Questões de Concurso Militar CIAAR 2023 para Oficial de Apoio da Aeronáutica - Fisioterapia

Foram encontradas 7 questões

Q2194749 Fisioterapia
A osteonecrose da cabeça femoral, também denominada de necrose asséptica ou necrose isquêmica da cabeça femoral, é uma doença de difícil tratamento e ocorre quando há interrupção do fluxo sanguíneo normal à cabeça do fêmur. Os pacientes queixam-se de dor no quadril e perda da função que pode levar à artroplastia total do quadril, sendo que se não tratada eficazmente, a escassez do fluxo sanguíneo na cabeça femoral pode levar, em boa parte dos casos, à completa degeneração na arquitetura óssea trabecular, ao colapso do osso subcondral e à artrose secundária.
Considerando a etiologia da osteonecrose da cabeça femoral, analise as assertivas abaixo.
I. A forma traumática decorre dos traumas regionais, luxações e procedimentos cirúrgicos. II. A forma idiopática se manifesta espontaneamente, representando 60% dos casos, normalmente a partir de causas como radioterapia e coagulopatias. III. A forma atraumática decorre de condições patológicas sem trauma, como corticoterapia prolongada, alcoolismo, anemia falciforme, disbarismo, doença de Gaucher e Lúpus eritematoso sistêmico.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2194750 Fisioterapia
A fratura do côndilo occipital é infrequente e de difícil diagnóstico, porque o exame radiológico simples (RX convencional) não evidencia a lesão, e o quadro clínico varia muito.
O tipo de fratura impactada do côndilo occipital, que tem como mecanismo de trauma a carga axial do crânio sobre a vértebra atlas, havendo comunicação do côndilo occipital sem, ou com mínimo, desvio dos fragmentos em direção ao forame magno, é classificada como tipo 
Alternativas
Q2194753 Fisioterapia
A lombalgia é um desconforto que pode acometer o indivíduo em várias etapas de sua vida. Constitui-se em uma causa frequente de morbidade e incapacidade, sendo um dos mais comuns tipos de distúrbios dolorosos que afetam o homem. As dores lombares podem ser primárias ou secundárias, com ou sem envolvimento neurológico. Contudo, afecções localizadas neste segmento podem ser de natureza congênita, neoplásica, inflamatória, infecciosa, metabólica, traumática, degenerativa e funcional, podendo, inclusive, gerar lesões no disco intervertebral.
Considerando as diversas causas de dor lombar e a possibilidade de a lesão discal estar presente, analise as assertivas abaixo. 
I. Em uma protrusão discal o disco se torna mais saliente posteriormente, sem ruptura do anel fibroso. II. Em um sequestro discal há formação de fragmentos do anel fibroso e do núcleo pulposo fora do próprio disco. III. Em uma extrusão discal ocorre perfuração do anel fibroso e deslocamento de material discal (parte do núcleo pulposo) para o interior do espaço epidural.

Estão corretas apenas as assertivas
Alternativas
Q2194755 Fisioterapia
Os nervos periféricos são focos frequentes de lesões traumáticas, tais como esmagamento, compressão, estiramento e avulsão com secção parcial ou total, que resultam na descontinuidade da transmissão correta de impulsos nervosos e na diminuição ou perda da sensibilidade e motricidade no território inervado.
As lesões dos nervos periféricos podem ser divididas em três categorias, sendo que a condição onde o tubo de mielina encontra-se intacto, mas há ocorrência de comprometimento axonal com degeneração walleriana distal à lesão, é denominada de
Alternativas
Q2194757 Fisioterapia
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, de etiologia desconhecida, que leva à deformidade e ao comprometimento das articulações, principalmente do punho e da mão. Nos dedos, a deformidade característica é a deformidade em pescoço de cisne, que consiste na hiperextensão da articulação interfalângica proximal (IFP) e flexão da articulação interfalângica distal (IFD), dificultando a função manual normal.
Sobre as diretrizes pós-operatórias e precauções após a correção de uma deformidade em pescoço de cisne, analise as assertivas abaixo.

I. Deve-se evitar flexão extrema da articulação IFD e enfatizar a flexão IFP e extensão IFD.
II. Devem ser realizados exercícios de extensão IFD, com a articulação IFP estabilizada em leve flexão.
III. Deve-se estabilizar a articulação IFD na posição neutra durante os exercícios de amplitude de movimento na articulação IFP.
IV.Como precaução, deve-se limitar a extensão IFP a 25 graus de flexão durante os exercícios para ganhar o alongamento máximo da face palmar da cápsula articular.
V. Durante os exercícios de amplitude de movimento, deve-se evitar sobrecargas laterais nas articulações submetidas à cirurgia, para não comprometer a estabilidade da articulação.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: A
5: A