Questões de Concurso Militar CBM-DF 2011 para Aspirante do Corpo de Bombeiro
Foram encontradas 14 questões
( L.8) por era improvisada.
Os bombeiros carregam com eles até serras elétricas, que são usadas no caso dos passageiros ficarem presos nas ferragens. Para melhorar o sistema de atendimento e dar os primeiros socorros as vítimas, muitas cidades brasileiras contam com o resgate do corpo de bombeiros, uma unidade especial que possui veículos diferenciados e é composta por uma equipe altamente treinada para dar um atendimento preliminar as vítimas.
Além de combaterem incêndios, trabalho de suma importância, os bombeiros desempenham, cotidianamente, várias e diferentes missões, as quais, grandes ou pequenas, são essenciais para quem precisa de ajuda. Nas grandes cidades, por exemplo, quando ocorrem atropelamentos e colisões de veículos (muitas vezes, com vítimas em estado grave), a agilidade dos bombeiros é fundamental.
Há, no interior de muitas unidades de resgate, uma pequena unidade de tratamento intensivo equipada com um conjunto de instrumentos de primeiros socorros, como desfibriladores (equipamentos utilizados para reanimar vítimas que sofram parada cardíaca) e cilindros de oxigênio, além de outros equipamentos necessários para casos de emergência.
Quando os integrantes do corpo de bombeiros são chamados, saem imediatamente em missão de salvamento, que podem ser de vários tipos: pessoas envenenadas ou intoxicadas, vítimas presas em elevadores, quedas em poços, afogamentos, captura de animais (selvagens ou domésticos), vazamento de gás etc.
Em resgates a acidentados, os integrantes do corpo de bombeiros buscam a manutenção das condições básicas de vida: retiram a vítima do veículo de forma adequada, tentam evitar o estado de choque, contém hemorragias, imobilizando fraturas, fazendo desobstrução e ventilação das vias aéreas, na tentativa de evitar paradas cardíacas.
O emprego da forma verbal “ofereçam” (L.21), no subjuntivo, justifica-se em razão de a informação estar configurada como hipótese, probabilidade.
O primeiro parágrafo do texto, tipicamente narrativo, ilustra o trabalho árduo do corpo de bombeiros no Brasil.
No trecho “em decorrência do fogo ou porque se atiraram do prédio” (L.10-11), a conjunção alternativa “ou” adquire valor de exclusão, pois uma informação exclui a outra.
Em “as atingia” (L.11), o pronome “as” retoma o antecedente “muitas” (L.9).