Questões de Concurso Militar CIAAR 2013 para Primeiro Tenente - Protesista
Foram encontradas 30 questões
( ) A mais devastadora condição estética, origina-se na falha de suporte dos músculos orbiculares.
( ) Altura incisal é a determinação da porção visível dos dentes quando o paciente dá um sorriso.
( ) Na boca, o plano oclusal deve se relacionar com a borda superior da língua e com as fibras verticais do bucinador.
( ) Linha de sorriso é quando os dentes superiores formam uma curva ascendente, que acompanha a borda superior do lábio inferior.
I. Contenção dos dentes suportes, manutenção da saúde gengival, durabilidade do trabalho protético e satisfação da expectativa do paciente quanto à estética são os objetivos deste trabalho protético, utilizando a barra de Dolder.
II. Até onde seja possível, a barra deverá ser alinhada perpendicularmente à bissetriz do ângulo formado pelas linhas estabelecidas ao longo das cristas dos rebordos edentados posteriores.
III. Quando não for possível utilizar uma única barra de Dolder, é aconselhável usar tantos segmentos retilíneos quantos necessários, unindo-os por meio de soldagem às bases metálicas das raízes, de acordo com sua distribuição no arco.
Estão corretas as afirmativas
I. No momento da moldagem funcional deste trabalho, a zona de selado periférico deverá ser mantida a todo custo. Caso contrário, as próteses estarão em sobre ou subcontorno.
II. Segundo Telles, o material que deve ser utilizado para moldagem anatômica na confecção destas próteses é o silicone de condensação. Tal escolha se justifica por ser de fácil manipulação, produzir menores deformações nos tecidos de revestimento do rebordo e ter boa fidelidade de cópia.
III. Durante a moldagem inicial da arcada inferior, o maior objetivo do material usado é o afastamento dos tecidos moles que circundam a área chapeável. Desta forma, o material de escolha poderá ser anelástico e de alta compressibilidade.
Estão corretas as afirmativas
( ) Em relação à retenção, podem ser rígidos, reduzindo as forças que incidem sobre o rebordo alveolar, porém requerem maior número de pilares.
( ) Em relação à retenção, os semirrígidos permitem dois tipos de movimento às próteses: rotação e translação horizontal.
( ) Pode ser construída sobre dentes naturais ou sobre implantes.
( ) O sistema rígido, segundo Telles, é o mais comum nas indicações pelos profissionais, devido ao custo, à conveniência protética e ao número e localização dos pilares.
I. Devem ser estáveis, rígidas e retentivas. Podem ser feitas com resina acrílica auto, termo ou fotopolimerizável.
II. Quando são feitas em resina acrílica prensada, a mesma fará parte da base da futura prótese, formando a porção que entra em contato com a fibromucosa.
III. Para confirmar o resultado da moldagem funcional antes do término do trabalho, pode-se colocar cabos na base de prova, transformando-a em moldeira individual.
Estão corretas as afirmativas
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Na cavidade sinovial inferior, o único movimento que pode ocorrer é a rotação da ATM.
( ) O disco articular da ATM é um menisco.
( ) O líquido sinovial é isolado nos compartimentos da ATM pelo disco articular e ligamento capsular.
( ) Quando a pressão interarticular da ATM aumenta, há uma separação fisiológica entre os componentes ósseos – mandíbula e temporal.
I. Quanto maior (mais longo) o movimento de translação lateral do paciente, menores são as cúspides posteriores.
II. O momento do movimento de translação lateral depende da parede medial adjacente ao côndilo orbitante.
III. Quanto mais inferior (para baixo) o movimento de translação lateral do côndilo de rotação, mais baixas são as cúspides posteriores, e mais rasas as fóssulas.
Estão corretas as afirmativas
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Existe a necessidade de montagem dos modelos em Articulador Semi-Ajustável (ASA).
( ) O modelo superior deve ser montado com o auxílio do arco facial e o modelo inferior através de registro que restabeleça a DVR.
( ) A vantagem desta técnica é a possibilidade de realizar as provas dos dentes artificiais montados antes da extração dos dentes naturais.
( ) Os dentes naturais anteriores do paciente, quando presentes, servem de parâmetro positivo ou negativo.
I. No encaixe intracoronário, quando a PPR é acoplada, o macho passa a fazer parte da anatomia da coroa ou do pôntico do qual a fêmea é parte integrante.
II. Durante o planejamento de uma PPR, para a escolha das conexões dos pilares por um encaixe intracoronário ou extracoronário, a vitalidade pulpar dos dentes suportes tem grande influência.
III. Para os attachments, se, porventura, com o tempo de uso do aparelho, houver necessidade de reativação da retenção, que fora diminuída, esta deverá ser realizada na fêmea, reativando, assim, a fricção perdida.
Estão corretas as afirmativas
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O tempo de vida médio estimado de uma PPF é de 90% de sobrevida em 10 anos.
( ) A cárie nos pilares é a causa mais comum de falha de uma PPF.
( ) 85% dos pilares de uma PPF precisam de tratamento endodôntico.
( ) A taxa de sucesso dos implantes unitários é maior do que 97% em 10 anos.
( ) A reposição com implantes leva a um menor risco de cárie, tratamentos endodônticos e problemas periodontais nos dentes adjacentes.
( ) Mesmo quando os dentes adjacentes à ausência dentária precisam de coroas totais, o implante é o tratamento escolhido, porque as coroas unitárias em dentes vizinhos a um implante têm complicações menores e maior longevidade, se comparadas a uma PPF de três elementos.
I. A prótese classificada como PR-4 possui uma supraestrutura de suporte anterior e posterior. Na mandíbula, esta supraestrutura em barra rígida estará em cantiléver dos implantes instalados entre os mentonianos.
II. A prótese PR-5 é classificada como implantomucoso suportada.
III. A prótese deverá ser planejada pela posição e quantidade de implantes instalados.
Estão corretas as afirmativas
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) PF-2 é a prótese fixa que substitui coroas ausentes e gengivas.
( ) Uma das contraindicações das próteses implantossuportadas fixas parafusadas e da indicação de próteses implantossuportadas removíveis com barra refere-se ao pouco espaço protético entre os arcos dentários.
( ) PF-3 é a prótese fixa que usa dentes artificiais e gengiva acrílica.
( ) No paciente totalmente edêntulo, a prótese implantossuportada removível tem como vantagem poder ser removida à noite com o objetivo de controlar a parafunção.
I. As complicações do aumento de carga e flexão do material são maiores para uma prótese sobre implantes. Sendo assim, uma vez que três pônticos posteriores são contraindicados em prótese fixa sobre dentes naturais, é ainda mais importante não ter três pônticos numa restauração sobre implantes.
II. Quando um molar e um pré-molar estão ausentes, e o espaço protético é maior do que 18 mm, este planejamento protético deve ser para substituir três dentes pré-molares.
III. Quando estão ausentes primeiro pré-molar, canino e incisivo lateral, classicamente, segundo Misch, as posições determinantes para os implantes estão no primeiro pré-molar e no incisivo lateral para suportar estes três dentes.
Estão corretas as afirmativas