacionais de Imunização do Ministério da Saúde (2019), é esperado que ele tenha tomado
Alternativas
Q2192671 Medicina
A imunização é uma medida eficaz na prevenção e controle da febre-amarela. Sobre a vacina da febre-amarela (VFA - Atenuada), marque a opção correta. 
Alternativas
Q2192672 Medicina
Sobre a epidemiologia da Malária no Brasil, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2192673 Medicina
Marque a opção que apresenta condições que indicam gravidade na malária e necessidade de internação.
Alternativas
Q2192674 Medicina
Paciente do sexo masculino, 43 anos, caminhoneiro, previamente hígido, foi atendido em hospital. Admitido febril (41,3°C), cefaleia intensa, náuseas e vômitos. Negava outras queixas, referia início dos sintomas há 24 horas e bom controle de vômitos com uso de ondansetrona; negava sangramentos. Paciente relatou que esteve recentemente em viagem para o estado do Amazonas devido ao trabalho e havia retornado há 03 dias.

Ao exame físico, paciente em regular estado geral, ictérico, FC: 112, PA: 110x60, FR: 22. Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações; abdome doloroso à palpação, sem irritação peritoneal ou visceromegalias; ausência de lesões de pele.
Propedêutica complementar:
Gota espessa: presença de P. falciparum e P. malariae. Parasitemia qualitativa: ++++. Hb: 10,1; Plaq: 72000; GL: 8700 (segmentados: 6030 linfócitos: 870); TGO: 115 TGP: 92; Cr: 1,5 Ur: 67 Bilirrubina Total: 3,4 (Direta: 0,5 Indireta 2,9); K: 4,3; Na: 134; Glicemia: 76. 

Diante do quadro descrito acima, qual é a conduta inicial adequada?
Alternativas
Q2192675 Medicina
“[...] transferência de material genético de uma bactéria para outra, por meio de bacteriófagos. Os bacteriófagos utilizam o ADN bacteriano para sua própria multiplicação e, neste processo, podem incorporar ao genoma das novas partículas virais fragmentos de ADN cromossômico ou plasmidial da bactéria parasitada, contendo genes de resistência. Ao infectarem uma nova bactéria, os bacteriófagos podem, então, introduzir nesta célula a característica de resistência da célula precedente.”
TAVARES, Walter. Antibióticos e quimioterápicos para o clínico. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Atheneu, 2014.
O texto acima se refere à qual mecanismo de aquisição de resistência a antimicrobianos?
Alternativas
Q2192676 Medicina
Complete as lacunas abaixo.
A(O) ____________ e a ____________ são exemplos de antibióticos de ação concentração dependente.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas
Q2192677 Medicina
Em relação ao mecanismo de ação de antimicrobianos, marque a opção correta.
Alternativas
Q2192678 Medicina
O Interferon-Gamma Release Assays (IGRA) é uma opção diagnóstica para detecção de Infecção Latente pelo M. tuberculosis (ILTB). O exame se baseia na premissa de que as células anteriormente sensibilizadas com os antígenos da tuberculose produzem altos níveis de interferon-gama. 
Sobre este exame é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2192679 Medicina
São condições associadas aos resultados falso-negativos da Prova Tuberculínica, exceto:
Alternativas
Q2192680 Medicina
Em relação à base bacteriológica e farmacológica da Tuberculose, analise as assertivas a seguir.

I. No interior dos macrófagos, onde a concentração de oxigênio é baixa, o pH é ácido e, com a ação dos mecanismos de defesa celulares, a multiplicação bacilar é acelerada.
II. A isoniazida é a medicação de maior importância no tratamento da Tuberculose, por ser ativa em todas as populações bacilares sensíveis, quer intracavitárias, no interior dos granulomas, ou dos macrófagos. A rifampicina, apesar de ter sua atividade bactericida rápida, não consegue atuar no interior dos macrófagos.
III. Nas lesões caseosas fechadas, o fármaco mais efetivo é a isoniazida.
IV.Os fármacos só atuam quando há atividade metabólica, ou seja, bacilos em estado de latência não são atingidos pelos medicamentos.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2192681 Medicina
A infecção por clamídia na gestação está relacionada, mais comumente, a quais complicações para o Recémnascido?
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: D
5: B
6: C
7: A
8: D
9: B
10: A
11: C
12: D
13: C
14: D
15: B
16: B
17: C
18: B
19: A
20: A