Questões de Concurso Militar CIAAR 2012 para Primeiro Tenente - Pediatria

Foram encontradas 30 questões

Q666692 Medicina

No que se refere ao Código de Ética Médica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Em último caso, o médico plantonista poderá atestar óbito, quando não o tenha verificado pessoalmente ou quando não tenha prestado assistência ao paciente.

( ) É lícito ao médico, valendo-se de sua profissão, a participação de anúncios de empresas comerciais.

( ) O médico que cometer falta grave prevista no Código de Ética deverá ter exercício profissional suspenso mediante procedimento administrativo específico.

( ) O médico portador de doença incapacitante para o exercício profissional, apurada pelo Conselho Regional de Medicina em procedimento administrativo com perícia médica, terá seu registro suspenso enquanto perdurar sua incapacidade.

Alternativas
Q666693 Medicina

De acordo com o Código de Ética Médica, analise as afirmativas abaixo.

I. É vedado ao médico revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo hipótese em que tenha sido arrolado como testemunha em processo judicial.

II. É lícita a realização de atendimento médico à distância, nos moldes da regulamentação do Conselho Federal de Medicina.

III. É defeso ao médico retirar órgão de doador vivo quando este for juridicamente incapaz, salvo se houver autorização por escrito de seu representante legal.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q666694 Medicina
O Código de Ética Médica, no capítulo destinado à responsabilidade profissional, elenca algumas atividades proibidas no exercício da medicina. Acerca dessas atividades, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q745294 Medicina
Considerando o Calendário de Vacinação das crianças, relacione as afirmativas abaixo conforme as vacinas citadas, e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta sequência correta. (1) BCG (2) Hepatite B (3) Oral rotavírus humano G1P1 [8] (atenuada) (4) Tríplice viral (5) Pneumocócica 10 (conjugada) ( ) administrar preferencialmente nas primeiras 12 horas de nascimento ou na primeira visita ao serviço de saúde. ( ) administrar o mais precoce possível, preferencialmente após o nascimento. Nos prematuros com menos de 36 semanas administrar a vacina após completar 1 mês de vida e atingir 2 Kg. ( ) administrar duas doses seguindo rigorosamente os limites de faixa etária: primeira dose: 1 mês e 15 dias a 3 meses e 7 dias. Segunda dose: 3 meses e 7 dias a 5 meses e 15 dias. O intervalo mínimo preconizado entre a primeira e a segunda dose é de 30 dias. ( ) no primeiro semestre de vida, administrar 3 doses, aos 2, 4 e 6 meses de idade. O intervalo entre as doses é de 60 dias e, no mínimo, de 30 dias. Fazer um reforço, preferencialmente, entre 12 e 15 meses de idade, considerando o intervalo mínimo de seis meses após a 3ª dose. ( ) administrar 2 doses. A primeira dose aos 12 meses de idade e a segunda dose deve ser administrada aos 4 anos de idade.
Alternativas
Q745295 Medicina
Um adolescente, ao jogar futebol, teve uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho. Sobre este quadro clínico, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q745296 Medicina
Em relação ao atraso do crescimento, analise as afirmativas abaixo. I. No hipotireodismo ocorre redução do crescimento da estatura com preservação do crescimento do peso. II. As doenças cardiovasculares são consideradas no início da lactância, a causa predominante de atraso do crescimento. III. A baixa ingesta calórica exibe queda do perímetro cefálico antes da queda do percentil de peso. IV. Nas doenças sistêmicas graves, o ganho ponderal insuficiente é ainda mais importante do que o déficit de crescimento linear. Estão corretas somente as afirmativas
Alternativas
Q745297 Medicina
As crianças com cardiopatia congênita sofrem, frequentemente, complicações na infância, devido a
Alternativas
Q745298 Medicina
As principais formas de apresentação clínica das cardiopatias podem ser, exceto:
Alternativas
Q745299 Medicina
Considerando uma criança com poucos meses de idade, nascida a termo, com baixo peso e em aleitamento materno, é correto afirmar que
Alternativas
Q745300 Medicina
De acordo com o Programa de Atenção às Doenças Prevalentes na infância do Ministério da Saúde do Brasil, analise as afirmativas abaixo. I. O diagnóstico de uma criança com 1 ano de idade que apresenta diarreia com sangue nas fezes há cerca de 14 dias é desidratação grave. II. Uma criança na idade pré-escolar queixa-se de dor e apresenta secreção purulenta visível na orelha direita há mais ou menos 5 dias, logo, é um caso de infecção aguda do ouvido. III. Um menino de 4 anos com febre e tosse há 3 dias, frequência respiratória de 50 IRM, sem estridor ou sibilância, não deve ter diagnóstico de pneumonia. IV. Uma criança considerada agudamente doente, mas que consegue mamar no peito da mãe e beber líquido, não está vomitando e não tem convulsões, não apresenta sinais gerais de perigo. Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q745301 Medicina
Estima-se que, no Brasil, a taxa de tuberculose na infância esteja ao redor de 15%, sendo que 75% dos casos são de forma pulmonares e 25% de forma extra-pulmonares. O agente etiológico conhecido como bacilo de Koch é um complexo constituído de várias espécies, tais como, exceto:
Alternativas
Q745302 Medicina
As infecções das vias aéreas superiores, como regra geral, apresentam condições ameaçadoras da vida. As doenças que provocam infecções respiratórias superiores mais comuns em crianças são a rinorreia e a obstrução nasal. Analisando a representação de algumas etiologias, relacione a coluna da direita com a da esquerda e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.   Vírus: (1) Picornavírus (rinovírus e enterovírus) (2) Adenovírus (3) Paramixovírus (4) Ortomixovírus (influenza)  Bactérias: ( ) otite média aguda: Streptococcus pneumoniae, Moraxella catarrhalis e S. pyogenes. ( ) sinusite: S. pneumoniae, H. influenzae e S. aureus e anaeróbios. ( ) faringite: Streptococcus pyogenes. ( ) epiglotite: Haemophilus influenzae tipo b, Streptococcus pyogenes, Stapylococcus aureus. 

Alternativas
Q745303 Medicina
A bronquite corresponde à presença de inflamação da parede brônquica associada a diversas causas, exceto:
Alternativas
Q745304 Medicina
O diagnóstico de uma menina, 10 anos, é pneumonia comunitária aguda. Foi tratada com penicilina cristalina via endovenosa por 48 horas sem apresentar melhorias no quadro clínico. Considerando a hipótese de pneumonia por Mycoplasma pneumoniae, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) A principal indicação do antimicrobiano é a erradicação do Mycoplasma pneumoniae do trato respiratório. ( ) O aspecto radiográfico é específico da doença e o diagnóstico poderá ter sido facilmente estabelecido. ( ) As contagens identificadas na leucometria global e específica são, na maioria dos casos, normais, mas a velocidade de hemossedimentação está frequentemente elevada.
Alternativas
Q745305 Medicina
Uma criança, 8 meses de idade, apresentou quadro de coriza e tosse seca, que piorava de forma progressiva. Transferida para UTI pediátrica, recebeu ventilação assistida por 5 dias, tendo alta depois de aproximadamente 20 dias, mas o quadro clínico não melhorou por completo. Apresentou sibilância grave, dificuldade de alimentação e, às vezes, vômitos após a mamada, pelo prazo de 2 meses. A radiografia do tórax demonstrou ausência de condensações com pequenas áreas de hiperinsuflação localizada. A equipe médica foi informada que os 2 irmãos da criança apresentavam estado gripal. História patológica pregressa e familiar: dermatite atópica e histórico familiar de atopia. Após análise de tais informações, o provável diagnóstico é
Alternativas
Q745306 Medicina
Considerando os princípios da dietoterapia, o aumento médio de peso no 1º ano de vida segue em proporção à tabela apresentada abaixo. Assinale a alternativa que apresenta um erro. primeiro ano gramas/mês gramas/dia
Alternativas
Q745307 Medicina
Sobre as recomendações do Ministério da Saúde/OPAS e da Sociedade Brasileira de Pediatria, no que se refere à alimentação da criança nos 2 primeiros anos de vida, analise as afirmativas abaixo. I. Para garantir o volume a ser ingerido, a alimentação complementar deve ser iniciada em mamadeira. II. A alimentação complementar e o leite materno devem ter horários rígidos. III. O leite materno só deve ser dado até 6 meses. Após este período, introduzir a fórmula de leite de vaca, duas refeições de sal e uma refeição de frutas. IV. O leite materno só deve ser dado até 6 meses e após este período, oferecer outros alimentos de forma gradual. Pode-se manter o leite materno até 2 anos. Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q745308 Medicina
Identifique a alternativa que apresenta uma contraindicação absoluta ao aleitamento materno.
Alternativas
Q745312 Medicina
A investigação ultrassonográfica de infecção no trato urinário infantil é indicada para crianças
Alternativas
Q745313 Medicina
O pé torto congênito consiste numa deformidade complexa que compromete as estruturas ósseas e partes moles do pé. Os principais movimentos executados pelo pé são: dorsoflexão, flexão plantar, inversão e eversão do pé. Sobre as deformidades do pé, analise as afirmativas abaixo. I. Pé plano: redução/perda do arco (concavidade) do pé. II. Pé cavo: aumento do arco (concavidade) do pé. III. Pé equino: pé mantido em flexão plantar excessiva. IV. Pé calcâneo: pé mantido em dorsoflexão excessiva. Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: A
5: A
6: C
7: B
8: X
9: D
10: C
11: C
12: A
13: A
14: A
15: B
16: A
17: B
18: A
19: D
20: A