Questões de Concurso Militar CBM-DF 2011 para Soldado Músico
Foram encontradas 51 questões
Na passagem do modo autêntico para o plagal, a nota finalis permanecia inalterada.
Cada modo era apresentado em duas formas: uma autêntica e outra plagal.
R. Bennett. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986, p. 15.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
Uma das principais contribuições estilísticas da escola de Notre Dame refere-se à ampliação do número de vozes de uma composição.
Entre os vários instrumentos que acompanhavam as danças e canções medievais, podem-se citar o saltério, a charamela e a viela de roda.
A partir do início do século XVII, a orquestra gradualmente tomou forma, tendo sido a seção dos instrumentos de sopro a primeira a alcançar sua padronização.
Considerada um exemplo do gênero musical concerto grosso, a obra de J. S. Bach Concertos de Brandenburgo emprega em sua instrumentação a oposição entre dois grupos de instrumentos: o concertino e o ripieno.
Na recapitulação, além de repetir de forma ligeiramente modificada as ideias da primeira seção, o compositor introduz novos temas, os quais serão desenvolvidos no movimento seguinte.
No desenvolvimento, o compositor explora as possibilidades das ideias musicais apresentadas na seção anterior.
Instrumentos como tuba, clarone, flautim, contrafagote e corne-inglês estão presentes na obra sinfônica de compositores clássicos.
Proporção, equilíbrio e resignação são atributos que caracterizam a expressão melódica dos compositores românticos.
Idem, ibidem, p. 68.
Acerca da música do século XX, julgue os itens subsequentes.
Na obra A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky — uma das composições mais significativas da música moderna —, foram aplicadas inúmeras técnicas específicas do século XX, tais como a politonalidade e o dodecafonismo.
O staccato simples é representado por um ponto e uma ligadura, indicando que as notas devem ser executadas ligeiramente destacadas, isto é, menos secamente que no staccato martelado.
No compasso 2/16 do exemplo representado abaixo, a semínima é a unidade de compasso e a colcheia, a unidade de tempo.
A clave de Sol na primeira linha, clave francesa ou clave aguda de violino, deixou de ser usada porque suas notas ficavam exatamente iguais às notas da clave de fá na quarta linha, embora, nessa última, as notas fossem entoadas duas oitavas abaixo.