Questões de Concurso Militar CIAAR 2023 para Médico da Aeronáutica - Medicina Intensiva

Foram encontradas 30 questões

Q2192802 Medicina
O paciente crítico pode sofrer dor moderada à intensa durante sua permanência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Marque a opção que apresenta uma ferramenta adequada para avaliação de dor em um paciente incapaz de reportá-la adequadamente. 
Alternativas
Q2192803 Medicina
Em pacientes sob ventilação mecânica, a necessidade do uso de sedativos deve ser avaliada. Analise as assertivas abaixo, que se referem aos casos em que se opta por utilizar sedativos.
I. A sedação leve deve ter preferência sobre sedação profunda. II. Os Benzodiazepínicos são a primeira escolha quando se indica sedação. III. Quando se compara propofol com dexmedetomidina, não foi detectada diferença significativa no desfecho tempo até extubação. IV. Em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca, propofol tem preferência sobre benzodiazepínicos quando se opta por utilizar sedação.
Estão corretas apenas as assertivas 
Alternativas
Q2192804 Medicina
A ocorrência de delirium é frequente em pacientes críticos. Sobre o tema, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Confusion Assesment Method for the ICU (CAM-ICU) e Richmond Agitation Sedation Scale (RASS) são ferramentas de triagem/diagnóstico para delirium na Unidade de Terapia Intensiva. ( ) O uso de benzodiazepínico e a transfusão sanguínea são eventos associados à ocorrência de delirium. ( ) O uso rotineiro de haloperidol e estatinas para prevenir ou tratar o delirium é recomendado. ( ) As intervenções não farmacológicas multicomponentes como otimizar sono, audição e mobilidade são recomendadas na abordagem do delirium.
Alternativas
Q2192805 Medicina
Indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.
Recomenda-se não utilizar o escore _________________ de forma isolada como única ferramenta de triagem para identificação de sepse.
Alternativas
Q2192806 Medicina

Analise as seguintes assertivas sobre ressuscitação inicial em pacientes vítimas de sepse.


I. Starches não devem ser usados na ressuscitação inicial.

II. Parâmetros dinâmicos devem ser usados preferencialmente para guiar a infusão volêmica.

III. Gelatinas ou soluções cristaloides têm nível de recomendação semelhante como primeira opção de fluidoterapia.

IV. Cristaloides fisiológicos são superiores aos cristaloides balanceados na produção de desfechos mais favoráveis.


Estão corretas apenas as assertivas


Alternativas
Q2192807 Medicina
O tempo de início e de suspensão de antimicrobianos na sepse é de fundamental importância na efetividade do tratamento e controle da emergência de bactérias multirresistentes.
Com relação ao papel da procalcitonina em pacientes sépticos, sugere-se sua utilização
Alternativas
Q2192808 Medicina
Paciente em choque séptico, sob ventilação controlada e em ritmo sinusal, lactato 4.5 mmol/L, dependência de noradrenalina, variação de pressão de pulso de 5%, variação de volume sistólico de 7%, PVC 8 mmhg, IC 2.9.
Considere a seguinte situação clínica e as condutas propostas nas assertivas abaixo.  
I. Restringir infusão volêmica. II. Iniciar hidrocortisona. III. Realizar infusão volêmica adicional com objetivo de reduzir vasopressores e lactato. IV. Iniciar dobutamina.
São válidas para a situação clínica acima apenas as condutas apresentadas nas assertivas
Alternativas
Q2192809 Medicina
Sobre a diferença veno-arterial de CO2, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) É usada primariamente para avaliar a capacidade de troca gasosa pulmonar. ( ) Pode revelar perfusão tissular inadequada. ( ) Indica estado de permeabilidade da membrana alvéolo-capilar pulmonar. ( ) Pode ser indicativa de adequação do fluxo sanguíneo às demandas tissulares.
Alternativas
Q2192810 Medicina
A Síndrome de Desconforto Respiratório do Adulto (SDRA) é motivo de altas taxas de mortalidade e permanência em Unidades de Terapia Intensiva. Marque a opção que não apresenta um critério de Berlin para definição desta patologia.
Alternativas
Q2192811 Medicina
Sobre o manejo da Síndrome de Desconforto Respiratório do Adulto (SDRA), no que se refere à ventilação protetora, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Volume corrente baixo, idealmente menor que 6 ml/Kg peso ideal. ( ) Pressão de Plateau menor que 30 cmH2O. ( ) Limitação dos valores de PEEP a um máximo de 15 cmH2O. ( ) Pressão de distensão (driving pressure) menor que 20 cmH2O.
Alternativas
Q2192812 Medicina
Considere o caso clínico de um paciente com Síndrome de Desconforto Respiratório Agudo, que se apresenta no momento do diagnóstico com uma relação PaO2/fiO2 100, já em ventilação mecânica protetora. Analise as assertivas abaixo com relação à condução deste paciente. 
I. Pode-se optar pelos modos de volume controlado ou pressão controlada. II. Deve-se utilizar posição prona. III. Pode-se optar por utilizar sedação e cisatracúrio por 48 horas. IV. Deve-se evitar o uso do modo ventilação de alta frequência.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2192813 Medicina
Com relação à ventilação mecânica na crise asmática, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2192814 Medicina
Com relação aos escores de gravidade e sua utilização na avaliação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), marque a opção correta.
Alternativas
Q2192815 Medicina
Indique a opção que completa corretamente as lacunas da assertiva a seguir.
Status epilepticus pode ser definido clinicamente como crises que duram ________ minutos ou mais, ou que não apresentam ________ após ou entre as mesmas.
Alternativas
Q2192816 Medicina
Indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.
Em um paciente que foi vítima de trauma cranioencefálico, a característica denominada “intervalo lúcido” quando o paciente perde a consciência, a recupera, e a perde novamente em um período relativamente curto de tempo chama a atenção para possibilidade de ______________ .
Alternativas
Q2192817 Medicina
A utilização de fármacos trombolíticos e de trombectomia mecânica mudaram o tratamento e os desfechos de pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico, mas em alguns pacientes os resultados de trombólise química são menos efetivos. Todas as opções abaixo descrevem tais pacientes, exceto aqueles com acometimento do(da)
Alternativas
Q2192818 Medicina
Marque a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.
À luz da literatura atual, o melhor benefício do uso do ácido tranexâmico em pacientes com choque hemorrágico se dá quando o utilizamos dentro do intervalo de ___________ horas após injúria.
Alternativas
Q2192819 Medicina
A respeito do uso de trombolíticos na embolia pulmonar, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Devem ser administrados em pacientes com hipotensão (PA sistólica menor que 90 mmhg) e baixo risco de sangramento.
( ) Devem ser administrados em pacientes com escore de Pulmonary Embolism Severity Index (PESI) classes IV e V, e baixo risco de sangramento.
( ) Podem ser administrados em pacientes com baixo risco de sangramento, independentemente do escore de severidade ou presença de hipotensão.
( ) Sugere-se a administração em pacientes com disfunção e injúria de ventrículo direito (ecocardiografia, clínica e biomarcadores), que tenham baixo risco de sangramento, mesmo que estejam normotensos.
Alternativas
Q2192820 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
A síndrome de Lemierre é uma infecção fulminante que acomete principalmente __________, causada por uma infecção orofaríngea complicada por __________.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas
Q2192821 Medicina
A doença enxerto-versus-hospedeiro, associada à transfusão sanguínea, é uma complicação rara, mas frequentemente fatal.
Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Dentre as pessoas de risco mais elevado para ocorrência estão os receptores de sangue doado por parentes, os receptores de transplante de órgão sólido, os receptores de transplante de medula óssea, os portadores de leucemia e linfoma.
II. Geralmente ocorre entre 3 e 5 dias da transfusão sanguínea.
III. Não há ações efetivas pré-transfusionais que possam mitigar o risco da ocorrência desta patologia.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: A
5: B
6: D
7: A
8: B
9: D
10: B
11: D
12: C
13: A
14: B
15: C
16: D
17: A
18: B
19: C
20: A