Questões de Concurso Militar CBM-DF 2011 para Aspirante do Corpo de Bombeiro
Foram encontradas 25 questões
A quantidade de matéria de H2SO4 derramada é superior a 190.000 mol.
O óxido de cálcio (CaO) é um óxido ácido.
Espera-se que uma fração menor das moléculas de H2SO4 sofra a segunda ionização após o tratamento da água contaminada do lago com um composto químico básico.
Caso o acidente em questão tenha ocorrido em um dia frio, com a temperatura da água a 5 ºC, é correto concluir que, no instante imediatamente anterior ao derramamento, o pH da água do lago era superior a 7,0.
Considerando-se que a primeira ionização do H2SO4 seja praticamente completa e a segunda, parcial, é correto concluir que o pH da água do lago, após a contaminação pelo ácido, atinge valor inferior a 4,0.
Considere que um bombeiro esteja trabalhando na evacuação de área onde se localize uma fonte pontual de radiação que irradie igualmente em todas as direções. Nessa situação, desprezando-se a interação da radiação com o ar atmosférico, se o bombeiro estiver a 10 km da fonte, a intensidade da radiação que o atingirá será igual a um quarto da intensidade que o atingiria caso ele estivesse a 5 km da fonte.
A massa m de um isótopo radioativo que continua ativa em um instante t pode ser determinada pela expressão m = m0e–kt , em que k é a constante de decaimento radioativo, característica do isótopo, e m0, a massa ativa do isótopo no instante t = 0.
A emissão de uma partícula alfa e de uma partícula gama pelo isótopo tório-230 (Th-230) implica a formação do isótopo frâncio-226 (Fr-226).
A radiação alfa é mais penetrante que a beta e a gama e somente pode ser bloqueada por meio de materiais de elevada densidade, como, por exemplo, o chumbo.