Questões de Concurso Militar CIAAR 2024 para Médico da Aeronáutica - Clínica Médica

Foram encontradas 30 questões

Q2560039 Medicina
A anafilaxia é conceituada como uma reação alérgica aguda grave, de início súbito e evolução rápida, e que é potencialmente fatal. Na emergência, o tratamento rápido é essencial e não pode ser retardado pela falta de história completa ou diagnóstico definitivo. Qual o tratamento considerado como prioritário ou de primeira linha no tratamento da anafilaxia? 
Alternativas
Q2560040 Medicina
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) está associada a diversos sintomas e comorbidades, que incluem sonolência excessiva diurna, problemas cognitivos, obesidade, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, exacerbação da doença pulmonar obstrutiva crônica, redução da qualidade de vida, além de ser considerada fator independente de risco para doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral isquêmico.
Em relação a essa síndrome, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) A apneia obstrutiva do sono é caracterizada por colapsos recorrentes da região faríngea durante o sono, resultando em redução substancial do fluxo aéreo (apneia ou hipopneia), que desencadeiam desordens intermitentes dos gases sanguíneos (hipoxemia e hipercapnia) e podem levar a uma ativação do sistema nervoso parassimpático.
( ) As queixas mais frequentes nos pacientes adultos com SAOS são presença de ronco, sufocamento noturno, sonolência excessiva diurna (SED), impotência e relato de apneias noturnas pelos companheiros.
( ) A Polissonografia é um exame complementar considerado padrão ouro, sendo subsidiário para o diagnóstico e seguimento clínico da SAOS.
( ) Presença de roncos e noctúria são fatores de baixa sensibilidade e alta especificidade para o diagnóstico de SAOS. 
Alternativas
Q2560041 Medicina
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, ____________, que leva a deformidades e destruição das articulações, por erosão do osso e cartilagem. Afeta duas vezes mais _____________ e sua incidência ____________com a idade.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas
Q2560042 Medicina
São considerados fatores de mau prognóstico na Artrite Reumatoide (AR), exceto:
Alternativas
Q2560043 Medicina
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença de grande impacto na saúde pública mundial e nacional, com amplo espectro de gravidade. Sobre essa doença analise as afirmativas abaixo.

I. Indivíduos com história de exposição ao tabaco, acima dos 40 anos e que apresentem dispneia e tosse produtiva por três meses em dois anos, precisam ter o diagnóstico de DPOC considerado.
II. Considerando que a principal causa de exacerbações de DPOC é de natureza infecciosa, a prevenção, através de imunização, é um princípio recomendável em todo portador dessa doença.
III. A exacerbação do DPOC está associada ao aumento de mortalidade ou agravamento da função pulmonar.
IV. A espirometria não é necessária para o diagnóstico da doença.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2560044 Medicina
Em relação à Hemorragia Digestiva Alta (HDA) causada por varizes esofagianas, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) A hemorragia consequente à ruptura de varizes esofagianas (VE) e/ou gástricas (VG) é a principal complicação da hipertensão portal.
( ) A reposição de volume nos pacientes cirróticos e portadores de hipertensão portal deve ser feita, preferencialmente, com soluções cristaloides.
( ) A utilização de drogas vasoativas, que promovem vasoconstrição esplênica (terlipressina ou octreotide), não está indicada nos casos de HDA secundária à hipertensão portal.
( ) A hemostasia endoscópica deve ser feita, preferencialmente, nas primeiras doze horas após a internação, assim que o paciente esteja estabilizado do ponto de vista hemodinâmico.
Alternativas
Q2560045 Medicina
Em relação ao hipotireoidismo subclínico, sabe-se que o tratamento em certas situações reduz fatores de risco cardiovasculares e melhora o perfil lipídico. São indicações de tratamento do hipotireoidismo subclínico com Levotiroxina, exceto:
Alternativas
Q2560046 Medicina
Em relação ao tratamento da bacteriúria assintomática nas mulheres, quais seriam indicações de tratamento com antibioticoterapia?
Alternativas
Q2560047 Medicina
O tratamento da obesidade é complexo e multidisciplinar. Em relação ao tratamento farmacológico da obesidade, marque a opção correta.
Alternativas
Q2560048 Medicina
A patogênese da osteoporose inclui tanto a perda de massa óssea, quanto a alteração da microarquitetura trabecular, determinando, por conseguinte, fragilidade óssea, com o consequente aumento no risco de fraturas. Em relação à osteoporose, analise as assertivas abaixo.

I. Comumente, o diagnóstico da osteoporose é realizado com base na Densidade Mineral Óssea (DMO), sendo os resultados interpretados por meio da comparação da DMO do paciente em questão com a média da população adulta jovem normal, para o mesmo sexo e raça. Dessa maneira, a osteoporose é definida quando se tem T-score menor ou igual a -2,5 DP (desvios padrão).
II. Apesar da densitometria óssea ser na atualidade a ferramenta mais importante na avaliação da DMO, o estudo radiológico da coluna torácica e lombar é a melhor maneira de se diagnosticar a ocorrência de fraturas vertebrais, mas sua realização não é necessária em todos os pacientes com diagnóstico de osteoporose.
III. Apesar da redução da massa óssea estar relacionada à elevação no risco de fraturas, o aumento na densidade mineral óssea (DMO), em resposta ao tratamento da osteoporose, não demonstra correlação direta com a redução das fraturas.
IV. As decisões terapêuticas deverão ser tomadas não somente a partir da avaliação do T-score, mas também pela minuciosa avaliação e história clínica, assim como pelos eventuais fatores de risco para fraturas.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2560049 Medicina
Quedas e suas consequências resultantes constituem um problema de saúde pública e de grande impacto social enfrentado hoje por todos os países em que ocorre expressivo envelhecimento populacional.
Em relação às quedas nos idosos, marque a opção correta.
Alternativas
Q2560050 Medicina
A Cetoacidose Diabética (CAD) pode ser a manifestação inicial nos quadros de Diabetes Mellitus tipo 1 ou pode ser consequência da omissão das doses de insulina, ou aumento da demanda por insulina como nas infecções, traumas e cirurgias. Pode ocorrer, também, nos pacientes portadores de Diabetes Mellitus tipo 2, principalmente nas situações já citadas de maior demanda do organismo por insulina.
Em relação à CAD, analise as afirmativas abaixo.

I. Os objetivos do tratamento são: restaurar a volemia e a perfusão tecidual; reduzir a glicemia e a osmolaridade sanguínea; corrigir a acidose; repor déficits de eletrólitos; identificar e tratar o fator precipitante.
II. A CAD é definida por: hiperglicemia (glicemia plasmática acima de 250mg/dL); acidose com pH sanguíneo menor que 7,3; bicarbonato sérico menor que 15 mg/dl; cetonemia positiva.
III. Durante o tratamento, a infusão venosa de insulina deve ser interrompida quando a glicemia plasmática estiver igual ou menor a 250mg/dL.
IV. Se o nível de potássio plasmático estiver menor que 5 mEq/L, deve-se proceder à reposição de potássio antes de iniciar a insulinoterapia.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Q2560051 Medicina
Em relação ao tratamento da Dislipidemia com Estatinas, marque a opção correta. 
Alternativas
Q2560052 Medicina
A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele comum, com etiologia genética e dependente de gatilhos ambientais.
Sobre a psoríase, analise as assertivas abaixo.

I. As lesões da psoríase são comumente pouco demarcadas e acometem, principalmente, as superfícies flexoras, diferentemente da dermatite atópica, que apresenta lesões bem demarcadas em superfícies extensoras.
II. Os principais sítios de acometimento são couro cabeludo, cotovelos, palmas das mãos, sola dos pés e unhas.
III. Pode haver artrite associada e ela é comumente proximal e multiarticular.
IV. A obesidade é fator de piora da doença.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2560053 Medicina
A asma é uma condição comum, que afeta entre 8% a 10% da população. A prevalência da doença e necessidade de hospitalizações têm aumentado ao longo do tempo. Sobre o controle da asma, associe as colunas relacionando o nível de controle da asma com as respectivas características. Considere que mais de uma característica pode se associar ao mesmo nível de controle da asma.

 Níveis de controle da asma 
(1) Controlada
(2) Parcialmente controlada
(3) Não controlada

Características
( ) Sintomas de asma ocorrendo de 1 a 2 vezes por semana.
( ) Sintomas noturnos e que acordam o paciente de 1 a 2 vezes por semana.
( ) Necessidade de beta2-agonista de curta ação para controle de sintomas de a 1 a 2 vezes por semana.
( ) Limitação importante às atividades diárias.

A sequência correta dessa associação é:
Alternativas
Q2560054 Medicina
A fibrilação atrial é a causa mais comum de arritmias crônicas. Sobre o tratamento da fibrilação atrial em primeiro diagnóstico, marque a opção correta.
Alternativas
Q2560055 Medicina
A Insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome muito comum e que tem aumentado sua incidência e prevalência, principalmente devido ao envelhecimento da população.
Sobre a Insuficiência cardíaca considere as seguintes afirmativas.

I. Disfunção do ventrículo esquerdo é a principal causa de falência do ventrículo direito.
II. Quase metade dos pacientes com IC apresentam a função sistólica do ventrículo esquerdo preservada.
III. Péptido natriurético (BNP/NT-proBNP) elevado aumenta a chance do diagnóstico e um nível normal exclui o diagnóstico de IC. IV. Diuréticos, em geral, não são indicados no tratamento da IC com fração de ejeção do ventrículo esquerdo preservada.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Q2560056 Medicina
Qual o conceito de hipertensão arterial sistêmica resistente?
Alternativas
Q2560057 Medicina
A Púrpura Trombocitopênica Imune (PTI) ou Trombocitopenia Imune é uma causa adquirida de trombocitopenia.
Sobre essa condição, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) PTI é um diagnóstico de exclusão.
( ) A minoria dos casos de PTI é idiopática.
( ) Normalmente, a trombocitopenia é isolada, mas a anemia pode estar presente em casos de sangramento.
( ) Pacientes com contagem de plaquetas menor que 20-30.000/mcL, ou aqueles com sangramento significativo, precisam ser tratados.
Alternativas
Q2560058 Medicina
Paciente, sexo masculino, 63 anos, com histórico de dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica, com quadro de dor torácica súbita, lancinante, com irradiação para o abdome e associada à perda de força de membros inferiores. Ao exame físico, apresentava pressão arterial em membro superior direito de 180/110 e em membro superior esquerdo de 150/100, além de pulsos periféricos assimétricos. Raio X de tórax realizado na emergência apresentava alargamento de mediastino.
Considerando o quadro clínico apresentado pelo paciente, qual seria a hipótese diagnóstica?
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: C
5: D
6: D
7: C
8: C
9: D
10: B
11: A
12: C
13: C
14: B
15: C
16: D
17: A
18: B
19: C
20: D