Questões de Concurso Militar CIAAR 2012 para Primeiro Tenente - Jornalismo
Foram encontradas 5 questões
Atualmente, a internet vem ocupando cada dia mais espaço como um importante canal de comunicação em periodos de crise, devido a fatores como a instantaneidade e a globalização das informações,além da alta capacidade de interatividade. No entanto, no final do século XX, o(a) era a mais devastadora mídia para periodos de crise.
Ao redigir um release,deve(m)-se utilizar nos títulos
( ) verbos inseridos na primeira linha, na voz ativa.
( ) ordem direta com sujeito, verbo e complemento.
( ) tempo na condicional (futuro do pretérito), sem verbo.
( ) abreviaturas e ponto final de interrogação ou exclamação.
(1) Plano
(2) Programa
(3) Projeto
( ) é uma proposição de ideias ordenadas.
( ) reúne os objetivos gerais a serem alcançados.
( ) está voltado a detalhes econômicos e técnicos.
( ) apresenta o resultado final na tomada de decisões.
( ) possui pressupostos básicos para tomada de decisões.
Será que ninquém se toca?
Estamos vivendo um momento histórico delicadíssimo. As conquistas da redemocratização estão ameaçadas pelo projeto petista de poder. A agenda óbvia para melhorar o Brasil é um consenso entre grandes cientistas sociais. Vários prêmios Nobel concordam com nossos pontos essenciais de reforma política e administrativa, que fariam o País decolar. Mas, os despreparados sindicalistas e ex-comunas ignorantes têm um programa que nos levará a um retrocesso politico trágico. Em pouco tempo, podemos ter a volta da inflação,caos político, ruptura institucional - tudo na contramão das necessidades de modernização do País. Eles prometem medidas que nos jogarão de volta aos anos 50 ou para trás, pelo viés burro de um 'socialismo' degradado num populismo estatizante: o lulismo. Enquanto isso, os cidadãos que comeram e estudaram, intelectuais e artistas cultos, os que bebem nos bares e leem jornal ficam quietos. O Brasil está sendo empurrado para o buraco e ninguém se toca?
O que vai acontecer com esse populismo-voluntarista-estatizante é óbvio, previsivel,é 'be-a-bá' em ciência política. 'Sempre foi assim...' - se consolam.
Mas, não. 'Nunca antes', um partido montou um esquema secreto de 'desapropriação' do Estado, para fundar um 'outro Estado'. O ladrão tradicional roubava em causa própria e se escondia pelos cantos. Os ladrões desse governo roubam de testa erguida,como em uma 'ação revolucionária'. Fingem-se de democratas para apodrecer a democracia por dentro (...)
(Jabor, Arnaldo. O estado de São Paulo. - 17/10/2006 - Adaptado.)
O trecho do texto acima é uma forma de exposição que possui como caracteristica